Avançar para o conteúdo principal

Machado de Assis e a estética da receção


"Ninfa, doce amiga, fantasia inquieta e fértil, tu me salvaste de uma ruim peça com um sonho original, substituíste-me o tédio por um pesadelo: foi um bom negócio. Um bom negócio e uma grave lição: provaste-me ainda uma vez que o melhor drama está no espectador e não no palco" 

(A chinela turca. - in: Papéis avulsos, ed. el., p. 80)

Machado de Assis foi, sem dúvida, um escritor e intelectual extraordinário. Ficou famoso também pelas suas antecipações, entre as quais se destaca a arrasadora desmontagem da paranóia psicanalítica (então apenas a psicologia estaria em causa) feita em O alienista. 

Num volume que também inclui esse quase conto fantástico, há uma outra narrativa de nítido escopo antecipador: A chinela turca. Antecipador por ser, também, quase um conto fantástico no seu final e pelo que diz respeito à Estética da Receção. 

Digo também, e repito, porque o conto foi já analisado em função, mais uma vez e com toda a pertinência, das relações da obra de Machado com a psicanálise, ou simplesmente a psicologia. 

O conto, o mais antigo de Papéis avulsos, foi também comentado com pertinência quanto à sua relação com a tradição folhetinesca. Nesse estudo se refere um livro de Paul Dixon muito popular entre machadianos - e com justeza. É nesse livro que se faz notar, o mais completamente que sei, a relação directa da tese exposta por Machado de Assis no final do conto e uma teoria da receção, encaixada numa teoria da perceção.

As teorias da leitura em Machado de Assis são recorrentes, como se nota em muitos dos estudos acerca da sua obra. Este conto, porém, se distingue pela alta concentração simbólica e por uma pela tensão dicotómica dupla: entre real e fantástico (resolvendo-se no final quando o escritor nos dá o fantástico só como sonho do protagonista) e pela tensão entre psicologia e teoria da leitura. 

A este nível, sempre que a narrativa intensifica o choque entre duas personalidades (o major, o bacharel) e dois planos intencionais, intensifica-se também a transmissão simbólica de uma teoria da leitura. Chegamos ao fim sem sabermos se o escritor jogava apenas com a tensão entre duas personalidades e dois objetivos ou com a simbolização de uma teoria literária, sobretudo de uma teoria da receção. 

O que é notável é que só hoje, depois de Jauss, Iser (mais recuadamente Vodicka) temos condições para ver com nitidez tudo o que pode estar em jogo naquela narrativa, sem dúvida um conto de mestre, um dos maiores da língua portuguesa. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

José da Silva Maia Ferreira - uma biografia atlântica - resumo e notícia

  https://www.amazon.com/Jos%C3%A9-Silva-Maia-Ferreira-Portuguese-ebook/dp/B0CLGDRQ4N https://www.amazon.com/Jos%C3%A9-Silva-Maia-Ferreira-Portuguese-ebook/dp/B0CLGSCYWX?ref_=ast_author_dp Ao fim de muitos anos de pesquisa, da qual fui dando sinais aqui, fragmentários sem dúvida, publiquei finalmente a biografia de José da Silva Maia Ferreira. Como se sabe, t rata-se do primeiro poeta angolano a publicar um livro em Angola, entre o fim de 1849 e o começo de 1850. O título é bem conhecido: Espontaneidades da minha alma: às senhoras africanas .  O que publiquei foi uma extensa biografia centrada na pessoa do poeta e nas pessoas que o antecederam, que o acompanharam, com quem se relacionou. Pelas relações pessoais e sociais estudadas acabei fazendo igualmente um esboço do que foram várias das comunidades atlânticas onde se falava também o português: a angolense (Luanda e Benguela, principalmente), a brasileira (Rio de Janeiro e Recife sobretudo), a portuguesa (Lisboa e Porto), a ...

Bocage em Angola - no século XIX

Por uma santa queres tu passar, E mal sabes que no mundo exaltar Honra e virtude, é uma peta e engano, Como em bom verso disse o divo Elmano (Cordeiro da Matta, «A uma Lucrécia», Luanda, 1887)

Plínio Palhano

Plínio Palhano é um desses extraordinários criadores pernambucanos cuja obra fica mal conhecida fora de um círculo ou circuito estrito. Desde poetas como Carlos Pena Filho, ou Alberto Cunha Melo, ou Ângelo Monteiro e Lucila Nogueira, até este artista plástico a arte e a literatura de Pernambuco, particularmente de Olinda-Recife, continua a constituir uma experiência instigante para estudiosos e apreciadores. Talvez recursos como a Internet estejam subaproveitados por alguns destes criadores artísticos. Atualmente foi colocada em rede uma mostra significativa, que vale mesmo a pena visitar, de quadros de Plínio Palhano. Para ela remeto os visitantes do blogue. É só clicar em Plínio Palhano