Avançar para o conteúdo principal

Intenção, autonomia do texto, hermenêutica e ironia


 A questão da pertinência da intenção do autor na hermenêutica do texto vem sempre envolvida em polémica e, parece-me, por gosto crítico. Parece-me isso porque não é difícil aclarar a questão e, no entanto, temos preferido exacerbar posições. 
Não se coloca propriamente em questão que o autor tenha uma intenção, muito menos que tenha a intenção de fazer uma obra literária. Os anti-intencionalistas ou não-intencionalistas puseram em causa o paradigma, originalmente romântico, de que o crítico era uma espécie de áugure relativamente às secretas e insondáveis intenções do poeta. O crítico intencionalista e o biografista sustentavam-se num estudo pretensamente psicológico para legitimar uma leitura hermenêutica. Quem os combateu afirmou que a intenção não estava disponível para se estudar e quem os combateu não estava preocupado com o significado oculto do texto (se nos centrarmos, naturalmente, em críticos e teóricos capazes). Esses teóricos e críticos anti- ou não-intencionalistas faziam o mesmo que os comportamentalistas ao defenderem que o 'íntimo', o 'interior' da 'mente' não estava disponível para ser analisado. A emergência das duas correntes é até próxima no tempo e no espaço, mas deixo isso aos estudiosos da cultura para não fugir do meu tema.
Uma das reservas mais inteligentes colocadas à crítica do intencionalismo recorre à ironia, como fez Denis Dutton em Arte e instinto. O argumento parece fatal: se conseguimos perceber que há um segundo sentido (o 'verdadeiro') sob o que explicitamente está escrito no texto, é porque acedemos à intenção do autor. Então vejamos: a ironia é uma figura de estilo bem conhecida em que, pela improbabilidade de se tomar a sério o que está explícito, se explora uma hipótese contrária de leitura. A improbabilidade deriva do próprio contexto no qual ocorre a figura. Esse contexto é o livro. Ou seja: é o próprio texto, o livro, a obra, a peça, que nos obriga a pensar ironicamente. A intenção é uma construção textual. A questão não está em saber se o autor tinha uma intenção, claro que a tinha (a intenção de ser autor e de fazer aquela ironia). O ponto está em que essa intenção é uma conclusão que o próprio texto provoca no seu leitor e, portanto, a sua existência na receção depende da maneira como o texto está organizado. Para chegarmos à ironia temos o texto e podemos encontrar-lhe a estrutura, mas não temos a mente do autor para ir lá dentro perguntar se ela pensou numa ironia e, mais, qual o exato sentido que podemos exaurir daquela figura naquele contexto.
O que se torna produtivo é estudarmos como o texto funciona com o leitor, como ele organiza a leitura e o leitor ao mesmo tempo a desorganiza e reorganiza. É a isso que se chama com propriedade a autonomia do texto relativamente às intenções do seu criador. E é claro que esse texto é assim porque de alguma forma o autor o quis (falo de autores competentes).

Comentários

Mensagens populares deste blogue

José da Silva Maia Ferreira - uma biografia atlântica - resumo e notícia

  https://www.amazon.com/Jos%C3%A9-Silva-Maia-Ferreira-Portuguese-ebook/dp/B0CLGDRQ4N https://www.amazon.com/Jos%C3%A9-Silva-Maia-Ferreira-Portuguese-ebook/dp/B0CLGSCYWX?ref_=ast_author_dp Ao fim de muitos anos de pesquisa, da qual fui dando sinais aqui, fragmentários sem dúvida, publiquei finalmente a biografia de José da Silva Maia Ferreira. Como se sabe, t rata-se do primeiro poeta angolano a publicar um livro em Angola, entre o fim de 1849 e o começo de 1850. O título é bem conhecido: Espontaneidades da minha alma: às senhoras africanas .  O que publiquei foi uma extensa biografia centrada na pessoa do poeta e nas pessoas que o antecederam, que o acompanharam, com quem se relacionou. Pelas relações pessoais e sociais estudadas acabei fazendo igualmente um esboço do que foram várias das comunidades atlânticas onde se falava também o português: a angolense (Luanda e Benguela, principalmente), a brasileira (Rio de Janeiro e Recife sobretudo), a portuguesa (Lisboa e Porto), a ...

Bocage em Angola - no século XIX

Por uma santa queres tu passar, E mal sabes que no mundo exaltar Honra e virtude, é uma peta e engano, Como em bom verso disse o divo Elmano (Cordeiro da Matta, «A uma Lucrécia», Luanda, 1887)

Assis Júnior e o segredo da morta - relações intertextuais e biográficas

Um dos patronos da literatura angolana e defensor acérrimo dos interesses legítimos dos filhos da terra, António de Assis Júnior foi, nesse contexto, hábil advogado. Ele veio na sequência de outros que se destacaram durante o século XIX. Mas é particularmente sugestiva a sua comparação com outro notável fundador da ficção angolana, Pedro Félix Machado. O advogado e poeta de Sorrisos e desalentos publicou uma obra baseada na defesa que fez do comerciante Eduardo Braga (Minuta do Agravo do Despacho de Pronúncia de Eduardo Braga). Braga fora acusado - segundo parece, injustamente - de estar ligado à famosa revolta do ossoma Ndunduma (Bié, 1890), contra as autoridades coloniais. Assis Júnior também nos legou uma obra resultante, em grande parte, da sua atividade como advogado. Envolvido na defesa jurídica dos filhos da terra expoliados, acabou sendo preso e sofrendo, ele próprio, em 1917, as arbitrariedades que denunciava. Deixou-nos um relato de todo o processo, o qual se tornou mais um...