Avançar para o conteúdo principal

Mais uma vez, nacionalidade literária e identidade nacional...


O debate sobre a nacionalidade literária e as identidades nacionais, étnicas, regionais, imperiais, reaviva-se de quando em quando, conforme as situações específicas que enfrentam escritores de certos países. Especialmente os escritores de nações sem  Estado (como a Galiza, a Escócia, a Martinica) continuam muitas vezes a ver no nacionalismo literário a via mais direta para reivindicar uma independência (pelo menos cultural). Para além disso, cada avanço da globalização sobre culturas locais provoca a reação dialética oposta, de resistência. 

Não penso necessário o nacionalismo literário para sustentar uma reivindicação de especificidade cultural e de autonomia ou independência política. Uma cultura cosmopolita como a catalã não deixa de ser uma cultura identitária forte, por exemplo. Lembro-me de Gaudí, de Dali, de Miró, de Joan Brossa - todos eles, entretanto, profundamente catalães e profundamente universais. E de como a sua existência ajuda muitas vezes a criar simpatia pelas reivindicações de autonomia ou de independência da Catalunha. A manipulação global desses valores culturais locais nos conduz para aí, por vezes apesar das opiniões de chefes ou escritores 'nacionais', ou 'endógenos'.

Não creio que, no nosso caso, faça qualquer sentido hoje discutir os problemas da nacionalidade literária como o fazíamos quando apelávamos à independência. Mas não deixa de ser pertinente para qualquer teórico (e, portanto, para qualquer teórico angolano) discutir o lugar do universal e do local nas atuais culturas globalizadas ou globais. 

A discussão torna-se estéril se a limitamos ao nosso caso particular. O nosso caso particular serve de contraste a outros casos e é nessa medida que ele pode ser útil a um teórico. Por isso também, não será produtivo refletirmos sobre questões de identidade literária, ou mesmo de identidade nacional, sem nos confrontarmos com outros países e com nações sem Estado. Ou seja: sem entrarmos no jogo dinâmico dos contrastes e das semelhanças, que é o método básico de qualquer raciocínio intelectual. 

É estimulante ver que ensaístas nacionais discutem cada vez mais o tema dialogando com teóricos de origem diversa, porque a internacionalização da discussão nos torna mais aptos e nos evita cometer erros conhecidos por outros povos. É um caminho que, por mim, comecei há muito e não deixa de me surpreender que ainda hoje alguns amigos considerem pertinentes leituras que fiz há quase 20 anos. Por mim, continuo atualizando-me o mais possível. 

Uma situação contrastiva que me parece produtivo levar em conta é a da Escócia, precisamente. Irvine Welsh falou recentemente no Edinburgh World Writers' Conference e reconfigurou a temática de uma cultura e de uma literatura nacionais em termos muito estimulantes. Entre outros, conta-nos a história do seu próprio sucesso: conforme foi vendendo mais livros no estrangeiro foi deixando de ser elogiado, foi deixando de ser considerado 'endógeno' (ele não usa esse termo) e passando, até, a ser acusado (por alguns escoceses) de usar a cultura local para entretenimento de estrangeiros (mais precisamente: "whoring out my culture for the entertainment of outsiders"). Do que talvez pudéssemos acusar já... Sir Walter Scott - que muitos dos nossos escritores dos séculos XIX e XX leram deliciados.

No seu texto Irvine refere a teoria de um estudioso das literaturas latino-americanas na Universidade de Miami, George Yúdice. A visão de Yúdice é a de que "emergiu uma nova divisão do trabalho cultural, combinando a diferença local com administração e investimento transnacionais". Ele dá vários exemplos convincentes e o conselho final de Irvine Welsh (na sua conferência) mostra-nos a pertinência desta visão. 

Nada de muito novo mas algo totalmente esquecido por intelectuais anquilosados em antigas visões de esquerda (as de direita pulverizaram-se): universal a partir da diferença e contando-a, manejando o local através de ligações internacionais que o levam para o 'resto do mundo' (expressão, aliás, muito discutível). 

Bom, mais extenso e mais preciso devia ser o meu escrito. Mas fica lançado o tópico e a leitura de texto de Irvine, disponível no The guardian, permitirá colmatar as imprecisões da minha pressa. 





Comentários

Mensagens populares deste blogue

José da Silva Maia Ferreira - uma biografia atlântica - resumo e notícia

  https://www.amazon.com/Jos%C3%A9-Silva-Maia-Ferreira-Portuguese-ebook/dp/B0CLGDRQ4N https://www.amazon.com/Jos%C3%A9-Silva-Maia-Ferreira-Portuguese-ebook/dp/B0CLGSCYWX?ref_=ast_author_dp Ao fim de muitos anos de pesquisa, da qual fui dando sinais aqui, fragmentários sem dúvida, publiquei finalmente a biografia de José da Silva Maia Ferreira. Como se sabe, t rata-se do primeiro poeta angolano a publicar um livro em Angola, entre o fim de 1849 e o começo de 1850. O título é bem conhecido: Espontaneidades da minha alma: às senhoras africanas .  O que publiquei foi uma extensa biografia centrada na pessoa do poeta e nas pessoas que o antecederam, que o acompanharam, com quem se relacionou. Pelas relações pessoais e sociais estudadas acabei fazendo igualmente um esboço do que foram várias das comunidades atlânticas onde se falava também o português: a angolense (Luanda e Benguela, principalmente), a brasileira (Rio de Janeiro e Recife sobretudo), a portuguesa (Lisboa e Porto), a ...

Bocage em Angola - no século XIX

Por uma santa queres tu passar, E mal sabes que no mundo exaltar Honra e virtude, é uma peta e engano, Como em bom verso disse o divo Elmano (Cordeiro da Matta, «A uma Lucrécia», Luanda, 1887)

Plínio Palhano

Plínio Palhano é um desses extraordinários criadores pernambucanos cuja obra fica mal conhecida fora de um círculo ou circuito estrito. Desde poetas como Carlos Pena Filho, ou Alberto Cunha Melo, ou Ângelo Monteiro e Lucila Nogueira, até este artista plástico a arte e a literatura de Pernambuco, particularmente de Olinda-Recife, continua a constituir uma experiência instigante para estudiosos e apreciadores. Talvez recursos como a Internet estejam subaproveitados por alguns destes criadores artísticos. Atualmente foi colocada em rede uma mostra significativa, que vale mesmo a pena visitar, de quadros de Plínio Palhano. Para ela remeto os visitantes do blogue. É só clicar em Plínio Palhano