Avançar para o conteúdo principal

Descoberta uma nova raça nos EUA em 1931


“O antropologo americano Edwin Embree acaba de surpreender os seus compatriotas com a descoberta de uma nova raça, que denominou americana-morena. Os elementos que contribuiram para ela são sangue de branco, de indio e de negro, devendo-se a sua iniciação a figuras distintas como Tomas Jefferson e Tyler. 


Na América há 12 milhões de americano-morenos, estando-lhes reservado, segundo o professor Embree, o futuro da grande nação. 


Isto é só para chocar a vaidade de certos apaixonados americanos de cabelos loiros…”

(Jornal de Benguela. 272 [23-12-1931] 1)







... Mas não só. E a colocação deste texto aqui, para além da leve ironia com que o fiz, excita várias reflexões. Em primeiro lugar a queixa subtil do articulista relativamente ao preconceito e cânone estético privilegiando os cabelos loiros. Em segundo lugar a reflexão sobre os motivos identitários do articulista ao transcrever a notícia. E daí me abalanço para as outras reflexões. 
Em primeiro lugar o referido Edwin Embree (1883-1950). Cresceu ele num ambiente de perfeita e lúcida integração racial e sexual (negros, brancos, mestiços, rapazes e raparigas, estudavam juntos), adotando esse ambiente como traço de personalidade e atuação para o futuro. 
A sua afirmação sobre os 'morenos' americanos não é, portanto, despida de intenções morais. Nascido em 1883 (Nebrasca), graduou-se em 1906 em Yale na área de Ciências Sociais, criada 30 anos antes. O seu trabalho de licenciatura (grosso modo estou a traduzir 'major') foi no âmbito das ciências "mentais, históricas e sociais". A partir daí dedicou-se ao estudo comparativo das culturas. O seu interesse pela filantropia levou-o a trocar o cargo de administrador universitário em Yale por cargos nas Fundações Rockefeller e Rosenwald. Uma das marcas da sua gestão do fundo Rosenwald, mesmo após a crise da Bolsa (1929), foi precisamente o estímulo à criação e sustentação de condições de igualdade no Ensino para negros e brancos. 
Provavelmente o articulista benguelense terá tido notícia da obra principal de Embree, datada de 1931, Brown America: The Story of a New Race - o que demonstra a atualização da informação no pequeno burgo nessa altura. Possivelmente já teria ouvido algo sobre a atuação de Embree a favor dos negros e dos seus estudos sobre os native americans (equivocamente, na verdade sobre os índios - outro nome equívoco).

Em Dezembro de 1931 (precisamente quando sai esta nota no JB) a North american review dedica algumas linhas ao livro de Edwin R. Embree e em termos parecidos com os do nosso articulista. Resume a tese do sociólogo-antropólogo dizendo que uma nova raça se vem e se virá criando nos EUA, mistura de negros, brancos e índios; prega a boa convivência racial; e define o negro americano como sempre misturado, logo desde o início por mistura entre etnias diferentes e até rivais, até àqueles anos, em que já se teriam misturado com brancos e com índios. É facto: resultaria uma raça 'morena', miscelânea de conteúdos culturais e genéticos que hoje se vê sem dúvida aumentada com as migrações dos 'latinos' (latino-americanos, incluindo brasileiros), de mais mediterrânicos e povos dos orientes (próximo, extremo e também médio) e, finalmente, com mais migrações de europeus e africanos. Já não serão somente os tais 12 milhões que Embree na altura pensava.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

José da Silva Maia Ferreira - uma biografia atlântica - resumo e notícia

  https://www.amazon.com/Jos%C3%A9-Silva-Maia-Ferreira-Portuguese-ebook/dp/B0CLGDRQ4N https://www.amazon.com/Jos%C3%A9-Silva-Maia-Ferreira-Portuguese-ebook/dp/B0CLGSCYWX?ref_=ast_author_dp Ao fim de muitos anos de pesquisa, da qual fui dando sinais aqui, fragmentários sem dúvida, publiquei finalmente a biografia de José da Silva Maia Ferreira. Como se sabe, t rata-se do primeiro poeta angolano a publicar um livro em Angola, entre o fim de 1849 e o começo de 1850. O título é bem conhecido: Espontaneidades da minha alma: às senhoras africanas .  O que publiquei foi uma extensa biografia centrada na pessoa do poeta e nas pessoas que o antecederam, que o acompanharam, com quem se relacionou. Pelas relações pessoais e sociais estudadas acabei fazendo igualmente um esboço do que foram várias das comunidades atlânticas onde se falava também o português: a angolense (Luanda e Benguela, principalmente), a brasileira (Rio de Janeiro e Recife sobretudo), a portuguesa (Lisboa e Porto), a ...

Bocage em Angola - no século XIX

Por uma santa queres tu passar, E mal sabes que no mundo exaltar Honra e virtude, é uma peta e engano, Como em bom verso disse o divo Elmano (Cordeiro da Matta, «A uma Lucrécia», Luanda, 1887)

Plínio Palhano

Plínio Palhano é um desses extraordinários criadores pernambucanos cuja obra fica mal conhecida fora de um círculo ou circuito estrito. Desde poetas como Carlos Pena Filho, ou Alberto Cunha Melo, ou Ângelo Monteiro e Lucila Nogueira, até este artista plástico a arte e a literatura de Pernambuco, particularmente de Olinda-Recife, continua a constituir uma experiência instigante para estudiosos e apreciadores. Talvez recursos como a Internet estejam subaproveitados por alguns destes criadores artísticos. Atualmente foi colocada em rede uma mostra significativa, que vale mesmo a pena visitar, de quadros de Plínio Palhano. Para ela remeto os visitantes do blogue. É só clicar em Plínio Palhano