Avançar para o conteúdo principal

Poesia visual, graffiti e poesia em Angola



DIFERENÇAS:


A poesia concreta estava presa à página. Muito contra sua vontade, é certo. O graffiti começa por estar preso à parede. Ambos hoje, porém, entram em rede e movimento na poesia cibernética, cinética ou, enfim, nas negociações com os processos digitais, para usar uma expressão estruturante de Jorge Luiz Antonio.

Com isso, mas porque ainda é literatura também, a poesia concreta se tornou “verbivocovisual” (op. cit., pp. 55-56), enquanto o graffiti ficou meramente visual, ou verbivisual, mas não sonoro (um graffiti sonoro devia resultar muito parecido com a poesia fonética ou sonora). No caso da poesia concreta, a ambição ia mais longe e só nas últimas décadas, com a introdução do movimento por via dos hipertextos, é que foi possível realizar o sonho de Augusto de Campos: “mas luminosos, ou filmletras, quem os tivera!” (Campos, 2006 p. 29). O graffiti, como manifestação imediata, impulsiva, de rua (e portanto acessível a todos os criadores), não se imagina em movimento, numa tela de computador, mas apenas marcando um espaço específico, território exclusivo de uma tribo urbana, ou de uma personalidade que se pretende afirmar sobre as outras.

A poesia concreta nasce numa interação muito forte entre a teoria literária, a da arte, a da cultura em geral e a própria produção poética; o graffiti expande-se (e talvez tenha nascido mesmo) só como expressão de arte na rua, da rua e para a rua. Embora negando, ou renegando, grande parte da memória e da cultura literárias (no sentido de ‘alta literatura’ e ‘alta cultura’), reage a ela, discute com ela, tem-na por referência negativa e responde-lhe a partir da vaga apreensão que dela faz.

Os grafiteiros não estão preocupados com nada do que nos ocupa aqui, nem são teóricos e críticos ao mesmo tempo que artistas (pelo menos por enquanto), não querem fazer parte dessa história, melhor, são alheios a ela, totalmente. O museu do graffiti me parece por isso uma insensatez, a menos que seja um museu digital, só com o objectivo de facilitar o acesso a obras que se pintaram em muros longínquos…Mas o Google, o Facebook, os inúmeros blogues são já partes desse museu digital.







SEMELHANÇAS:

A poesia concreta procurou também, apesar das grandes diferenças (até biográficas), a “reintegração [do poema] na vida quotidiana” (p. 76) onde o graffiti irrompe da noite para o dia. As afinidades entre as duas práticas e escolas artísticas vai muito longe. Repare-se nesta citação de Augusto  de  Campos:

“a necessidade da representação gráfica em cores […] excluída a representação monocolor que está para o poema como uma fotografia[1] para a realidade cromática”

(Campos, 2006 p. 29)

Podíamos aplicar a frase a qualquer graffiti substituindo apenas a palavra “poema”. Mas a visualidade entra nesta concepção com uma função precisa, tirada a Apollinaire: “o laço entre esses fragmentos não é mais o da lógica gramatical, mas o de uma lógica ideográfica que chega a uma ordem de disposição espacial totalmente contrária à da justaposição discursiva […] e são ideias nuas que nos apresenta a «Lettre-Océan», numa ordem visual […/…] Portanto, seguramente, nada de narração, dificilmente poema. Se quiserem: poema ideográfico. Revolução: porque é preciso que nossa inteligência se habitue a compreender sintético-ideograficamente em lugar de analítico-discursivamente” (p. 37). É necessário, portanto, voltarmos a uma noção hieroglífica da linguagem se quisermos voltar a compreender a linguagem poética.

As alterações à sintaxe em O vento fede de luz (Paxe, 2007), por exemplo, com sua sintaxe abrindo para “outras partículas variáveis destroços”, remetem para uma compreensão estruturalmente semelhante, ou seja, que obriga a abandonar as operações ‘analítico-discursivas’ e se concentra nas sínteses. Mas essas sínteses, embora suportadas na sugestão de imagens visuais, não ficam ideografadas. O caminho dele é outro, não o da visualidade. O caminho da visualidade é explorado, no nosso caso, desde uns vinte anos antes por um artista-poeta-performer de Benguela, Frederico Ningi. Sintomaticamente, neste, com muito menor influência ou confluência da poesia concreta. A poesia concreta como que reúne o que entre nós ainda se apresenta separado: a impugnação das leituras ‘analítico-discursivas’ (que não se vê na poesia de Ningi, pois elas são necessárias para o texto formar sentidos) e a colagem da visualidade com o verbo de forma a juntos constituírem uma espécie de hieróglifo poético (e o hieróglifo não é sempre poético?).
                                  
No caso de Ningi estamos, como no caso dos poemas visuais de Apollinaire, ao contrário do que se passou com o poeta norte-americano E. E. Cummings: “os melhores efeitos gráficos de Cummings, almejando a uma espécie de sinestesia do movimento, emergem das palavras mesmas, partem de dentro para fora do poema. Já em Apollinaire a estrutura é evidentemente imposta ao poema, exterior às palavras, que tomam a forma do recipiente mas não são alteradas por ele. Isso retira grande parte do vigor e da riqueza fisiognómica que possam ter os «caligramas»” (Campos, 2006 p. 38), cuja definição (de «caligramas») ficou no entanto associada ao tipo de poema praticado por Apollinaire (Campos, 2.ª ed. pp. 37-38).

As peças visuais, ou verbi-visuais, de Ningi, aliás, remetem-nos igualmente para a cultura pop dos anos 7o e criam, por aí, uma diferença com Apollinaire. Nelas, não são propriamente as letras que formam uma figura, mas acompanham a figura que, para além delas, é desenhada a traço.  Tirando isso, os poemas verbi-visuais de Ningi são tão discursivos quanto os de Apollinaire, não remetendo para aquele necessário exercício de leitura ‘hieroglífica’ suscitado pela poesia concreta de Cummings. É em Cummings, como na série «Tango com vacas» do poeta russo Vasili Kamensky, que a poesia se torna “concreta no sentido em que […] as palavras atuam como objetos autónomos” (Campos, 2006 p. 55), não se conseguindo encontrar uma sintaxe verbal, uma frase, um verso discursivo.  

Isto permite que, na poesia concreta tanto quanto no graffiti, “o ideograma, monocromo ou em cores, pode funcionar perfeitamente numa parede, interna ou externa”, como frisou Décio Pignatari (Pignatari, 2006 p. 64).

O próprio ritmo da leitura não é marcado pela frase ou pelo verso, assumindo-se o “espaço como condição de nova realidade rítmica”. Nesse particular, mais até do que o graffiti, a poesia concreta articula-se com as sociedades urbanas e cosmopolitas do século XX, em que se destacou ““a importância do olho na comunicação mais rápida: desde os anúncios luminosos até às histórias em quadrinhos”. De onde, para a produção da sua página, o poeta concreto integrar “a colaboração das artes visuais”, uma “linguagem sensível” e “a técnica de manchetes” (Pignatari, 2006 pp. 68-69).

Por tudo isso é que a poesia concreta se exerce por uma estrutura tridimensional, em que

“a palavra tem uma dimensão GRÁFICO-ESPACIAL
                           uma dimensão ACÚSTICO-ORAL
                           uma dimensão CONTEUDÍSTICA”

na expressão-representação de Haroldo de Campos (Campos, et al., 2006 p. 74). O graffiti apanha a primeira dimensão, muitas vezes a 3.ª, mas nunca a 2.ª, claro. Por isso que, ao passarmos para a ciber-poesia, os concretos encontram a plena manifestação das suas ambições artísticas e integram o movimento na tela, na exposição-representação do poema, enquanto os graffiti apenas se reproduzem nas redes sociais como fotocópias. A sua existência artística é infinitamente mais visual.




A POESIA VISUAL ANGOLANA:

Por essa congregação do desenho de algumas letras (realçadas depois no texto impresso) com o traço do desenho associado ao poema, a poesia visual de Frederico Ningi se identificará mais facilmente com o graffiti (apesar das grandes diferenças a outros níveis) do que com a poesia concreta. Por isso também os seus vídeos, ou vídeo-poemas, repassam sobreposições de imagens e letras mas sem que o movimento – como dantes o desenho – venha da letra, da palavra. Ainda nessas peças – precursoras em relação aos vídeos artisticamente mais apurados de Nástio Mosquito, por alternativo exemplo – nessas peças a voz do poeta repete-se mas sem impugnar a sintaxe verbal, coartando ainda a explosão dos sons que vêm de dentro da palavra ou da frase, a sua exploração na sequência do que fez a poesia fonética, ou sonora. Ali os sons da palavra e da frase estão ainda mantidos em suas caixas, em seus compartimentos sintácticos e morfológicos, em suas letras veiculando uma mensagem firme, definida, interventiva, social, extra-linguística.

Esta retracção para o compartimento, separando ou mantendo separadas as imagens visuais e os versos, que se enrolam mas sem se integrarem, vai de certo modo manter a poesia de Frederico Ningi próxima de uma tradição local. Apenas (e não é pouco) lhe acrescenta a sonoridade de pequenos versos ou frases, indissociáveis da visualidade mas mantendo-se distintos dela.

Podemos dizer, usando uma metáfora de largo escopo, que a poesia visual em Angola começou com povos pré-históricos, com as gravuras do Tchitundo-hulo e outras da mesma era. Continuou com os desenhos na areia dos Lwini, com os testos de panela em Cabinda e veio até à nossa pintura moderna, chegando a articular a pintura com o alfabeto em António Ole e Viteix.

Claro, não foi tomada como poesia visual. O que tem pouca importância no caso porque importa é que, entre nós, a composição de certos traços era inseparável da narratividade que eles ainda hoje sugerem e da poesia com que nos desafiam. Por isso é que podemos afirmar que a nossa poesia visual começa no Tchitundo-hulo.

Aquelas gravagens (permitam-me chamar-lhes assim provisoriamente), como várias outras suas contemporâneas ao redor do mundo (e com igual tendência geométrica), são os antepassados mais arcaicos, mais antigos, dos hieróglifos. Como os hieróglifos, elas concentram num conjunto simples de traços uma densidade e sugestão poética e narrativa assinaláveis. Cada uma daquelas figuras, no seu contexto e com a leitura espacial que provavelmente implicavam, era uma letra. Mas uma letra que equivaleria hoje a uma frase, a um verso. Por isso dispensavam a letra, porque já eram letra.

Infelizmente a nossa poesia, muito voltada para motivos políticos e para a imitação da oratória, fechou durante muito tempo os olhos a esse grande legado artístico. No entanto, é sintomático, por exemplo, o interesse votado por Luandino Vieira às nossas gravuras arcaicas, algumas das quais recuperou para capas da editora nossomos.

A lírica visual de Frederico Ningi reúne essa tradição hieroglífica acrescentando-lhe a definição de cada desenho, feita por um verso que nos dá uma imagem da vida quotidiana e de um estado de espírito ou de sítio. Aqueles seus poemas fortemente visuais, enrolando arte visual e arte verbal num só magma gráfico, formam juntos um dicionário de hieróglifos, ou de desenhos na areia. Dicionário poético, sem dúvida.

Infelizmente e até à data a sua poesia ficou sem continuidade. Ele próprio também não a ligou a formas de expressão verbi-visual posteriores, como a do graffiti. Houve tentativas dispersas de alguns autores para se aproximarem do que podíamos nomear uma poesia visual angolana, mas ficaram-se por aí, por tentativas mal conhecidas, desconhecidas, ou simplesmente mal conseguidas. A visualidade continua por isso, entre nós, a deduzir-se da sintaxe, da análise discursiva. Mas o potencial para uma forte expressão verbi-visual e verbi-voco-visual angolana ainda não se  perdeu. Creio mesmo que emergirá a qualquer momento – de um rio, de uma lagoa, do oceano.


Francisco Soares.
Jardins do Éden, 19-10-2014.














[1] Repare-se em que o poeta pensa aqui na fotografia a preto e branco. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

José da Silva Maia Ferreira - uma biografia atlântica - resumo e notícia

  https://www.amazon.com/Jos%C3%A9-Silva-Maia-Ferreira-Portuguese-ebook/dp/B0CLGDRQ4N https://www.amazon.com/Jos%C3%A9-Silva-Maia-Ferreira-Portuguese-ebook/dp/B0CLGSCYWX?ref_=ast_author_dp Ao fim de muitos anos de pesquisa, da qual fui dando sinais aqui, fragmentários sem dúvida, publiquei finalmente a biografia de José da Silva Maia Ferreira. Como se sabe, t rata-se do primeiro poeta angolano a publicar um livro em Angola, entre o fim de 1849 e o começo de 1850. O título é bem conhecido: Espontaneidades da minha alma: às senhoras africanas .  O que publiquei foi uma extensa biografia centrada na pessoa do poeta e nas pessoas que o antecederam, que o acompanharam, com quem se relacionou. Pelas relações pessoais e sociais estudadas acabei fazendo igualmente um esboço do que foram várias das comunidades atlânticas onde se falava também o português: a angolense (Luanda e Benguela, principalmente), a brasileira (Rio de Janeiro e Recife sobretudo), a portuguesa (Lisboa e Porto), a ...

Bocage em Angola - no século XIX

Por uma santa queres tu passar, E mal sabes que no mundo exaltar Honra e virtude, é uma peta e engano, Como em bom verso disse o divo Elmano (Cordeiro da Matta, «A uma Lucrécia», Luanda, 1887)

Plínio Palhano

Plínio Palhano é um desses extraordinários criadores pernambucanos cuja obra fica mal conhecida fora de um círculo ou circuito estrito. Desde poetas como Carlos Pena Filho, ou Alberto Cunha Melo, ou Ângelo Monteiro e Lucila Nogueira, até este artista plástico a arte e a literatura de Pernambuco, particularmente de Olinda-Recife, continua a constituir uma experiência instigante para estudiosos e apreciadores. Talvez recursos como a Internet estejam subaproveitados por alguns destes criadores artísticos. Atualmente foi colocada em rede uma mostra significativa, que vale mesmo a pena visitar, de quadros de Plínio Palhano. Para ela remeto os visitantes do blogue. É só clicar em Plínio Palhano