Avançar para o conteúdo principal

Mário Vargas Llosa prémio Nobel da literatura

O Prémio Nobel da Literatura anda, a meu ver, descredibilizado. A causa disso está na menorização dos aspetos estéticos e da originalidade do escritor. Em todas as últimas atribuições parece-me que foi sempre critério principal, para atribuição do prémio, o empenhamento político-social do autor - critério amplamente duvidoso no que toca às garantias estéticas e que levou uma série de falsos poetas a considerarem-se grandes escritores só porque não escreviam a linha até ao fim, ou porque se dispensavam de colocar a pontuação. 

De qualquer modo o Nobel é, ainda hoje, o mais importante prémio literário mundial. E, desta vez, como em algumas poucas vezes das últimas, o júri (que tem uma média de idades bastante avançada) conseguiu encontrar uma obra e um autor equilibrados e coerentes. 

Um dos traços salientes na obra de Mário Vargas Llosa é, precisamente, o de equilibrar uma acutilante consciência política e social, aberta sempre à defesa da liberdade humana e individual, com uma procura constante de rigor, elaboração e subtileza estéticas. É isso que faz dele um grande escritor. 

Como político foi sempre coerente com a busca da liberdade, contra todo o tipo de autoritarismo, viesse ele da esquerda ou da direita. Por isso foi vítima dos extremismos de uma e outra extrema. Não se pode, porém, dizer um moderado: é radical na defesa da liberdade. Isso o levou a romper com a ditadura castrista, com a esquerda totalitária e neonativista latinoamericana, como antes e sempre com o sistema de castas que vigora no Perú e que deixa pouca margem de manobra real às iniciativas e à criatividade do cidadão vulgar. 

Como escritor nunca parou de ler, não caiu na tentação de estagnar e começar a escrever sempre igual - ainda que isso não implique a inexistência de recorrências, naturais e necessárias. Ressalta o sentido rítmico das frases e do discurso (com repetição cíclica de 'refrões'), um traço partilhado com outros ficcionistas latinoamericanos como o argentino - nascido em Bruxelas - Julio Cortázar; salienta-se também a descrição fragmentária mas incisiva, a linguagem exata, que chama as coisas pelos nomes e mostra a realidade em bruto, sem convenções sociais ou ideológicas prévias, que forçam, mutilam e empastilham tudo. Notar ainda as rápidas trocas de enunciação, sobretudo trocas de voz entre personagens e narrador, sem aviso nem distância gráfica, imitando a perceção da vertigem sincrónica do quotidiano espaço público, violado por uma alucinante agressão de falas, rostos, fotografias, fragmentos em simultâneo. Essas trocas ampliam-se da enunciação para a intriga, cruzando-se vários tempos, várias gerações e episódios diferentes como que numa mesma fala, saltando-se de um tempo para outro sem aviso, bruscamente, para surpreender o leitor e obrigá-lo a pensar no que está a ler. Ao ler Conversa na catedral são estes os traços mais salientes com que deparamos. 

Dispenso-me aqui de listar uma cronologia e uma bibliografia exaustivas. Apenas manifesto o meu contentamento pela atribuição do prémio e explico porquê. O leitor pode encontrar esses e outros elementos meramente factuais no sítio oficial do escritor e em muitas páginas da 'net' - algumas das quais copiam informações dali sem o dizerem. A sua morada na rede mundial é: www.mvargasllosa.com/ 

Algumas conferências,  um dos contos e a obra Conversa na Catedral podem ser apanhadas em rede (a última zipada). É ir ao Google e perguntar.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

José da Silva Maia Ferreira - uma biografia atlântica - resumo e notícia

  https://www.amazon.com/Jos%C3%A9-Silva-Maia-Ferreira-Portuguese-ebook/dp/B0CLGDRQ4N https://www.amazon.com/Jos%C3%A9-Silva-Maia-Ferreira-Portuguese-ebook/dp/B0CLGSCYWX?ref_=ast_author_dp Ao fim de muitos anos de pesquisa, da qual fui dando sinais aqui, fragmentários sem dúvida, publiquei finalmente a biografia de José da Silva Maia Ferreira. Como se sabe, t rata-se do primeiro poeta angolano a publicar um livro em Angola, entre o fim de 1849 e o começo de 1850. O título é bem conhecido: Espontaneidades da minha alma: às senhoras africanas .  O que publiquei foi uma extensa biografia centrada na pessoa do poeta e nas pessoas que o antecederam, que o acompanharam, com quem se relacionou. Pelas relações pessoais e sociais estudadas acabei fazendo igualmente um esboço do que foram várias das comunidades atlânticas onde se falava também o português: a angolense (Luanda e Benguela, principalmente), a brasileira (Rio de Janeiro e Recife sobretudo), a portuguesa (Lisboa e Porto), a ...

Bocage em Angola - no século XIX

Por uma santa queres tu passar, E mal sabes que no mundo exaltar Honra e virtude, é uma peta e engano, Como em bom verso disse o divo Elmano (Cordeiro da Matta, «A uma Lucrécia», Luanda, 1887)

Assis Júnior e o segredo da morta - relações intertextuais e biográficas

Um dos patronos da literatura angolana e defensor acérrimo dos interesses legítimos dos filhos da terra, António de Assis Júnior foi, nesse contexto, hábil advogado. Ele veio na sequência de outros que se destacaram durante o século XIX. Mas é particularmente sugestiva a sua comparação com outro notável fundador da ficção angolana, Pedro Félix Machado. O advogado e poeta de Sorrisos e desalentos publicou uma obra baseada na defesa que fez do comerciante Eduardo Braga (Minuta do Agravo do Despacho de Pronúncia de Eduardo Braga). Braga fora acusado - segundo parece, injustamente - de estar ligado à famosa revolta do ossoma Ndunduma (Bié, 1890), contra as autoridades coloniais. Assis Júnior também nos legou uma obra resultante, em grande parte, da sua atividade como advogado. Envolvido na defesa jurídica dos filhos da terra expoliados, acabou sendo preso e sofrendo, ele próprio, em 1917, as arbitrariedades que denunciava. Deixou-nos um relato de todo o processo, o qual se tornou mais um...