Avançar para o conteúdo principal

Ritmo e poesia - 1


A relação entre oraturas angolanas e a poesia escrita (refiro-me à poesia em verso, principalmente lírica) traz-nos à reflexão uma renovação temática e estrutural cujas consequências ainda estão no começo de serem consideradas.


Uma delas prende-se com o ritmo. Há uma coincidência notável entre a nossa poesia modernista e a poesia modernista globalizada que chegou até nós. Ela prende-se com o ritmo. Os ritmos vão sendo decompostos e recompostos, cria-se um ritmo gráfico para além do ritmo sonoro. Já escrevi sobre essa dissociação entre ritmo gráfico e sonoro, como também exploro isso com os alunos nas aulas. Resumo: o verso, indicado como tal graficamente, comporta um ou mais versos, ou fragmentos de um ou mais versos, que o são se contados os ritmos pelo ‘ouvido’, a partir da rítmica por assim dizer tradicional e intuitiva.

Essa rítmica, marcada sonoramente, como também o ritmo gráfico, aponta no sentido de uma oscilação constante entre versos em geral próximos quanto à métrica (ao total de sílabas métricas). O que se adequa, por um lado, a ritmos como dos tocadores de marimbas tradicionais, por outro lado aos ritmos modernistas globalizados. Em vez da regra europeia, por exemplo, se manter em torno de regularidades métricas sistematizadas e repetidas, com ou sem variações, ela reduz-se à criação de ritmos próprios a cada poema, obra, autor – ou seja: a regra passa a ser a da personalização radical no uso dos ritmos, que se tornam mais dinâmicos no que diz respeito às combinações possíveis das unidades rítmicas básicas.

A nossa poesia modernista cumpre esta nova regra. O problema, quando nos debruçamos sobre o ritmo na poesia angolana escrita, começa quando queremos contar as sílabas métricas e, a partir daí, as unidades rítmicas básicas. Uma vez que, de forma geral, nas línguas banto de Angola (a maioria das línguas do país) as sílabas são todas tendencialmente abertas e acentuadas, o português falado no país reflete, em muitos falantes, essa tendência, levando a abrir e acentuar vogais de forma inusitada para o padrão europeu.

Levando em conta que o ritmo é declamado, lido, recitado, falado, para considerarmos a realização dos versos propostos é preciso ter em conta como serão lidos. Aquilo que venho chamando ambivalência, que tem presença muito forte entre os nossos escritores, funciona também neste nível (o do ritmo). Viriato da Cruz, por exemplo, pode ser lido em Portugal com o sotaque português (e até cantado). Aí contam-se as sílabas métricas como é de norma em Portugal: por causa da tendência geral da variante portuguesa (fechar a última sílaba da palavra, constituindo portanto palavras graves quanto à acentuação), conta-se até à última sílaba tónica. Mas, de certo modo (este, que a escola formal de raiz europeia nos legou), não há palavras agudas ou graves ou exdrúxulas nas línguas banto de Angola e, tendencialmente, no português angolano (uma tendência, portanto, não temos uma pronúncia única, mas várias e uma delas é a de que falo). Ou seja: muitos leitores angolanos realizam um ritmo diferente dos leitores portugueses, porque acentuam as sílabas até ao fim. De certo modo (este de que falo) a acentuação distribui-se mais ou menos por igual em todas as sílabas das palavras.

Insisto na expressão ‘de certo modo’ por algum motivo. Porque a acentuação, na maioria das línguas banto, parece passar pelos tons e por sílabas ou vogais longas ou breves. Em parte, a contagem dos ritmos do verso já passou próximo disso, quando por exemplo no latim se tinha que levar em conta sílabas breves e longas. A terminação de versos por breves ou longas, alternadamente ou não, constituía mesmo um jogo que substituía o jogo de rimas das línguas novilatinas. É, portanto, necessário voltar a considerar os versos levando em conta a duração das sílabas. Mas não só. Também os tons. Porém, são tantas as variantes e invariantes a levar em conta que podemos deixar os tons para mais tarde, aspeto que se realiza também de forma diferente em várias línguas do globo. No entanto, o poeta pode ter levado em conta estas diferenças. 

A duração, prosódia e natureza das vogais encaixadas nas palavras e frases não foram sistematicamente estudadas ainda, embora haja muitos trabalhos dispersos (por exemplo os de Amélia Mingas sobre o Iwoyo). Não foi feita ainda uma sistematização dos dados que nos esclareça cabalmente, no que ao ritmo poético interessa. Nem me parece que possa vir a fazer-se antes de termos um laboratório de linguística a funcionar e antes de termos todas as nossas línguas sistematicamente estudadas também.

Mas é possível que as contagens das sílabas métricas – e, portanto, das unidades rítmicas básicas dos versos angolanos – tenham de ser alteradas ou reconsideradas quando estiver completo um estudo sistemático, pelo menos, das principais línguas do país. Um verso de 7 sílabas (que tenha 7 sílabas métricas segundo a contagem tradicional portuguesa) pode passar a ter oito ou nove para um recetor angolano. Até que haja um estudo sistemático feito podemos somente comparar gravações de leituras mais ou menos espontâneas e audição de canções onde os músicos interpretem poemas oriundos da nossa literatura escrita. São meios limitados, dados sobre os quais é sempre perigoso constituir generalizações. Mas parece-me que são os únicos que temos neste momento. Podemos, por exemplo, comparar uma versão portuguesa e uma versão angolana do poema «Namoro» de Viriato da Cruz. E Viriato, como outros da sua geração, parece bem colocado para o fazermos, não só pela sua peculiar atenção ao ritmo, mas também porque, tendo estudado no Liceu, recebeu lições de versificação portuguesa e, portanto, é de supor que tinha noção de conceitos como os de «sílaba métrica», outros conceitos métricos e de versificação, que também mexem com as noções e definições de ritmos. 

Lendo os seus poemas mais famosos percebemos uma constante oscilação entre versos "métricos" (quero dizer que se podem contar de acordo com a versificação portuguesa) e versos não métricos, onde o ritmo parece determinado por outras oscilações, não previstas nos tratados de versificação. 

É todo um programa de pesquisa que urge levantar.  

Comentários

Mensagens populares deste blogue

José da Silva Maia Ferreira - uma biografia atlântica - resumo e notícia

  https://www.amazon.com/Jos%C3%A9-Silva-Maia-Ferreira-Portuguese-ebook/dp/B0CLGDRQ4N https://www.amazon.com/Jos%C3%A9-Silva-Maia-Ferreira-Portuguese-ebook/dp/B0CLGSCYWX?ref_=ast_author_dp Ao fim de muitos anos de pesquisa, da qual fui dando sinais aqui, fragmentários sem dúvida, publiquei finalmente a biografia de José da Silva Maia Ferreira. Como se sabe, t rata-se do primeiro poeta angolano a publicar um livro em Angola, entre o fim de 1849 e o começo de 1850. O título é bem conhecido: Espontaneidades da minha alma: às senhoras africanas .  O que publiquei foi uma extensa biografia centrada na pessoa do poeta e nas pessoas que o antecederam, que o acompanharam, com quem se relacionou. Pelas relações pessoais e sociais estudadas acabei fazendo igualmente um esboço do que foram várias das comunidades atlânticas onde se falava também o português: a angolense (Luanda e Benguela, principalmente), a brasileira (Rio de Janeiro e Recife sobretudo), a portuguesa (Lisboa e Porto), a ...

Bocage em Angola - no século XIX

Por uma santa queres tu passar, E mal sabes que no mundo exaltar Honra e virtude, é uma peta e engano, Como em bom verso disse o divo Elmano (Cordeiro da Matta, «A uma Lucrécia», Luanda, 1887)

Plínio Palhano

Plínio Palhano é um desses extraordinários criadores pernambucanos cuja obra fica mal conhecida fora de um círculo ou circuito estrito. Desde poetas como Carlos Pena Filho, ou Alberto Cunha Melo, ou Ângelo Monteiro e Lucila Nogueira, até este artista plástico a arte e a literatura de Pernambuco, particularmente de Olinda-Recife, continua a constituir uma experiência instigante para estudiosos e apreciadores. Talvez recursos como a Internet estejam subaproveitados por alguns destes criadores artísticos. Atualmente foi colocada em rede uma mostra significativa, que vale mesmo a pena visitar, de quadros de Plínio Palhano. Para ela remeto os visitantes do blogue. É só clicar em Plínio Palhano