Avançar para o conteúdo principal

Retrocessos


São vários, infelizmente, os sinais de um retrocesso antidemocrático no sul de África. A eleição no Rwanda com a muito pouco provável percentagem oficial de Kagamé (um dirigente que parecia querer fazer um país pacífico, livre e sério); as reações à greve na África do Sul (onde o Presidente Jacob Zuma representava uma esperança para os sindicalistas pelo seu passado e por acreditarem muitos sindicalistas no seu discurso populista); a prisão já de 300 suspeitos de incentivarem as manifestações de Maputo – são alguns desses sinais.

Demonstrando uma grande maturidade, o povo angolano concordou com a recente subida do preço dos combustíveis – ou pelo menos calou-se. Digo uma grande maturidade porque sabemos que são preços artificiais, subsidiados fortemente pelo governo e que temos de começar a viver numa economia real. Embora também me pareça que deviam esperar pela construção das novas refinarias para aumentar os preços. Mas o facto é que, mesmo os descontentes, não saíram para a rua a destruir e queimar a propriedade alheia. 


Numa situação destas, não se percebe se para distrair uma população que se comportou maduramente e mesmo passivamente (e que, portanto, não precisa de distrações perigosas ou incendiárias), ou se para criar um ambiente favorável ao silenciamento total da Rádio Despertar, um alto quadro do partido no poder convoca uma conferência de imprensa para denunciar gravíssimas atitudes do partido da oposição e dessa rádio. Ninguém viu nem ouviu tanta gravidade em lado nenhum. O alerta foi tão exagerado quanto o tamanho da cadeira onde o alto quadro parecia um miúdo. Mas as suas declarações eram perigosas e desnecessárias – se não fizeram parte de uma campanha visando silenciar uma fonte de informação oposicionista, pois nesse caso passam a ser perigosas e necessárias. Essas declarações vieram mesmo dar um espaço à UNITA na midia que o partido do alto quadro consegue semanalmente que ela não tenha, orquestrando muito bem as cordas do poder e sendo ajudado por alguma ineficácia da oposição. A oposição, caso fosse mais afoita, podia relembrar a autoria moral das agressões e até da morte de oposicionistas  recentemente denunciadas, que não se investigou. E devia alertar para o perigo de silenciar-se um órgão de informação declaradamente oposicionista – apelando ao nosso sentido de liberdade. Ainda não o fez com acutilância, apesar de Alcides Sakala ter produzido uma declaração retoricamente apropriada para a TV Zimbo, que no entanto podia ser mais incisiva.

Esse jogo de declarações e contradeclarações é um dos principais fatores da liberdade de opinião e, nele, um erro de estratégia retórica pode ser fatal – em democracia. O que preocupa é o tom muito pouco democrático das declarações de um responsável pelo partido no poder. Inclusivamente reabrindo velhas feridas ao afirmar com tom ameaçador que foi um dos partidos em guerra que destruiu o país e não a própria guerra em que os dois se envolveram durante anos – guerra cujos autores morais se assumiram como tal no seu início, em 1975. Não é a primeira vez que se nota que, também em Angola, há pessoas e grupos com muita influência que parecem desejar um retrocesso antidemocrático. Parece desejável que o desenvolvimento seja também o desenvolvimento livre da democracia, da opinião, da imprensa. Infelizmente os exageros retóricos acontecem mas, numa democracia, não se reprimem. O próprio povo os afasta (pelo menos enquanto forem exageros, ou seja, enquanto não houver uma realidade social que os sustente). Eles constituem um erro estratégico e, por isso, os partidos no poder fazem mal em lhes dar uma importância que não possuem. Se a deram estando conscientes de tudo o que digo, então é porque se esconde um segundo objetivo – e a experiência nos ensina que não deve ser nada bom.

Para que o leitor menos informado possa aperceber-se do jogo retórico e político, no âmbito do qual estas afirmações de Rui Falcão Pinto de Andrade foram produzidas, deixo notícia de declarações de Isaías Samakuva em Kalussinga e de Alcides Sakala no Huambo.

O primeiro apelou ao civismo das populações, ao respeito pela opinião dos outros e à necessidade de o povo respeitar o governo e vice-versa. O presidente da UNITA, segundo a ANGOP, instou ainda os militantes do seu partido e a população em geral a pautarem-se pela obediência às autoridades e pelo respeito aos governantes. Claro que também terá feito as críticas que um dirigente da oposição faz a um governo. Dessas a ANGOP não dá grande sinal, mas o contraste entre as suas declarações e as acusações que lhe faz o alto quadro do partido no governo é evidente.

Quanto a Alcides Sakala, segundo Ireneu Mujoco em O país, ele queixou-se da intolerância política e de uma série de atentados (incluindo ao secretário-geral da UNITA) realizados recentemente e ainda não investigados nem punidos.

Face a isto, as declarações do alto quadro do partido no governo são de lamentar e não ajudam em nada a sua formação partidária. 



------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Depois desta postagem, dois factos: a confirmação das notícias sobre uma postura diferente de Jacob Zuma, defendendo negociações com os grevistas e maior atenção à sua condição social. O segundo é mais preocupante e mais lusófono: insistência nos erros, envolvendo um círculo cada vez mais institucional, como se isso trouxesse prestígio a um erro quando realmente retira prestígio às instituições. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

José da Silva Maia Ferreira - uma biografia atlântica - resumo e notícia

  https://www.amazon.com/Jos%C3%A9-Silva-Maia-Ferreira-Portuguese-ebook/dp/B0CLGDRQ4N https://www.amazon.com/Jos%C3%A9-Silva-Maia-Ferreira-Portuguese-ebook/dp/B0CLGSCYWX?ref_=ast_author_dp Ao fim de muitos anos de pesquisa, da qual fui dando sinais aqui, fragmentários sem dúvida, publiquei finalmente a biografia de José da Silva Maia Ferreira. Como se sabe, t rata-se do primeiro poeta angolano a publicar um livro em Angola, entre o fim de 1849 e o começo de 1850. O título é bem conhecido: Espontaneidades da minha alma: às senhoras africanas .  O que publiquei foi uma extensa biografia centrada na pessoa do poeta e nas pessoas que o antecederam, que o acompanharam, com quem se relacionou. Pelas relações pessoais e sociais estudadas acabei fazendo igualmente um esboço do que foram várias das comunidades atlânticas onde se falava também o português: a angolense (Luanda e Benguela, principalmente), a brasileira (Rio de Janeiro e Recife sobretudo), a portuguesa (Lisboa e Porto), a ...

Bocage em Angola - no século XIX

Por uma santa queres tu passar, E mal sabes que no mundo exaltar Honra e virtude, é uma peta e engano, Como em bom verso disse o divo Elmano (Cordeiro da Matta, «A uma Lucrécia», Luanda, 1887)

Assis Júnior e o segredo da morta - relações intertextuais e biográficas

Um dos patronos da literatura angolana e defensor acérrimo dos interesses legítimos dos filhos da terra, António de Assis Júnior foi, nesse contexto, hábil advogado. Ele veio na sequência de outros que se destacaram durante o século XIX. Mas é particularmente sugestiva a sua comparação com outro notável fundador da ficção angolana, Pedro Félix Machado. O advogado e poeta de Sorrisos e desalentos publicou uma obra baseada na defesa que fez do comerciante Eduardo Braga (Minuta do Agravo do Despacho de Pronúncia de Eduardo Braga). Braga fora acusado - segundo parece, injustamente - de estar ligado à famosa revolta do ossoma Ndunduma (Bié, 1890), contra as autoridades coloniais. Assis Júnior também nos legou uma obra resultante, em grande parte, da sua atividade como advogado. Envolvido na defesa jurídica dos filhos da terra expoliados, acabou sendo preso e sofrendo, ele próprio, em 1917, as arbitrariedades que denunciava. Deixou-nos um relato de todo o processo, o qual se tornou mais um...