Avançar para o conteúdo principal

Três perguntas e um extra



No posfácio de Hildeberto Barbosa Filho ao livro O cão de olhos amarelos de Alberto da Cunha Melo (Recife: Pirata, 1979. p. 265, re-editado em São Paulo pela Girafa em 2006 e Prémio da Academia Brasileira de Letras do ano seguinte) o ensaísta paraibano (Aroeiras, 9-10-1954) cita o norte-americano Thomas Stearns Eliot (26 Set. 1888 – 4 Jan. 1965), num ensaio sobre Hamlet, a propósito da correlação objetiva entre um "conjunto de objetos, uma situação e uma cadeia de acontecimentos que sejam a fórmula para esta emoção particular", que a provoquem tal como acontecendo na realidade a provocariam.


Subjacente à conhecida tese de Eliot, com a qual em princípio concordo, está no entanto uma visão que ele não terá explicitado: a da existência literária num circuito entre autor e leitor. Por simplificação, quando raciocinamos ou expomos a alunos a nossa visão da comunicação literária, tomando geralmente por modelo o da linguística (emissor – texto/mensagem – leitor), imaginamos uma situação em que qualquer dos três pontos da equação é singular. Na realidade sabemos que não é assim: o autor é coadjuvado por uma série de coautores involuntários (os que cita e nos deixa perceber que estão citados ou aludidos) ou voluntários (os leitores) que tornam o texto instável (portanto plural) em resultado das múltiplas leituras possíveis da obra e das suas relações intertextuais. 




Nesse caso há uma pergunta a fazer: será que a mesma "fórmula" provoca as mesmas emoções em todo o mundo? Ou: o que será preciso fazer para que tal aconteça? Ou, ainda: será que temos vantagem em que tal aconteça, uma vez que o texto pode funcionar provocando emoções diferentes em semiosferas diferentes?

A parte final da afirmação, já não entre aspas, é também muito importante. Ela suscita uma conceção do funcionamento da arte entre autores e leitores que também não fica explícita. Ao escrever "tal como acontecendo na realidade a provocariam" estava, porém, consciente do que isso implica se levarmos em conta alguns dados e algumas hipóteses da neurobiologia. 

Quero dizer: a "fórmula" de que fala Eliot tem uma correspondência na "fórmula" que usamos para reconhecer uma situação e elaborar uma resposta a ela, que passa pelos motivos marcados pelas emoções e que as sugerem. Sem dúvida, há circuitos (neuronais), redes disposicionais (e proposicionais), padrões de receção e de interpretação mentais que são característicos do funcionamento de qualquer cérebro humano. Outros, porém, outras "fórmulas", em razão da complexidade atingida pelo funcionamento cerebral, podem variar em dependência de condicionantes culturais. Essas condicionantes estariam demarcadas por semiosferas diferentes. E esta última hipótese nos leva a reformular as três perguntas feitas acima.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

José da Silva Maia Ferreira - uma biografia atlântica - resumo e notícia

  https://www.amazon.com/Jos%C3%A9-Silva-Maia-Ferreira-Portuguese-ebook/dp/B0CLGDRQ4N https://www.amazon.com/Jos%C3%A9-Silva-Maia-Ferreira-Portuguese-ebook/dp/B0CLGSCYWX?ref_=ast_author_dp Ao fim de muitos anos de pesquisa, da qual fui dando sinais aqui, fragmentários sem dúvida, publiquei finalmente a biografia de José da Silva Maia Ferreira. Como se sabe, t rata-se do primeiro poeta angolano a publicar um livro em Angola, entre o fim de 1849 e o começo de 1850. O título é bem conhecido: Espontaneidades da minha alma: às senhoras africanas .  O que publiquei foi uma extensa biografia centrada na pessoa do poeta e nas pessoas que o antecederam, que o acompanharam, com quem se relacionou. Pelas relações pessoais e sociais estudadas acabei fazendo igualmente um esboço do que foram várias das comunidades atlânticas onde se falava também o português: a angolense (Luanda e Benguela, principalmente), a brasileira (Rio de Janeiro e Recife sobretudo), a portuguesa (Lisboa e Porto), a ...

Bocage em Angola - no século XIX

Por uma santa queres tu passar, E mal sabes que no mundo exaltar Honra e virtude, é uma peta e engano, Como em bom verso disse o divo Elmano (Cordeiro da Matta, «A uma Lucrécia», Luanda, 1887)

Assis Júnior e o segredo da morta - relações intertextuais e biográficas

Um dos patronos da literatura angolana e defensor acérrimo dos interesses legítimos dos filhos da terra, António de Assis Júnior foi, nesse contexto, hábil advogado. Ele veio na sequência de outros que se destacaram durante o século XIX. Mas é particularmente sugestiva a sua comparação com outro notável fundador da ficção angolana, Pedro Félix Machado. O advogado e poeta de Sorrisos e desalentos publicou uma obra baseada na defesa que fez do comerciante Eduardo Braga (Minuta do Agravo do Despacho de Pronúncia de Eduardo Braga). Braga fora acusado - segundo parece, injustamente - de estar ligado à famosa revolta do ossoma Ndunduma (Bié, 1890), contra as autoridades coloniais. Assis Júnior também nos legou uma obra resultante, em grande parte, da sua atividade como advogado. Envolvido na defesa jurídica dos filhos da terra expoliados, acabou sendo preso e sofrendo, ele próprio, em 1917, as arbitrariedades que denunciava. Deixou-nos um relato de todo o processo, o qual se tornou mais um...