Avançar para o conteúdo principal

João-Maria Vilanova - 7 poemas da acácia rubra florindo



João-Maria Vilanova andou pela vida literária criando mistérios interditos. Até me conseguiu instilar curiosidade sobre se faria parte da família Vilanova que viveu em Benguela no princípio do século e de que um dos membros teve a ideia de plantar casuarinas (“acasuarinas”) na Praia Morena e espalhar sistematicamente acácias pela cidade...

Mas o mistério que nele me interessa consiste na surpresa que a sua poesia trouxe – apesar de previsível desde a viragem poética da narrativa de Luandino Vieira, segundo o próprio influenciado por Guimarães Rosa. Quando veio a terreiro, nesses anos já distantes do fim do colonialismo (1971), e foi premiado (Prémio Mota Veiga), a vivacidade, a propriedade e o discursivismo caracterizavam a sua poesia, empenhada como toda, ou quase, nessa altura, em Angola. Creio que a vivacidade, para além de impressa pelo ritmo, derivava da surpresa de se pegar numa linguagem popular e dar-lhe estatuto lírico dos mais elevados. Assim perdurou o seu mito.

Recentemente, em Angola e Portugal, a nossomos, de acordo com os herdeiros de Vilanova, pôs a circular um caderno poético muito bonito, com uma capa recordando antigas encadernações, com a particularidade de o desenho (de Luandino Vieira) nos lembrar estames e folhas de acácia. Chama-se 7 poemas da acácia rubra florindo. Uma edição graficamente muito cuidada, com espaços de silêncio e oxigenados, separadores entre cada poema, tudo graficamente muito respirável, nada saturado.

Quando os lemos são 6 belos haicais, ou haikus, ou simplesmente 6 belas analogias, mais uma que não me parece bela nem feia, é uma conclusão que resume as peças anteriores:

Acácia festim 
da vermelha 
cor

Com estes 7 poemas João-Maria Vilanova, mais uma vez, nos surpreende. Surpreende-nos em relação à imagem que nos deixou de uma poesia discursiva e coloquial, estendida como bandeira que se prolonga pela multidão. E surpreende pelo contraste com toda uma poética anterior, a da sua geração. Mas surpreende, sobretudo, pela beleza, pela capacidade de síntese, de concentração semiótica e estética em pouquíssimas palavras.

Sempre me pareceu que a chamada ‘poética mensageira’, típica da poesia internacionalista do seu tempo, não era a mais próxima das nossas tradições, mesmo das urbanas. Pelo que li e ouvi até à data, nós temos duas tendências bem marcadas até nas nossas brincadeiras de olhos verbais e quotidianos. A de um

Tu, meu irmão,
Que gostas de camisa de cor
Camisa sarapintada
Com variados desenhos,
Camisa fora das calças
E óculos vermelhos nos olhos.

- como escreveu M. António em 1951. E a outra, que me faz lembrar a maneira como a cobra cospe seu veneno: rápida, incisiva, fatal.

Raiva
nos dentes:puro
uivo
da cor

- como escreveu Vilanova num destes haicais.

O discursivismo panfletário, a verborreia redundante, aparentemente lógica, de conotações político-partidárias imediatas e já muito batidas, isso entra na nossa história literária por imperativo de luta, não por imperativo estético.

Por este motivo sempre me pareceu que as estruturas analógicas, que formam a base dos provérbios, das adivinhas, da grande lírica popular urbana e rural, viessem elas do Japão ou de quadras populares luso-brasileiras, eram muito mais próximas das nossas tradições. Bem como a grande oratória, que podia ter sido surrealista mas não foi, a grande oratória barroca, das cortes tradicionais, o ouro, a vivacidade e os contrastes bruscos eram a outra parte da nossa veia lírica e poética.

Não por acaso, nem me parece que por modismo, Lopito Feijoo, que se inicia tentando essa grande oratória em poesia com a ironia ácida e luxuriante de Doutrina, acaba escrevendo haicais profusamente. David Capelenguela, aquele dos poetas da sua geração mais próximo talvez das tradições rurais, desenvolveu igualmente esse gosto pelos haicais em Véu do vento e já desde M. António e de 1963 que as analogias tradicionais são consideradas, entre alguns de nós, com toda a justiça, como “pura poesia”. Veja-se o trabalho feito com elas por Arlindo Barbeitos, principalmente nos seus dois primeiros livros (Angola, angolê, angolema e Nzoji (sonho)), bem como as suas afirmações sobre o assunto aí exaradas.


Sendo assim, este novo livro de João-Maria Vilanova é de saudar como uma surpresa mas, também, como um reencontro. O reencontro de um poeta nacionalista com a mais funda verve do seu povo.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

José da Silva Maia Ferreira - uma biografia atlântica - resumo e notícia

  https://www.amazon.com/Jos%C3%A9-Silva-Maia-Ferreira-Portuguese-ebook/dp/B0CLGDRQ4N https://www.amazon.com/Jos%C3%A9-Silva-Maia-Ferreira-Portuguese-ebook/dp/B0CLGSCYWX?ref_=ast_author_dp Ao fim de muitos anos de pesquisa, da qual fui dando sinais aqui, fragmentários sem dúvida, publiquei finalmente a biografia de José da Silva Maia Ferreira. Como se sabe, t rata-se do primeiro poeta angolano a publicar um livro em Angola, entre o fim de 1849 e o começo de 1850. O título é bem conhecido: Espontaneidades da minha alma: às senhoras africanas .  O que publiquei foi uma extensa biografia centrada na pessoa do poeta e nas pessoas que o antecederam, que o acompanharam, com quem se relacionou. Pelas relações pessoais e sociais estudadas acabei fazendo igualmente um esboço do que foram várias das comunidades atlânticas onde se falava também o português: a angolense (Luanda e Benguela, principalmente), a brasileira (Rio de Janeiro e Recife sobretudo), a portuguesa (Lisboa e Porto), a ...

Bocage em Angola - no século XIX

Por uma santa queres tu passar, E mal sabes que no mundo exaltar Honra e virtude, é uma peta e engano, Como em bom verso disse o divo Elmano (Cordeiro da Matta, «A uma Lucrécia», Luanda, 1887)

Plínio Palhano

Plínio Palhano é um desses extraordinários criadores pernambucanos cuja obra fica mal conhecida fora de um círculo ou circuito estrito. Desde poetas como Carlos Pena Filho, ou Alberto Cunha Melo, ou Ângelo Monteiro e Lucila Nogueira, até este artista plástico a arte e a literatura de Pernambuco, particularmente de Olinda-Recife, continua a constituir uma experiência instigante para estudiosos e apreciadores. Talvez recursos como a Internet estejam subaproveitados por alguns destes criadores artísticos. Atualmente foi colocada em rede uma mostra significativa, que vale mesmo a pena visitar, de quadros de Plínio Palhano. Para ela remeto os visitantes do blogue. É só clicar em Plínio Palhano