Avançar para o conteúdo principal

e-books, kobos e retrocessos



Num artigo recente publicado no Washington post se discute, mais uma vez, a relação entre poesia, livros eletrónicos e livros em papel. Uma vez mais se repete uma série de jargões e pressupostos que passam, numa rápida conversa de café, por verdadeiras evidências. A atualidade do tema leva a isso, infelizmente…
Há dois tipos de lugares-comuns nos ensaios e artigos sobre as relações entre poesia e informática. São vulgarizações de duas linhas de pesquisa acerca do assunto. Uma estuda as relações entre a forma poética na escrita em papel e a transcrição para os aparelhos e programas mais recentes de leitura de livros eletrónicos (kindle, kobo); outra centra a sua pesquisa nas relações entre programação informática e programação poética. O artigo que tenho em mente inclui-se na vulgarização ubicada na primeira linha.
Os jornalistas adoram clichés e é compreensível isso, porque o cliché permite estabelecer uma rápida ponte entre leitor e jornalista. O surgimento dos programas e aparelhos como kindle e kobo veio facilitar-lhes a vida quando falam de poesia, porque eles se tornaram populares, falar deles tornou-se um lugar-comum. Como se limitam a reproduzir numa pequena tela o texto em papel, procurando aproximar-nos o mais possível do modelo-livro, há também muito pouco para dizer. Tudo é muito comestível.
No artigo a que me refiro, Eugene Ethelbert Miller (n. 1950, NY), ativista e poeta com um leque de interesses bem diversificado, lembra-nos que os novos e-books, desformatando o verso, tornam apoéticos os textos. É um exagero, sem dúvida, porque o ritmo está lá, qualquer leitor apurando o ‘ouvido interno’ de que fala Gadamer, mesmo ao ler, percebe qual é o ritmo. O problema é só gráfico, o grafismo confunde o leitor e, não havendo ritmo gráfico, o poema fica meio depenado. 
O que se passava na relação da poesia com a informática, antes do kobo e do kindle (este, sobretudo, não desformata necessariamente o ritmo gráfico – também é exagero afirmá-lo), é que podíamos ampliar, quer a noção de ritmo, quer a sua prática. Mais do que isso: controlar a passagem ou comunicação do ritmo ao leitor passo a passo.
A quebra de linha e o espaço vazio entre estrofes são recursos típicos da impressão em papel para traduzir pausas na oralidade. Momentos de suspensão. Os novos meios eletrónicos permitem marcar essas pausas com muito maior precisão e controlo sobre a leitura a partir do hipertexto. Basta que, para tal, o poeta desça do seu pedestal e o informático pare um pouco de pensar em dinheiro rápido. Juntos criam uma nova realidade, um poema cibernético, onde a potência expressiva e o conceito de linguagem ganham uma amplidão propriamente poética. Talvez aparelhos como os kobo e os kindle ainda não possam reproduzir esses poemas – até porque o seu objetivo é o de reproduzir a literatura a que o leitor está habituado. O seu objetivo é substituir um formato por outro com o mínimo de implicações e novidades, ou seja, o máximo de ‘comodidade’ para o leitor. Isso é que traz dinheiro rápido.
Não critico a decisão de fazer dinheiro rápido. É normal e mesmo para avançarmos até à compreensão geral das novas possibilidades expressivas precisamos de fundos de maneio, melhor dito: é preciso que o empresário tenha dinheiro para gastar com lucros menos rápidos. Pelas declarações de empreendedores transcritas no artigo, é de pensar que, no mínimo, os e-books reproduzam o ritmo gráfico da impressão em papel no futuro próximo. Seria de esperar que pudessem reproduzir o ritmo de apresentação e a movimentação dos versos na tela tal como fizeram já os mais variados ciberpoetas. Todos ganharíamos com isso e, intuitivamente, não me parece difícil.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

José da Silva Maia Ferreira - uma biografia atlântica - resumo e notícia

  https://www.amazon.com/Jos%C3%A9-Silva-Maia-Ferreira-Portuguese-ebook/dp/B0CLGDRQ4N https://www.amazon.com/Jos%C3%A9-Silva-Maia-Ferreira-Portuguese-ebook/dp/B0CLGSCYWX?ref_=ast_author_dp Ao fim de muitos anos de pesquisa, da qual fui dando sinais aqui, fragmentários sem dúvida, publiquei finalmente a biografia de José da Silva Maia Ferreira. Como se sabe, t rata-se do primeiro poeta angolano a publicar um livro em Angola, entre o fim de 1849 e o começo de 1850. O título é bem conhecido: Espontaneidades da minha alma: às senhoras africanas .  O que publiquei foi uma extensa biografia centrada na pessoa do poeta e nas pessoas que o antecederam, que o acompanharam, com quem se relacionou. Pelas relações pessoais e sociais estudadas acabei fazendo igualmente um esboço do que foram várias das comunidades atlânticas onde se falava também o português: a angolense (Luanda e Benguela, principalmente), a brasileira (Rio de Janeiro e Recife sobretudo), a portuguesa (Lisboa e Porto), a ...

Bocage em Angola - no século XIX

Por uma santa queres tu passar, E mal sabes que no mundo exaltar Honra e virtude, é uma peta e engano, Como em bom verso disse o divo Elmano (Cordeiro da Matta, «A uma Lucrécia», Luanda, 1887)

Plínio Palhano

Plínio Palhano é um desses extraordinários criadores pernambucanos cuja obra fica mal conhecida fora de um círculo ou circuito estrito. Desde poetas como Carlos Pena Filho, ou Alberto Cunha Melo, ou Ângelo Monteiro e Lucila Nogueira, até este artista plástico a arte e a literatura de Pernambuco, particularmente de Olinda-Recife, continua a constituir uma experiência instigante para estudiosos e apreciadores. Talvez recursos como a Internet estejam subaproveitados por alguns destes criadores artísticos. Atualmente foi colocada em rede uma mostra significativa, que vale mesmo a pena visitar, de quadros de Plínio Palhano. Para ela remeto os visitantes do blogue. É só clicar em Plínio Palhano