Avançar para o conteúdo principal

A respiração do planeta e o debate ecológico


As questões atinentes ao aquecimento e ao esfriamento globais naturalmente nos preocupam a todos. A uns por instinto de sobrevivência da raça (humana), a outros pelos prejuízos intelectuais em jogo, a uns terceiros pelos prejuízos económicos da despoluição, a outros pela rentabilidade política dos campeões da ecologia, como é notório naquele que aceitou ecologicamente a sua derrota numa eleição que foi ganha por ele.

Tornou-se moda, porque os políticos em geral temem errar publicamente e não leem o suficiente para não errar, tornou-se moda segura afirmar a preocupação com a camada de ozono e lamentar o fracasso de Copenhaga e outros que, eventualmente, se avizinham. Se faz sentido reduzir a poluição atmosférica (e outras), o que é uma questão de higiene e saúde pública; se faz sentido encontrar energias e inventar tecnologias limpas, isso não implica partir para decisões políticas sem as adequadas bases científicas. Mas foi esse o percurso: o carro a puxar os bois.

Como se partiu para o debate político precocemente (demasiado cedo para o que sabe a ciência sobre o assunto) politizou-se o debate científico, para variar com a ajuda dos académicos e outros investigadores que, para se autopublicitarem e quando não por motivos ainda mais reprováveis, aceitaram subordinar a racionalidade científica às conveniências partidárias. Na verdade, quanto mais lemos mais confusos ficamos. Porque há uma série de fatores a intervir no aquecimento / esfriamento (há também sinais de esfriamento: invernos mais frios a norte, anos mais quentes a sul) e cada parte só leva em conta o que lhe convém. Um dado recente, saído na Science, pode servir para experimentar uma contraprova na linha do que propunha Karl Popper para a lógica da pesquisa científica. O dado é simples, inicialmente: desde há 100 mil anos que há idades do gelo com regularidade; mais ou menos de 10 em 10, ou de 15 em 15 mil anos o planeta esfria – e há períodos opostos de aquecimento, mais lentos em geral e mais moderados, mas não obrigatoriamente (o que parece acontecer em função de variações na rotação e órbita do planeta). Assim, como já se tornou conhecimento vulgar, o Saara foi uma floresta e hoje é um enorme deserto. Ora bem: há 11 mil anos que não há uma idade do gelo e, portanto, é bem possível que os fenómenos a que assistimos estejam a prenunciar a próxima. Com aquecimento global? Aparentemente começando por aí. O jogo das correntes marítimas no hemisfério norte, sobretudo entre a Inglaterra e o Golfo do México, transforma gradualmente o aquecimento em esfriamento. Mas tudo é muito confuso ainda, confuso demais para atingirmos uma perceção de conjunto que nos permita perceber exatamente o que se passa.

O dado novo trazido pela Science (eles tiram a informação da Nature geoscience) prende-se com o jogo das correntes no hemisfério norte mas em outra zona geográfica: o famoso estreito de Bering alarga ou diminui a sua extensão (cerca de 80km) ciclicamente. Conforme ele estreita ou alarga aumentam o esfriamento ou o aquecimento. Não se conhece ainda a causa dessa mutação no Estreito mas ela é, por si, causa de aquecimento ou esfriamento em todo o hemisfério norte. Segundo estes últimos dados, a formação e extensão dos lençóis ou blocos de gelo pode fechar ou abrir o Estreito (porque diminui o caudal de água), bloqueando a ligação entre dois oceanos: Pacífico e Ártico. Isto faz com que as águas salgadas e quentes do oceano Atlântico influam mais facilmente sobre o Ártico. Isso traz três consequências importantes: algum degelo, refrescamento das águas do Atlântico e consequente subida do nível dos mares. A moderação do clima frio do hemisfério Norte arrastará consigo o alargamento do Estreito e, por consequência, o esfriamento das águas do Ártico pelas águas frias do Pacífico, fazendo o ciclo repetir-se. Sem qualquer intervenção humana.

Quanto ao hemisfério Sul não tenho notícias. Acho que andaram por aqui sáurios vários quando estávamos ligados ao continente americano via Antártida e parece que resolvemos, a partir do Senegal, o problema da reconstrução do Haiti fazendo a sua população 'retornar' para África, aparentemente seguindo uma maré mítica. Sobretudo para aquela grande maioria que nunca esteve cá. Estamos bem organizados, não haja dúvida. E com isso aumenta, embora não se note, a nossa oculta sabedoria acerca das correntes aquáticas e do aquecimento global.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

José da Silva Maia Ferreira - uma biografia atlântica - resumo e notícia

  https://www.amazon.com/Jos%C3%A9-Silva-Maia-Ferreira-Portuguese-ebook/dp/B0CLGDRQ4N https://www.amazon.com/Jos%C3%A9-Silva-Maia-Ferreira-Portuguese-ebook/dp/B0CLGSCYWX?ref_=ast_author_dp Ao fim de muitos anos de pesquisa, da qual fui dando sinais aqui, fragmentários sem dúvida, publiquei finalmente a biografia de José da Silva Maia Ferreira. Como se sabe, t rata-se do primeiro poeta angolano a publicar um livro em Angola, entre o fim de 1849 e o começo de 1850. O título é bem conhecido: Espontaneidades da minha alma: às senhoras africanas .  O que publiquei foi uma extensa biografia centrada na pessoa do poeta e nas pessoas que o antecederam, que o acompanharam, com quem se relacionou. Pelas relações pessoais e sociais estudadas acabei fazendo igualmente um esboço do que foram várias das comunidades atlânticas onde se falava também o português: a angolense (Luanda e Benguela, principalmente), a brasileira (Rio de Janeiro e Recife sobretudo), a portuguesa (Lisboa e Porto), a ...

Bocage em Angola - no século XIX

Por uma santa queres tu passar, E mal sabes que no mundo exaltar Honra e virtude, é uma peta e engano, Como em bom verso disse o divo Elmano (Cordeiro da Matta, «A uma Lucrécia», Luanda, 1887)

Assis Júnior e o segredo da morta - relações intertextuais e biográficas

Um dos patronos da literatura angolana e defensor acérrimo dos interesses legítimos dos filhos da terra, António de Assis Júnior foi, nesse contexto, hábil advogado. Ele veio na sequência de outros que se destacaram durante o século XIX. Mas é particularmente sugestiva a sua comparação com outro notável fundador da ficção angolana, Pedro Félix Machado. O advogado e poeta de Sorrisos e desalentos publicou uma obra baseada na defesa que fez do comerciante Eduardo Braga (Minuta do Agravo do Despacho de Pronúncia de Eduardo Braga). Braga fora acusado - segundo parece, injustamente - de estar ligado à famosa revolta do ossoma Ndunduma (Bié, 1890), contra as autoridades coloniais. Assis Júnior também nos legou uma obra resultante, em grande parte, da sua atividade como advogado. Envolvido na defesa jurídica dos filhos da terra expoliados, acabou sendo preso e sofrendo, ele próprio, em 1917, as arbitrariedades que denunciava. Deixou-nos um relato de todo o processo, o qual se tornou mais um...