Avançar para o conteúdo principal

Angola: novas universidades e um velho problema



A criação de 7 novas universidades públicas em Angola foi sem dúvida um dos desafios mais aliciantes e estruturantes dos últimos anos. O processo revelou, no entanto, fraquezas e contradições que, se umas eram de esperar, outras eram de absolutamente evitar.
A criação das instituições, a nomeação das comissões instaladoras (que são as novas reitorias), atos fundamentais para o avanço do processo de extensão a todas as províncias de um ensino superior público desenvolvido, não vieram com medidas básicas como a auscultação dos meios locais para definir ramos científicos específicos, mais necessários numas províncias do que noutras. Daí deriva que duas províncias como Benguela e Kwanza-Sul, onde a pesca, a agricultura e a pecuária são atividades definidoras do respetivo perfil económico e social, não vejam tais atividades contempladas na criação de cursos e faculdades correspondentes.
Segundo problema que me ocorre e que talvez não seja de fácil resolução: as novas reitorias foram literalmente jogadas para as províncias sem recursos próprios, sem uma investigação das Finanças e da Polícia Económica sobre o estado das contas das instituições pré-existentes (no caso específico de Benguela e Kwanza-Sul, os que houve antes foram esgotados e ultrapassados por despesas absurdas e gestão danosa) e, sobretudo, sem organigrama nem estatutos próprios. Isso deixou extensas marcas de ambiguidades, aproveitadas imediatamente pelos oportunistas do costume e pelos que, habituados a roubar à vontade, se viram de um momento para o outro sem ‘o nosso pão’ – ou seja, o da corrupção, que por eufemismo se trata como sendo o pão dos pobres.
O combate decidido à corrupção, à total ausência de espírito académico e a luta pelo rigor científico levaram naturalmente a reações locais, tanto mais fortes quanto mais necessário eram o combate e a luta. No caso específico de Benguela, estranhamente, a nova equipa reitoral (e em particular o Reitor) foi contestada desde que se anunciou. Uma equipa que não tinha ainda três meses de gestão efetiva foi publicamente enxovalhada e criticada nas ruas e nos jornais (em jornais que só ouviram uma das partes) sob falsas acusações (que a maioria da imprensa propalou sem questionar). Era de prever que os erros e as críticas ficassem mais a dever-se à gestão anterior do que a uma gestão que tinha começado praticamente no momento em que já estava a ser contestada. O porquê desta disfuncionalidade aparente começa a perceber-se quando reparamos na coincidência entre o auge dos protestos (que aliás não tiveram a dimensão que se pensa lendo os jornais ou nos telejornais) e as datas dos exames de admissão dos novos alunos. Esse é o momento em que o sistema de corrupção produz mais dinheiro. Toda a gente na província se queixa abertamente do que paga para entrar na Universidade pública (este ano pediam entre 3000 a 3500 USD por ‘cabeça’), os nomes das pessoas com as quais se trata o assunto iam também de boca em boca (só assim os candidatos podiam contactá-las). Este ano, porém, a nova reitoria tomou medidas visando conter ou eliminar o fenómeno e, pelo menos em grande parte, conseguiu. Os professores corruptos viram-se assim a braços com uma pressão dupla: por um lado percebia-se oficialmente o que eles estavam a fazer e isso podia levar mesmo a processos e despedimentos; por outro lado os lesados reclamavam o seu dinheiro, pelo menos aqueles que não entraram (alguns podem ter conseguido nota para entrar e pagavam só para, mais tarde, não saírem da lista dos aprovados). Vem nessa altura a maior onda de protestos contra o novo reitor, que uma hábil manipulação de boatos, mujimbos, informações, suspeitas, acalentara e fizera crescer gradualmente. E quem vemos a dar a cara? Pessoas ligadas à antiga direção das instituições pré-existentes e que não tinham conseguido ‘emprego’ (chefias) com a nova reitoria. Para quem está por dentro das coisas não era preciso ver mais.
Repare-se agora: com a nova Reitoria já foram promovidas mais atividades científicas que nos dois mandatos anteriores. Nos dois mandatos anteriores não houve produção científica de relevo (quando houve oportunidade para publicar livros de professores do ISCED publicaram-se as teses de Mestrado das duas vice-decanas – ambas, como o Decano, professoras do mesmo Departamento que, literalmente, tomou conta de toda a Instituição). Foram sistematicamente boicotadas iniciativas de investigação e participação em Congressos dos docentes, proibindo-se mesmo os docentes de se deslocarem para fora do país sem qualquer justificação; foram largamente dificultadas as pretensões de progressão nos graus académicos, inclusive deixando-se cair bolseiros que já estavam a preparar doutoramentos fora do país e que tiveram de sobreviver à sua custa, pois o que se preparava era uma situação na qual os únicos doutorados em condições de dirigir a nova instituição fossem os membros da direção cessante. As dívidas contraídas pela direção cessante do ISCED-Benguela e do CUB (Centro Universitário de Benguela, raiz da atual Reitoria) acumulam-se à porta da nova Universidade, sem que disso tenham beneficiado os alunos, o ensino, os professores, as bibliotecas, as instalações. As dívidas em alguns casos ascendem a quantias impensáveis, injustificáveis e acumuladas nos últimos anos, não só do último ano. E eu sei muito bem do que falo porque, no meu caso particular, a anterior direção ficou a dever-me para cima de 12000 USD e chegou a levar dois anos para satisfazer dívidas menores do que essa. Não cumpria, sistematicamente, com as obrigações a que o contrato a obrigava. Os colaboradores e outros docentes não recebiam os seus salários por atraso nos processos de contratação (no caso dos colaboradores sem sequer essa justificação), nos quais muitas vezes faltavam os requisitos básicos para contratação de professores. Os senhorios das casas alugadas pelo ISCED ficavam muitos meses à espera de receber a quantia anual das mensalidades sem qualquer justificação credível, pressionando os professores instalados para abandonarem as casas. O estado geral era de caos, despotismo e corrupção. Como podíamos acreditar que a maioria dos docentes estivesse contra uma nova reitoria que nenhuma responsabilidade tinha nisto e que tinha acabado de se instalar? Claro que não era verdade.
Não falo disto para desabafar, mas porque todo o processo nos demonstra que Angola tem pela frente um problema bem maior do que os habitualmente comentados. Um problema mental, que deriva de um estado geral de irresponsabilização, paternalismo, facilitismo e corrupção. Útil para manter a população próxima do governo e do partido governante, nos anos difíceis da guerra civil, esse estado geral é agora o maior empecilho ao desenvolvimento. Porque o próprio MPLA sabe que não pode romper de repente com os hábitos que sustentou, com a ideia de que tudo seria perdoado, ultrapassado, facilitado, exceto a oposição, o apoio a outros partidos, etc. De maneira que, por mais sincera que seja a intenção de democratizar e desenvolver o país económica, social e cientificamente, ela tem pela frente uma barreira que se transforma, com facilidade, numa muralha difícil ou impossível de romper. Os custos sociais e políticos do combate pela democracia e pelo desenvolvimento ficam demasiado pesados. A tendência para recorrer a métodos antigos (leia-se: repressão) avoluma-se. A tendência dos grupos oposicionistas (e de muitas ONG’s) para a demagogia, para o populismo, acentua-se possibilitando a continuação do paternalismo e da irresponsabilização. A tendência da imprensa (particularmente a escrita) para contratar jornalistas inexperientes e sem qualquer exigência de imparcialidade aumenta igualmente. Isto, somado aos atrasos nos pagamentos de salários e de outras obrigações (por exemplo com muitas empresas privadas) está a gerar no país uma situação que ameaça, em último grau, a própria criação de novas universidades, de empregos para a população que precisa de dinheiro para ler e estudar, de estabilidade social para que o desenvolvimento se processe sem ruturas. Um projeto sem dúvida necessário e estruturante corre assim o risco de nos dar apenas mais do mesmo – caso não sejam tomadas urgentemente medidas que passem para além dos paliativos habituais.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

José da Silva Maia Ferreira - uma biografia atlântica - resumo e notícia

  https://www.amazon.com/Jos%C3%A9-Silva-Maia-Ferreira-Portuguese-ebook/dp/B0CLGDRQ4N https://www.amazon.com/Jos%C3%A9-Silva-Maia-Ferreira-Portuguese-ebook/dp/B0CLGSCYWX?ref_=ast_author_dp Ao fim de muitos anos de pesquisa, da qual fui dando sinais aqui, fragmentários sem dúvida, publiquei finalmente a biografia de José da Silva Maia Ferreira. Como se sabe, t rata-se do primeiro poeta angolano a publicar um livro em Angola, entre o fim de 1849 e o começo de 1850. O título é bem conhecido: Espontaneidades da minha alma: às senhoras africanas .  O que publiquei foi uma extensa biografia centrada na pessoa do poeta e nas pessoas que o antecederam, que o acompanharam, com quem se relacionou. Pelas relações pessoais e sociais estudadas acabei fazendo igualmente um esboço do que foram várias das comunidades atlânticas onde se falava também o português: a angolense (Luanda e Benguela, principalmente), a brasileira (Rio de Janeiro e Recife sobretudo), a portuguesa (Lisboa e Porto), a ...

Bocage em Angola - no século XIX

Por uma santa queres tu passar, E mal sabes que no mundo exaltar Honra e virtude, é uma peta e engano, Como em bom verso disse o divo Elmano (Cordeiro da Matta, «A uma Lucrécia», Luanda, 1887)

Plínio Palhano

Plínio Palhano é um desses extraordinários criadores pernambucanos cuja obra fica mal conhecida fora de um círculo ou circuito estrito. Desde poetas como Carlos Pena Filho, ou Alberto Cunha Melo, ou Ângelo Monteiro e Lucila Nogueira, até este artista plástico a arte e a literatura de Pernambuco, particularmente de Olinda-Recife, continua a constituir uma experiência instigante para estudiosos e apreciadores. Talvez recursos como a Internet estejam subaproveitados por alguns destes criadores artísticos. Atualmente foi colocada em rede uma mostra significativa, que vale mesmo a pena visitar, de quadros de Plínio Palhano. Para ela remeto os visitantes do blogue. É só clicar em Plínio Palhano