Avançar para o conteúdo principal

Semiodiversidade



Sem dúvida que é uma das questões candentes do nosso tempo, a par da biodiversidade a questão da semiodiversidade. É do que falava já Glissant quando nominava o caos-mundo por oposição ao mundo unívoco imposto pelo domínio comercial e tecnológico dos EUA e dos países 'ocidentais'.


O problema que se põe é o mesmo que se pôs à desmultiplicação do deconstrucionismo e do pós-estruturalismo. Estes, enquanto sistemas de descondicionamento do discurso filosófico e teórico ocidental (um movimento que se origina no próprio mundo euro-americano e tem que ver com a sua história cultural), foram apropriados por minorias (desses países) que se apropriaram do método para promoverem o descondicionamento de um discurso enquanto caminho para nos levar a condicionarmo-nos por outro (feminismo, discriminação positiva, nativismos, etc). Assim também, muitas pessoas defendem a semiodiversidade (ainda que não recorram ao termo, que não me lembro de ter lido) mas apenas como percurso para depois condicionarem o discurso a uma visão local ou ideológica desfavorecida no momento.


Ora os exercícios de descondicionamento visam manter a mente aberta e só como tal são válidos. O resto é o que sempre se fez (no 'Ocidente' e fora dele): tentar realizar o mito da cabeça vazia, que se abre e onde a gente inculca o que acha que deve meter. É claro, quando se liga o botão, isto não é computador e sai uma linguagem que ninguém percebe – porque, naturalmente, nem a cabeça estava num vácuo (por mais que a descondicionássemos), nem ela por si é vazia, pelo contrário, se fosse máquina era um gerador de criatividade, diferença, nunca um reprodutor discursivo.


Também a semiodiversidade só poderá ser válida na medida em que seja para nos mantermos conscientes dessa diversidade e a vivermos com inteira liberdade. 


É portanto uma impossibilidade lógica defendermos ao mesmo tempo a diversidade cultural e linguística e o regresso e o condicionamento mental a culturas ou línguas que, de alguma forma envolvidas no e pelo processo de globalização, jamais voltarão a ser as mesmas. Hoje essas são quase todas as línguas e culturas importantes do mundo, importantes no sentido em que se mantêm, mantendo vigor, personalidade e inventiva no seio das vozes globais que fazem a semiodiversidade.Se nos reduzirmos novamente a uma delas (o que nem sequer é possível) teremos voltado à univocidade, ao sistema único de pensamento, ao partido único do espírito, à militarização do raciocínio, enfim, a tudo aquilo que temos combatido para que a liberdade seja uma palavra com alimento próprio.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

José da Silva Maia Ferreira - uma biografia atlântica - resumo e notícia

  https://www.amazon.com/Jos%C3%A9-Silva-Maia-Ferreira-Portuguese-ebook/dp/B0CLGDRQ4N https://www.amazon.com/Jos%C3%A9-Silva-Maia-Ferreira-Portuguese-ebook/dp/B0CLGSCYWX?ref_=ast_author_dp Ao fim de muitos anos de pesquisa, da qual fui dando sinais aqui, fragmentários sem dúvida, publiquei finalmente a biografia de José da Silva Maia Ferreira. Como se sabe, t rata-se do primeiro poeta angolano a publicar um livro em Angola, entre o fim de 1849 e o começo de 1850. O título é bem conhecido: Espontaneidades da minha alma: às senhoras africanas .  O que publiquei foi uma extensa biografia centrada na pessoa do poeta e nas pessoas que o antecederam, que o acompanharam, com quem se relacionou. Pelas relações pessoais e sociais estudadas acabei fazendo igualmente um esboço do que foram várias das comunidades atlânticas onde se falava também o português: a angolense (Luanda e Benguela, principalmente), a brasileira (Rio de Janeiro e Recife sobretudo), a portuguesa (Lisboa e Porto), a ...

Bocage em Angola - no século XIX

Por uma santa queres tu passar, E mal sabes que no mundo exaltar Honra e virtude, é uma peta e engano, Como em bom verso disse o divo Elmano (Cordeiro da Matta, «A uma Lucrécia», Luanda, 1887)

Assis Júnior e o segredo da morta - relações intertextuais e biográficas

Um dos patronos da literatura angolana e defensor acérrimo dos interesses legítimos dos filhos da terra, António de Assis Júnior foi, nesse contexto, hábil advogado. Ele veio na sequência de outros que se destacaram durante o século XIX. Mas é particularmente sugestiva a sua comparação com outro notável fundador da ficção angolana, Pedro Félix Machado. O advogado e poeta de Sorrisos e desalentos publicou uma obra baseada na defesa que fez do comerciante Eduardo Braga (Minuta do Agravo do Despacho de Pronúncia de Eduardo Braga). Braga fora acusado - segundo parece, injustamente - de estar ligado à famosa revolta do ossoma Ndunduma (Bié, 1890), contra as autoridades coloniais. Assis Júnior também nos legou uma obra resultante, em grande parte, da sua atividade como advogado. Envolvido na defesa jurídica dos filhos da terra expoliados, acabou sendo preso e sofrendo, ele próprio, em 1917, as arbitrariedades que denunciava. Deixou-nos um relato de todo o processo, o qual se tornou mais um...