Avançar para o conteúdo principal

A bibliografia de Alexandre Herculano em Angola no século XIX


Alexandre Herculano (1810-1877) foi um dos autores lido e reverenciado no Atlântico lusófono no século XIX. Aqui vou referir, em particular, o que circulava no Recife (de onde veio bibliografia para Angola até, pelo menos, 1850), quer em Luanda, quer em Benguela.

Nos Inventários orfanológicos de Benguela aparecem:
.       “O Monasticon”, em 3 vol’s., num espólio de 1855 (um díptico narrativo constituído por O monge de Cister e Eurico, o presbítero). Pertenciam a um riquíssimo comerciante português.
.       “O Bobo”, na edição póstuma da Viúva Bertrand, de 1878 (exemplar incluído no espólio da Biblioteca Municipal de Benguela, constituído e organizado pela Fundação Gulbenkian a partir de ofertas próprias e doações locais).

Em Luanda predominavam
.       as Lendas e narrativas (a 6.ª ed., na atual Biblioteca do Governo Provincial, e a 12.ª, no Arquivo Histórico).
.       Os “Opúsculos – Questões públicas”, numa edição de 1873 encontrada na Arquivo Histórico Nacional (as Questões constituem o tomo II dos Opúsculos, publicados a partir desse ano).

Vendiam-se e procuravam-se dele, no Diário de Pernambuco do Recife, A harpa do Crente, com A voz do Profeta e as Questões públicas dos Opúsculos, obra para cuja importância Fidelino de Figueiredo chamara já a atenção.

A 6.ª ed. das Lendas e narrativas, encontrada na antiga Biblioteca Municipal de Luanda, é sintomática para quem estude a circulação e uso da literatura na então colónia: no verso da penúltima folha, toda em branco, vemos o carimbo da “CML/Biblioteca” (ao fundo à esquerda) e, na parte de cima da página, em toda a largura, uma conta ou lista de produtos de mercearia (p. ex.: “duas latas de leite”). O exemplar é doado à Biblioteca por alguém cuja assinatura não se percebe, mas importa dizer que a doação foi feita em 7, 17 ou 27 de Setembro de 1920. 

Também a nossa lírica de antanho denota a leitura de Alexandre Herculano em várias ocasiões. No famoso poema «Libelo a Portugal», publicado no Pharol do povo (n.º 9), em que o poeta Cordeiro da Mata pede ao “velhinho” a liberdade de Angola, há uma referência que põe Herculano ao nível de Camões, logo na segunda estrofe (Mata, 2001 p. 146):

De Camões o poema e de Herculano a história,Tudo, ó egrégio velho, fala em tua glória.

No território que hoje é Angola, “Um Vimaranense” escreve em memória de Alexandre Herculano um poema que publica no Almanach de Lembranças para 1882 (p. 48). Aí é já do intelectual, historiador e político íntegro que se fala, íntegro defensor da verdade e da liberdade. Mas, curiosamente, nos anos pesquisados no Recife, era a poesia lírica dele que mais circulava, em especial A Harpa do Crente.

Precisamente, esse é um livro marcado  pela poética neoclássica – apesar de Herculano ser, no vocabulário e nas referências, o mais romântico dos iniciadores do movimento em Portugal. Para além de algum verso forçado, com remendos para manter a métrica ou provocar a rima (por exemplo no 4.º verso de «A Voz»: “das ondas a ardentia”), há várias inversões sintáticas de sabor latinizante, próprias de séculos passados. É o caso deste verso e meio de mau gosto:

Passa o vento os do pórtico da Igreja
Esculpidos umbraes

ou deste:
– quem chore 
do sofrimento o Herói existe ainda

O excerto pertence à série mais antiga, a inicial, sobre a Semana Santa, um “poema da minha mocidade” (escrito em 1829), dedicado ao Marquês de Resende. Nele se nota a formação neoclássica do autor, cujo romantismo o era mais pelos conteúdos e temas escolhidos (motivos cristãos antigos – destacadamente a Cruz, legado cultural dos “avós”; alguns traços breves de paisagens tétricas e ermas) e pelo vocabulário ‘lusitano’. Mas os critérios de composição vieram dos neoclássicos (e boa parte do vocabulário 'lusitano' veio de Filinto Elíseo). Repare-se na métrica e no ritmo: decassílabos, heróicos em geral e sáficos em pontos muito precisos definidos por conteúdos melancólicos. Repare-se na rima: não existe (ao passo que no Romantismo português ela domina largamente e também não existia no neoclássico Filinto Elíseo).

Do poema seguinte se poderá dizer o mesmo, quer no concernente aos temas, motivos e conteúdos (românticos), quer no que respeita ao ritmo dos versos (decassílabos predominantemente heroicos) e à ausência de rima, quer no que diz respeito às inversões latinizantes, como a seguinte: “sobre esta scena o sol verte em torrentes / da manhan o clarão”. Escrito em 1830, intitula-se «A Arrabida» e vem dedicado “a rodrigo da fonseca magalhães, ornamento da tribuna portugueza”. A escolha do tema e algumas intertextualizações nos remetem para o século XVI, um século XVI já tardio é certo, caminhando para o Maneirismo, mas ainda Renascentista. 

Frei Agostinho da Cruz é, neste contexto, um seguro termo de comparação e nos seus versos à Arrábida há mais frescura, mais vivacidade e naturalidade que nos de Alexandre Herculano. Que no entanto intertextualiza com Luís de Camões, aliás com a poesia clássica ou renascentista. E que, partindo do motivo «Arrábida», explora também uma das linhas temáticas que mais o caraterizam: a do distanciamento face ao vulgo e à cidade. 

Aparentemente não seria romântico, tal como vem tratado no poema. Mas há uma corrente no interior do Romantismo, sobretudo do francês, que é conservadora, que não confia no vulgo, se distancia do mundo. É nela que se filia «A Arrábida» e em grande parte o romantismo de Herculano, como (desconfio) o de alguns portugueses residentes em Angola (José Bernardo Ferrão, ao menos no fim da vida).

A sequência seguinte, «A Voz» (Leça da Palmeira, 1835), é a primeira que apresenta rima. Escrita em versos mais curtos, reunidos quatro a quatro, ganha mais ritmo, apesar de algum vocabulário perro e uns – muito poucos – versos frouxos. Os versos, no entanto, não são tão populares quanto a mancha das estrofes faria supor. Na verdade são hexassílabos, ou seja, correspondem à primeira parte de um decassílabo heróico. Em todos os poemas, a ‘chave’ métrica e-ou rítmica tem base nas seis sílabas (decassílabos heroicos, eneassílabos e hexassílabos, por vezes combinados com os heroicos em estrofes de quatro versos). Estes hexassílabos apresentam um ritmo de 4+2, ou seja, fazendo cesura e acento na 4.ª sílaba. Isso é que lhes dá um ritmo vivo, bem marcado, dinâmico – longe portanto dos magnânimos versos longos dos outros poemas. Ainda assim aqui se repete a “Alcyone”, certamente avistada com seu ninho sobre as águas; repetem-se as estruturas frásicas com inversões forçadas também (“Mas voz soou ignota”). É a temática religiosa que vem lembrar, uma vez mais, Victor Hugo, Chateaubriand, enfim, o romantismo francês. Uma temática repetida num poema de Cândido Furtado que é uma livre imitação, precisamente, de V. Hugo…

Enquanto as Lendas e narrativas faziam escolhas temáticas, lexicais e estilísticas românticas, A harpa do Crente seguia uma pauta clássica. Ora, como vimos, foi justamente a prosa narrativa do historiador português que nós lemos nesse tempo.

Mas não só a prosa narrativa. Também a oratória, o ensaio, a polémica. O volume II dos Opúsculos, que terá circulado por toda esta geografia cultural, transcreve um texto seu de referência, que muito importa aos estudos literários. A peça chama-se «Da propriedade litteraria» e mostra uma retórica enxuta, límpida, exigente. Ela faz, entre outras coisas, uma análise impiedosa da literatura dominante na época. 

Herculano ataca a ideia de “propriedade literária” por associá-la à mercantilização da literatura. O que suscita a polémica é justamente uma convenção com a França, que dominaria o mercado bibliográfico de então com produtos muito rentáveis e a quem, por isso, interessava (na perspetiva de Herculano) a proteção da propriedade literária. A importância que tem para nós, além da temática abordada, prende-se com os critérios valorativos que utiliza para distinguir a boa da má literatura, as boas das más obras.

Eles e elas inserem-se num conceito geral ainda clássico, onde se juntam “Pedro Nunes, a Leibnitz, a Newton, a Vico, a Brotero, a Kant”. O que lhe permite reforçar o critério da profundidade, medida pelo alcance gnoseológico e ético das obras. Pelo contrário, com a proteção da propriedade literária os livros passariam a ter um valor-moeda indistinto face a outras mercadorias: “a lei de propriedade litterária, ou antes a lei do envilecimento, que pendura a ideia no mercado entre o barril de manteiga e a sacca de algodão, essa o que produz em regra é os tais livros absurdos, frívolos, prejudiciais”. Os livros dos “romancistas modernos” eram portanto uma consequência, pelo menos em parte considerável, uma consequência da lei dos direitos de autor e edição, reforçando por sua via a má formação do gosto público, sustentada ainda pela entrega da “alma ao espírito immundo do Jornalismo”. 

Herculano junta no mesmo pacote “os Arlincourts, os de Kocks, os Balzacs, os Sues, os Dickens” – autores frequentes no corpus e realmente populares no século XIX. A associação entre a popularidade, a frivolidade, a imoralidade na literatura passava pelas curtíssimas biografias destes autores: “homens, cujos estudos se reduzem a correr os theatros, os bailes, as tabernas, os lupanares, a viajar comodamente [...], a adornar os vícios, a exaggerar as paixões, a trajar ridiculamente os afetos mais puros, a corromper a mocidade e as mulheres”. Isso tinha uma consequência mais estritamente literária: a procura de “effeitos que subjuguem as multidões, que espreitam as inclinações do povo para as lisonjearem, os seus gostos depravados para os satisfazerem”. Portanto escritores sem personalidade nem criatividade próprias, meros intérpretes das fraquezas “do povo”.


É um censor clássico e paternalista (que no entanto fazia falta, para contrabalançar o que ele próprio critica), um censor cuja oratória povoou grande parte da mentalidade romântica portuguesa e lusófona. Veja-se, por exemplo, como perdurou esta associação entre o comércio literário, o mau em literatura e o mal eticamente considerado. No entanto, o cenário que nos dá, em traços muito breves mas sugestivos visualmente (a “ideia” pendurada “no mercado entre o barril de manteiga e a saca de algodão”), repetia-se constantemente nas colónias portuguesas e no Brasil. 

Em muitos casos, como o de Francisco Gomes de Amorim, a literatura não teria entusiasmado ninguém se não fosse distribuída assim. O paternalismo, tanto quanto uma alta exigência artística e ética, por mais preocupado que se esteja com a alfabetização, acaba por afastar da literatura as grandes massas de leitores e mesmo alguns criadores não teriam chegado a sê-lo se não houvesse na mercearia, na loja onde se vendia tudo, ‘calhamaços’ velhos distribuídos quase ao preço do kg de papel. O facto é que, se esse lugar não é ocupado pelos “romancistas modernos”, será ocupado por outros, por exemplo por livros de superstição (também referida por Herculano) e por literatura de mais baixo calibre ainda. Uma necessidade básica das populações, a de se distrair literariamente, sustentará qualquer aparição que a preencha sem muita exigência. 

Ironicamente, uma das obras de Herculano, Lendas e Narrativas, era vendida assim, previsivelmente em Luanda, incluindo numa das folhas uma conta de mercearia… 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

José da Silva Maia Ferreira - uma biografia atlântica - resumo e notícia

  https://www.amazon.com/Jos%C3%A9-Silva-Maia-Ferreira-Portuguese-ebook/dp/B0CLGDRQ4N https://www.amazon.com/Jos%C3%A9-Silva-Maia-Ferreira-Portuguese-ebook/dp/B0CLGSCYWX?ref_=ast_author_dp Ao fim de muitos anos de pesquisa, da qual fui dando sinais aqui, fragmentários sem dúvida, publiquei finalmente a biografia de José da Silva Maia Ferreira. Como se sabe, t rata-se do primeiro poeta angolano a publicar um livro em Angola, entre o fim de 1849 e o começo de 1850. O título é bem conhecido: Espontaneidades da minha alma: às senhoras africanas .  O que publiquei foi uma extensa biografia centrada na pessoa do poeta e nas pessoas que o antecederam, que o acompanharam, com quem se relacionou. Pelas relações pessoais e sociais estudadas acabei fazendo igualmente um esboço do que foram várias das comunidades atlânticas onde se falava também o português: a angolense (Luanda e Benguela, principalmente), a brasileira (Rio de Janeiro e Recife sobretudo), a portuguesa (Lisboa e Porto), a ...

Bocage em Angola - no século XIX

Por uma santa queres tu passar, E mal sabes que no mundo exaltar Honra e virtude, é uma peta e engano, Como em bom verso disse o divo Elmano (Cordeiro da Matta, «A uma Lucrécia», Luanda, 1887)

Assis Júnior e o segredo da morta - relações intertextuais e biográficas

Um dos patronos da literatura angolana e defensor acérrimo dos interesses legítimos dos filhos da terra, António de Assis Júnior foi, nesse contexto, hábil advogado. Ele veio na sequência de outros que se destacaram durante o século XIX. Mas é particularmente sugestiva a sua comparação com outro notável fundador da ficção angolana, Pedro Félix Machado. O advogado e poeta de Sorrisos e desalentos publicou uma obra baseada na defesa que fez do comerciante Eduardo Braga (Minuta do Agravo do Despacho de Pronúncia de Eduardo Braga). Braga fora acusado - segundo parece, injustamente - de estar ligado à famosa revolta do ossoma Ndunduma (Bié, 1890), contra as autoridades coloniais. Assis Júnior também nos legou uma obra resultante, em grande parte, da sua atividade como advogado. Envolvido na defesa jurídica dos filhos da terra expoliados, acabou sendo preso e sofrendo, ele próprio, em 1917, as arbitrariedades que denunciava. Deixou-nos um relato de todo o processo, o qual se tornou mais um...