Avançar para o conteúdo principal

Mussunda e o funcionamento poético

"Nós somos, Mussunda amigo" - dizia Agostinho Neto ainda antes dos epítetos. 


Esta palavra Mussunda sempre me intrigou, creio que por instinto etimológico. Valeu a pena seguir a intriga. 


Não é bem porque mussunda pode referir uma localidade no Uíge, cerca de 313 km's de Luanda - mostrando assim como as nossas línguas andam intrincadas. 


É porque essa palavra designa um pau. Segundo se informava na velha revista Diogo Cão (n.º 2, série III, a partir da p. 41), na secção dedicada à «Medicina indígena», tal pau


"é bom para dores de garganta. Vai-se mastigando para ingerir o sumo dele. É ainda bom para a “esquinência”, mastigando-se também ou em pó dissolvido na água. Serve ainda para “quem estiver empachado do estômago” pois “faz logo vomitar” e por isso também serve de contra-peçonha."


É claro que o poema se refere a uma personagem concreta, refere mesmo uma situação específica ("à mesma dedicação ao mesmo amor com que me salvaste do abraço / da jibóia") mas é claro também que a palavra tem seus provérbios e suas estórias. 


A etimologia, particularmente no que diz respeito à função medicinal do 'pau mussunda', enriquece a leitura do poema. Quem a possa desfrutar saberá ligar, por exemplo, o referido episódio pessoal à "contra-peçonha" que nos livra da jibóia: tal como o pau mussunda nos livra da asfixia pelo veneno, o amigo livrara o poeta da asfixia pelo abraço. 


Ele pode simbolizar ali a vertente salvífica, a da alegria e da esperança que o poema logo desde o início associa ao amigo: "a firme vitória da tua alegria / e da tua consciência". O simbolismo passará talvez pela consideração da medicina tradicional. Ou pelo menos o leitor pode passar por aí lembrando-se de que o poeta se formara em Medicina. Nesse caso, reforça a conotação entre Mussunda (o amigo), a salvação e a sabedoria local.


Claro que não é tudo o que há a dizer sobre o poema. Dizer tudo fica para leitores mais sábios do que eu. Nem mesmo me interessa muito, enquanto crítico, saber se Neto estava ali a defender a medicina tradicional angolana ou simplesmente uma solução política mais precisa. O que me interessa é, mais uma vez, ver e dar a ver como as referências dos leitores, agregadas por um jogo cauteloso de aproximações aos versos de um poema, vão reforçando a sugestão poética. Nesta medida é que um poema pode conter aquilo que não diz, isso tornando-o sugestivo para além de uma restrita função momentânea. 


Se a referência é local podemos chamar-lhe endógena e ver como, ainda olhando para o umbigo, a leitura pode sair enriquecida. Não sendo local a referência será necessária talvez maior cautela, mas o efeito pode ser até superior, o efeito enriquecedor. O processo básico (estruturante para a leitura), melhor, o sistema de funcionamento poético é o mesmo.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

José da Silva Maia Ferreira - uma biografia atlântica - resumo e notícia

  https://www.amazon.com/Jos%C3%A9-Silva-Maia-Ferreira-Portuguese-ebook/dp/B0CLGDRQ4N https://www.amazon.com/Jos%C3%A9-Silva-Maia-Ferreira-Portuguese-ebook/dp/B0CLGSCYWX?ref_=ast_author_dp Ao fim de muitos anos de pesquisa, da qual fui dando sinais aqui, fragmentários sem dúvida, publiquei finalmente a biografia de José da Silva Maia Ferreira. Como se sabe, t rata-se do primeiro poeta angolano a publicar um livro em Angola, entre o fim de 1849 e o começo de 1850. O título é bem conhecido: Espontaneidades da minha alma: às senhoras africanas .  O que publiquei foi uma extensa biografia centrada na pessoa do poeta e nas pessoas que o antecederam, que o acompanharam, com quem se relacionou. Pelas relações pessoais e sociais estudadas acabei fazendo igualmente um esboço do que foram várias das comunidades atlânticas onde se falava também o português: a angolense (Luanda e Benguela, principalmente), a brasileira (Rio de Janeiro e Recife sobretudo), a portuguesa (Lisboa e Porto), a ...

Bocage em Angola - no século XIX

Por uma santa queres tu passar, E mal sabes que no mundo exaltar Honra e virtude, é uma peta e engano, Como em bom verso disse o divo Elmano (Cordeiro da Matta, «A uma Lucrécia», Luanda, 1887)

Assis Júnior e o segredo da morta - relações intertextuais e biográficas

Um dos patronos da literatura angolana e defensor acérrimo dos interesses legítimos dos filhos da terra, António de Assis Júnior foi, nesse contexto, hábil advogado. Ele veio na sequência de outros que se destacaram durante o século XIX. Mas é particularmente sugestiva a sua comparação com outro notável fundador da ficção angolana, Pedro Félix Machado. O advogado e poeta de Sorrisos e desalentos publicou uma obra baseada na defesa que fez do comerciante Eduardo Braga (Minuta do Agravo do Despacho de Pronúncia de Eduardo Braga). Braga fora acusado - segundo parece, injustamente - de estar ligado à famosa revolta do ossoma Ndunduma (Bié, 1890), contra as autoridades coloniais. Assis Júnior também nos legou uma obra resultante, em grande parte, da sua atividade como advogado. Envolvido na defesa jurídica dos filhos da terra expoliados, acabou sendo preso e sofrendo, ele próprio, em 1917, as arbitrariedades que denunciava. Deixou-nos um relato de todo o processo, o qual se tornou mais um...