Avançar para o conteúdo principal

Luz Soriano, Cordeiro da Matta e Angola


Simão José da Luz Soriano foi médico, historiador e político liberal que nasceu, segundo ele próprio, a 8-9-1802 (m. 18-8-1891). A mais conhecida e maior das suas obras circulou por Benguela a meio do século XIX - a História do cerco do Porto. 

É uma “obra colossal” que aparece numa edição em 2 vol’s (a primeira de 1846-1849) de um espólio benguelense de 1855 e que pode ter sido enviada pelo próprio autor (Soriano, 1891 p. 435), mediante assinaturas prévias  da publicação (pelo menos 60 (Soriano, 1891 p. 547)) e por via do então Governador (amigo de Maia Ferreira), o Major Joaquim Luiz Bastos. No âmbito das funções exercidas na Secretaria de Angola do Ministério português da Marinha e Ultramar, Soriano diz ter concordado com a nomeação de Bastos, a quem se confessou afeiçoado e “posto que não deixasse de ponderar o inconveniente de ser o nomeado homem de cor tendo por outro lado a fama de honrado, e de grande inimigo dos que defraudavam a fazenda publica.” (Soriano, 1891 p. 543)

Num espólio do ano seguinte aparece o que tudo indica ser a mesma edição (sem menção, no entanto, ao nome do autor) e pode ser que o livro tenha sido comprado no ano anterior aos herdeiros. Uma vez que levaram para lá muitos exemplares, é igualmente possível que não fossem os mesmos volumes em ambos os espólios. 

A menção, no espólio de 1855, fala em Francisco José da Luz Soriano, mas trata-se mesmo de Simão José da Luz Soriano, que se tornou famoso como historiador das revoluções liberais, famoso e polémico, através de livros como este, História do cerco do Porto precedida de uma extensa noticia sobre as differentes phazes politicas da monarchia desde os mais antigos tempos até ao anno de 1820. 

A obra foi publicado em Lisboa na Imprensa Nacional, entre 1846 e 1849 como disse, pelo que a sua presença nos espólios benguelenses era contemporânea. Por Luanda tinham sido importados, para serem distribuídos como prémios escolares, quatro exemplares da História do cerco do Porto em 1858 (Santos, 1973 p. 126).

Foi este o título que deu mais polémica, entre todos os do autor, mas o que cita Cordeiro da Matta publicou-se mais tarde (sem deixar de ser polémico também). A julgar pelo catálogo da Porbase (da BNL), Revelações da minha vida e memórias de alguns factos e homens meus contemporâneos saiu em Lisboa, do prelo da Tipografia Universal, em 1860, havendo uma reedição no Porto em 1891. Essa é uma das duas obras em que Luz Soriano aponta os erros da monarquia constitucional, prevertida por jogos de interesses, intrigas, corrupção sistemática, até pela manipulação de contactos maçónicos. Fá-lo a partir da sua própria biografia, como o título indica.

Tendo nascido pobre, estudante da Casa Pia, Luz Soriano singrou na vida à custa de esforço próprio, pelo que a sua biografia interessava de certeza muito ao nosso poeta, quase autodidata, Joaquim Dias Cordeiro da Matta.

O antigo menino da Casa Pia, que se bacharelou em Medicina em Coimbra, chegou a exilar-se em Inglaterra, veio para a Ilha Terceira, desembarcou no Porto e, portanto, acompanhou toda a Revolução Liberal, que repôs a legalidade e a liberdade em Portugal. Tendo estado no exílio e no combate com Garrett e muitos outros, que se tornaram gradas figuras do novo regime, as suas críticas representam as desilusões dos liberais moderados da segunda metade do século. Luz Soriano chegou mesmo a simpatizar com os cabralistas e talvez esta leitura contribuísse para a perceção que teria Cordeiro da Matta da falência do regime monárquico-liberal.

Luz Soriano foi “chefe da repartição de Angola” (ou Secretaria de Angola), como disse. Quem o investiu no cargo, quando Ministro da Marinha e Ultramar, foi Joaquim José Falcão (1842-1846), um Oficial maçom, cabralista, que foi também Ministro da Fazenda do Marechal Saldanha e membro do Conselho de Estado. 

Luz Soriano permaneceu nesse cargo de Outubro de 1842  a Junho de 1851 (Soriano, 1891 p. 509), quando as intrigas, entre políticas e pessoais, levaram à sua demissão e à sua nomeação para as Cortes. Ao relatar esse episódio da sua biografia nas Revelações, faz uma crítica directa, contundente, à colonização portuguesa de África, dizendo que Angola serviu desde sempre e só como fonte de escravos para a América (Soriano, 1891 p. 509). Procurando contrariar essa falha secular, Luz Soriano usou o cargo para promover a colonização portuguesa de Mossâmedes (como ao tempo se escrevia). À segunda Câmara daquela “colónia” enviou, com ofício dirigido por si próprio em 28 de Setembro de 1860, um exemplar da primeira edição deste livro citado por Cordeiro da Matta.

Curioso anotarmos, de passagem, como começou a povoação de Mossâmedes: não havendo, cronicamente, dinheiro para outras despesas, usaram-se 50 casais de escravos, apresados a um navio brasileiro que fazia tráfico ilícito, isto em 1844. Os casais foram tornados livres para o efeito. Um ano mais tarde (em Setembro de 1845) usaram-se 40 dos degredados do navio Princeza Isabel para completarem a colonização e “fazerem parte da respectiva companhia de linha” (Soriano, 1891 pp. 412-413). Só a 23-5-1849 saíram de Pernambuco, no Tentativa feliz, cerca de 300 colonos portugueses (“de ambos os sexos”) do nordeste brasileiro para irem fundar em Mossâmedes (onde chegaram, todos, a 4 de Agosto), uma “colónia agrícola” apesar das condições agrestes. O nome de Luz Soriano estava, a partir de então, ligado à Angola do século XIX e também por isso havia de ser recordado.

É natural que, nas Memórias que citei, as passagens mais lidas fossem estas, que se iniciam com a crítica à colonização e narram os primórdios da colonização de Mossâmedes (Soriano, 1891 pp. 409-418). Mas não só. Luz Soriano viu-se envolvido na demissão do Governador de Benguela Francisco Tavares de Almeida (1803-1879), acusado de vender ao Estado, por alto preço, mercadorias suas e de desviar dinheiro público, tendo-se eventualmente conspurcado no tráfico de escravos também, segundo acusações britânicas (Soriano, 1891 p. 436; Almeida, 1852). 

Veio a ser vítima dessa atitude (que ele resume a ter deixado de defender a recondução de Tavares de Almeida), porque o ex-governador não descansou mais enquanto não tirou o autor do seu cargo na repartição de Angola. Entretanto, os muitos e bons amigos arranjados em Angola propuseram-no para as Cortes sob sugestão do próprio e foi eleito quase por unanimidade do respectivo colégio eleitoral. A vida nas Cortes, porém, tornou-o mais cético ainda com o sistema liberal. 

Luz Soriano também defendeu, como Deputado por Angola, a ocupação do Ambriz, argumentando com o prejuízo que a sua liberdade fazia aos cofres da Alfândega de Luanda (Soriano, 1891 pp. 536-537). Denunciou, no decorrer da sua “entrada nas Cortes” (1851), a ilícita subscrição anual de 8 contos de réis a favor do Governador-geral de Angola, o “montevideano” Visconde do Pinheiro (Soriano, 1891 pp. 538-540). 

A julgar pelas memórias que nos legou Luz Soriano, suponho que a série dos “Anais Marítimos”, de 1840 a 1844, encontrada num espólio de Benguela de 1855, fosse distribuída na cidade a partir de alguma orientação dele.

Manteve, portanto, ao longo de vários anos, uma intervenção ativa relacionada com a província e colónia que, apesar de ser em favor da colonização, representava uma corrente desenvolvimentista e de moralização da atividade colonial – o que era apreciado por alguns sectores locais, principalmente por filhos da terra, vítimas habituais dos abusos dos governadores e do seu desinteresse pelo desenvolvimento da colónia. Isso mesmo se vê claramente nos livros de J. A. de Carvalho e Menezes, quase contemporâneos dos de Luz Soriano e muito valorizados por Cordeiro da Matta. 

Se assim foi para os seus livros de interesse histórico e político, a poesia de Luz Soriano, de que o próprio pouco fala, não terá tido nenhuma influência, nem qualquer espécie de interacção com a nossa.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

José da Silva Maia Ferreira - uma biografia atlântica - resumo e notícia

  https://www.amazon.com/Jos%C3%A9-Silva-Maia-Ferreira-Portuguese-ebook/dp/B0CLGDRQ4N https://www.amazon.com/Jos%C3%A9-Silva-Maia-Ferreira-Portuguese-ebook/dp/B0CLGSCYWX?ref_=ast_author_dp Ao fim de muitos anos de pesquisa, da qual fui dando sinais aqui, fragmentários sem dúvida, publiquei finalmente a biografia de José da Silva Maia Ferreira. Como se sabe, t rata-se do primeiro poeta angolano a publicar um livro em Angola, entre o fim de 1849 e o começo de 1850. O título é bem conhecido: Espontaneidades da minha alma: às senhoras africanas .  O que publiquei foi uma extensa biografia centrada na pessoa do poeta e nas pessoas que o antecederam, que o acompanharam, com quem se relacionou. Pelas relações pessoais e sociais estudadas acabei fazendo igualmente um esboço do que foram várias das comunidades atlânticas onde se falava também o português: a angolense (Luanda e Benguela, principalmente), a brasileira (Rio de Janeiro e Recife sobretudo), a portuguesa (Lisboa e Porto), a ...

Bocage em Angola - no século XIX

Por uma santa queres tu passar, E mal sabes que no mundo exaltar Honra e virtude, é uma peta e engano, Como em bom verso disse o divo Elmano (Cordeiro da Matta, «A uma Lucrécia», Luanda, 1887)

Plínio Palhano

Plínio Palhano é um desses extraordinários criadores pernambucanos cuja obra fica mal conhecida fora de um círculo ou circuito estrito. Desde poetas como Carlos Pena Filho, ou Alberto Cunha Melo, ou Ângelo Monteiro e Lucila Nogueira, até este artista plástico a arte e a literatura de Pernambuco, particularmente de Olinda-Recife, continua a constituir uma experiência instigante para estudiosos e apreciadores. Talvez recursos como a Internet estejam subaproveitados por alguns destes criadores artísticos. Atualmente foi colocada em rede uma mostra significativa, que vale mesmo a pena visitar, de quadros de Plínio Palhano. Para ela remeto os visitantes do blogue. É só clicar em Plínio Palhano