Avançar para o conteúdo principal

Borges e a tigritude


Foi um traço marcante, nas culturas francófonas, o trazido pelos sufixos identitários. Por influência francesa, ou francófona, as culturas lusófonas sofreram também dessa espécie de doença cultural, que fechava tudo em identidades muito definidas, aliás pretensamente definidas: angolanidade, brasilidade, portugalidade, etc. Há uma tendência esquematizante, muito recorrente na cultura francesa e sobretudo conforme ela foi estiolando. Essa tendência é que veio cristalizar as identidades em sufixos como '-tude', '-ité', etc..

Há outra corrente, na cultura francesa ou francófona europeia, que se pode notar em autores diferentes como Rousseau, Pascal, Chateaubriand, Bergson, mas que se foi tornando minoritária, escassa. Notamos nela um discurso mais fluído, geralmente mais harmonioso também, mais sensível e muito atento ao íntimo, melhor, ao que se sente por si próprio, pela experiência pessoal.  A fúria esquematizante do estruturalismo de voga dos anos 60-70, pelo contrário, conduziu-nos a discursos em geral rígidos, desconfiados da experiência, tentando sempre enquadrá-la, reduzi-la, determiná-la, forçá-la a entrar nos 'eixos' e nos sufixos'. Esse estruturalismo é um dos movimentos mais característicos do traço maioritário da cultura francesa - pelo menos maioritário no século XX. E a asfixia da lírica francesa terá sido uma das consequências do excesso de esquematização, de racionalidade quando muito. 

Jorge Luís Borges, que desde pequeno sofreu uma forte influência das culturas hispanófonas e anglófonas, reagiu consequentemente a tal traço. Nas conferências de Harvard (v. a referência no texto anterior), a pp. 117, ele afirma: "porque nós somos modernos, não precisamos lutar para ser modernos. Não é uma questão de tema nem de estilo". Ao falar assim, Borges tocou num ponto crucial da evolução das culturas na segunda metade do século XX.

Trata-se de um tópico importante para os estudiosos das literaturas africanas também. Quando os '-tude' e as '-ité' francófonos avassalavam a África recém-independente, encharcando-a com 'negritude', 'africanidade', no nosso caso 'angolanidade', etc., ficou famosa aquela frase de Soyinka segundo a qual um tigre precisa de agir e não de mostrar a sua tigritude. 

Não por acaso, Akinwande Oluwole Soyinka, prémio nobel da literatura em 1986, tinha por pai o diretor da St. Peter's Primary School, por mãe uma comerciante e política de confissão cristã e veio a estudar na Universidade de Leeds. Apanhou por aí, não sei se coincidindo com a cultura yoruba ou o sincretismo religioso de que disfrutava em casa, mas apanhou por aí um traço recorrente das culturas anglófonas, oposto ao de que falei até aqui. Elas estão, geralmente, pouco preocupadas com a identidade definida à maneira francófona - dentro dos limites de sufixos identitários, com regras, estereótipos, grelhas, grades. 

Sem dúvida, isso não foi o melhor que nos trouxe a cultura francesa. É sintoma de uma doença que Jorge Luís Borges apresentou muito bem: "acho que um dos pecados da literatura moderna é ser muito autoconsciente. Por exemplo, tomo a literatura francesa como uma das grandes literaturas mundiais (não suponho que alguém ponha isso em dúvida). Porém acabei sentindo que os autores franceses são muito autoconscientes. Um escritor francês começa definindo a si mesmo antes de saber direito o que irá escrever. Diz ele: o que (por exemplo) um católico nascido em tal e tal província, e sendo um bocadinho socialista, escreveria? Ou: como devemos escrever depois da Segunda Guerra Mundial? Suponho que haja muitas pessoas pelo mundo afora que labutam nos mesmos problemas ilusórios. // Quando escrevo [...] tento esquecer minhas circunstâncias pessoais. Não tento [...] ser um 'escritor sul-americano'" (p. 123). Esta última frase resume a questão tal como se nos colocava há poucas décadas.

Para quem, em Angola, ainda se revolve nas tormentas da angolanidade (eu colocaria essa palavra no plural, ao menos isso), querendo forçar uma angolanidade prévia, laboratorial e isolada das interações e dinâmicas do homem angolano de hoje, eu aconselharia a ler um pouco mais em inglês do que em francês. Não porque eu seja anglófilo, mas porque as literaturas e culturas anglófonas podem servir para nos libertarmos desses traços redutores, asfixiantes, que a francofilia de alguns dos nossos intelectuais imprimiu à nossa semiosfera urbana. Vai sendo mais do que tempo de substituir o substantivo abstrato angolanidade (quase um adjetivo) pelo substantivo concreto, plural, angolanos. Do que formos sendo, vivendo uma liberdade verdadeira, pessoal e intransmissível, é que sairá, por abstração, uma ideação qualquer que tentará definir o que fomos entretanto. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

José da Silva Maia Ferreira - uma biografia atlântica - resumo e notícia

  https://www.amazon.com/Jos%C3%A9-Silva-Maia-Ferreira-Portuguese-ebook/dp/B0CLGDRQ4N https://www.amazon.com/Jos%C3%A9-Silva-Maia-Ferreira-Portuguese-ebook/dp/B0CLGSCYWX?ref_=ast_author_dp Ao fim de muitos anos de pesquisa, da qual fui dando sinais aqui, fragmentários sem dúvida, publiquei finalmente a biografia de José da Silva Maia Ferreira. Como se sabe, t rata-se do primeiro poeta angolano a publicar um livro em Angola, entre o fim de 1849 e o começo de 1850. O título é bem conhecido: Espontaneidades da minha alma: às senhoras africanas .  O que publiquei foi uma extensa biografia centrada na pessoa do poeta e nas pessoas que o antecederam, que o acompanharam, com quem se relacionou. Pelas relações pessoais e sociais estudadas acabei fazendo igualmente um esboço do que foram várias das comunidades atlânticas onde se falava também o português: a angolense (Luanda e Benguela, principalmente), a brasileira (Rio de Janeiro e Recife sobretudo), a portuguesa (Lisboa e Porto), a ...

Bocage em Angola - no século XIX

Por uma santa queres tu passar, E mal sabes que no mundo exaltar Honra e virtude, é uma peta e engano, Como em bom verso disse o divo Elmano (Cordeiro da Matta, «A uma Lucrécia», Luanda, 1887)

Plínio Palhano

Plínio Palhano é um desses extraordinários criadores pernambucanos cuja obra fica mal conhecida fora de um círculo ou circuito estrito. Desde poetas como Carlos Pena Filho, ou Alberto Cunha Melo, ou Ângelo Monteiro e Lucila Nogueira, até este artista plástico a arte e a literatura de Pernambuco, particularmente de Olinda-Recife, continua a constituir uma experiência instigante para estudiosos e apreciadores. Talvez recursos como a Internet estejam subaproveitados por alguns destes criadores artísticos. Atualmente foi colocada em rede uma mostra significativa, que vale mesmo a pena visitar, de quadros de Plínio Palhano. Para ela remeto os visitantes do blogue. É só clicar em Plínio Palhano