Avançar para o conteúdo principal

Breve resumo sobre José Pinto da Silva Rocha e O Mercantil

 


O periódico O Mercantil iniciou-se a 9.7.1870[1] e terminou só a 8.1.1897 (Lopo, 1964 p. 68). Sofreu muitas interrupções, a maioria determinadas por reações contra matéria publicada no jornal, abrindo-se processos judiciais que implicaram, por vezes, pesados custos para o proprietário. Não podendo proibi-lo, tentavam forçar a sua falência. A primeira dessas interrupções, entretanto, foi determinada e executada pelo administrador e chefe da polícia de Luanda, a 25.1.1873, quando o jornal ia no n. 137. O governador geral aprovara a suspensão do periódico e a justificara para Lisboa. Felizmente, pela portaria 38 (1873.3.5), João de Andrade Corvo (então ministro dos Negócios da Marinha e Ultramar) autorizou a reaparição d’O Mercantil (Lopo, 1964 p. 69). O diretor corrigiu o tiro, passando a ser muito mais amigo dos governadores e de várias autoridades superiores, embora denunciando, ou deixando que se denunciassem, casos concretos e graves – mas sempre sem envolver o governador. Durante o seu mandato, no começo da década de 1880, Ferreira do Amaral o considerava “o “melhor informador de toda a província e o mais lido e conhecido”, comparando o seu papel ao do Diário de notícias em Portugal (Ribeiro, 2012 p. 37). Foi, mesmo com tais interrupções, o mais duradouro de todos os que se publicaram no século. Continuou, no que diz respeito à estrutura, sentido crítico e de abertura, o trabalho iniciado por A Civilização da África portuguesa. Na linha de publicações críticas, abertas e com autonomia para imprimir, O Mercantil foi o segundo a aparecer. Enquanto jornal polémico, foi o terceiro, levando-se me conta que O Comércio de Luanda foi também jornal aberto a polémicas – embora restringindo-as aos interesses do verdadeiro proprietário, ou seja, sem sentido crítico nem propósito de cimentar a liberdade de imprensa em Angola.

Debruço-me aqui sobre a primeira fase d’O Mercantil, até à sua primeira suspensão. Mas não deixo de considerar todos os números que pude ler e que, infelizmente, foram poucos. A primeira fase é que interessa considerar, no âmbito específico desta secção do capítulo dedicado ao percurso da imprensa em Angola no século XIX. Nesse momento inicial o diretor assegurava a continuidade de uma imprensa crítica na colónia, mantendo vivo o legado da liberdade, que O Cruzeiro do Sul retomaria logo depois (em 1873) – e pesem embora divergências ou polémicas ou antagonismos entre os dois periódicos. Após a primeira suspensão veremos O Cruzeiro do Sul e vários outros assegurando e completando esse legado político de denúncia, reclamação, combate pelo desenvolvimento e por uma governação mais séria, mais eficaz.

 

O fundador

O Mercantil foi protagonizado, desde o começo, por José Pinto da Silva Rocha. Pouco sei sobre ele. Na Nova História da colonização portuguesa, vol. X, Jill Dias integra-o no grupo dos angolenses (Dias, 1998 p. 530):

na sua maioria os filhos do país mais ativos eram filhos e netos de europeus, como sucedia com João Feliciano Pederneira, na década de 1860, Lino de Sousa Araújo, José Pinto da Silva Rocha, José de Fontes Pereira, a partir dos anos setenta, ou João da Ressurreição Arantes Braga e Arsénio[2] do Carpo, nos anos oitenta.

No entanto, era branco – não implicando a cor da pele que tivesse nascido fora de Angola, nem mesmo que ‘branco’, ainda perante um funcionário judicial, equivalesse ao que chamamos hoje de ‘branco’. Sei disso por um processo referido num BOGGPA de 1893. Na coleção guardada na Sociedade de Geografia de Lisboa, os números respeitantes a esse ano reúnem muitos “Apenso” no final. O “Apenso” n. 15 é o do “Mapa dos réus julgados no ano judicial de 1892 a 1893.” A pp. 16 aparece o nome do jornalista: “José Pinto da Silva Rocha. Crime: abuso de liberdade de imprensa. 20 dias de multa a 1$000 réis. Profissão: jornalista.” Não diz se estava casado. Quanto ao sexo: masculino. Cor: branca. Também se escreve que nessa altura contava 52 anos, o que daria, como data de nascimento, cerca de 1840, ou 1841. Nascera, portanto, cerca de treze anos antes de Pedro Félix Machado. Se tinha 52 anos em 1892, com 50 anos ainda se encontrava de saúde e com força suficiente para desarmar e prender um polícia embriagado, segundo o jornal Correio de Luanda[3]:

O corneta n.º 45 do corpo de polícia fez na segunda-feira, na rua Salvador Correia, graves proezas.

Algumas pessoas iam sendo vítimas daquele agente de segurança pública, que nos dizem se achava muito embriagado.

O nosso colega Silva Rocha, do Mercantil, foi quem o prendeu, tendo-o antes desarmado, no que mostrou quanto é corajoso.

Teria, portanto, corpo robusto e, quiçá, treino militar.

Maria Cristina Portela Ribeiro, na página já citada mais atrás, transcreve, da Angolana, o retrato do proprietário pelo governador geral:  

um homem trabalhador e assíduo que vive do que lhe rende o seu jornal, e que se satisfaz sempre que ele não excita animadversões ou ódios. Homem pacifico e eminentemente sossegado, não possuindo um largo talento literário tem-lhe contudo as vicissitudes da vida trazido uma suficiente dose de senso comum com que sustenta muito regularmente o seu jornal.

Quem era José Pinto da Silva Rocha? De onde viera para fazer O Mercantil?

A primeira referência a Silva Rocha que vi, relacionada com Angola, veio do Livro 12 das Mercês de D. Luís I. Aí consta «Carta» passada ao futuro jornalista, com data de 19.7.1866, confirmando-o no cargo de Almoxarife dos Armazéns Nacionais da cidade de Benguela[4]. Mas ele já se tinha apresentado cerca de dois anos antes, pois há referência a uma nota comunicando a apresentação, na secretaria do governo de Benguela, do diploma emitido pelo governo geral a José Pinto da Silva Rocha, colocando-o no lugar de almoxarife na cidade[5]. No mesmo arquivo em linha vemos a primeira data apontada acima, 19.7.1866, mas como a da apresentação, “na secretaria do governo, da carta régia de nomeação de José Pinto da Silva Rocha para o lugar de almoxarife dos […]”[6]. A confirmação da nomeação publicou-se no Diário de Lisboa n. 222 (1865.10.2), p. 2230[7]. Transcrevo a parte que nos interessa:

Havendo-se procedido a concurso para o provimento do lugar de almoxarife dos armazéns nacionais da cidade de Benguela […]; tendo sido José Pinto da Silva Rocha o único candidato que se apresentou no dito concurso; e atendendo às informações dadas pelo governador geral da província de Angola em ofício de 24 de julho do corrente ano[8]: hei por bem confirmar o mencionado José Pinto da Silva Rocha no lugar, que já exercia por nomeação provisória […].

Temos, portanto, José Pinto da Silva Rocha como almoxarife dos Armazéns Nacionais em Benguela, pelo menos desde cerca de outubro de 1864, confirmado a 19 de setembro do ano seguinte. Se, passados seis anos, instalava na capital um projeto sólido, bem estruturado, de empresa jornalística e afins, é porque já teria conhecimentos no ramo, que não os adquiridos como almoxarife naquela cidade pequena, desprovida, que ainda nem estava coberta pelas acácias rubras. Porém, foi a referência mais recuada que lhe encontrei.

Sabe-se, entretanto, que fora demitido e corria, ainda em 1884, notícia de que o motivo estava nas “falsificações que praticou em Benguela como almoxarife”[9]. A afirmação fora feita pelo “magistrado o sr. dr. Campos de Paiva”. Com tais acusações o magistrado se recusava a participar de um conselho de guerra para o qual o governador Ferreira do Amaral nomeara Silva Rocha, “paisano”[10], como presidente. O magistrado recorda que, em vez de o fazer pagar pelos crimes cometidos, o governador ainda providenciara para ele “um hábito da Conceição”, que o tornara comendador. A demissão do almoxarife transcreve-se no Diário de Lisboa n. 44 (1867.2.23), p. 1, de que extraio o que nos interessa:

Tendo em consideração o que me representou o governador geral da província de Angola, em ofício de 16 de janeiro último, acerca do almoxarife dos armazéns de Benguela, José Pinto da Silva Rocha, atualmente suspenso do exercício daquele lugar: hei por bem, por conveniência de serviço, demitir o dito empregado do dito lugar, para que havia sido nomeado por decreto de 19 de setembro de 1865.

Não nos diz, o documento, qual o crime de que foi réu, mas com certeza que o dr. Campos conhecia tal processo. Porém, o que nos interessa é que os tempos do almoxarifado em Benguela terão permitido, seja por que meio for, a José Pinto da Silva Rocha acumular algum capital, usado para instituir o seu periódico, de resto longevo.

O diretor agregou várias funções ou serviços ao seu projeto, para ajudar a viabilizá-lo. Um dos serviços era o de livreiro, que nos revela qualquer traço mais do seu carácter.

Em 1863 publicava em Paris, a editora de Dezobry, F.d Tandou & Cie, um título extenso de Émile Burnouf, “professor na Faculdade de Letras”: Essai sur le Vêda ou études sur les réligions, la littérature, et la constitution sociale de l'Inde depuis les temps primitifs jusqu'aux temps Brahmaniques. Essa edição chegou até nós, conforme pude comprovar na Biblioteca da Câmara Municipal de Luanda. O volume estava incompleto, faltando-lhe as últimas páginas do índice e a contracapa (acaba abruptamente na p. 472). Que relação tem isso com o nosso protagonista? Na folha de rosto há um manuscrito de posse: “Alfredo Moraes / Lxª / [?]-4/6[?]”. Não sei se Alfredo Morais comprou o livro em Luanda e o levou para Lisboa, ou vice-versa. Não sei (porém suponho que sim) se se tratava de Alfredo Adelino da Cunha Moraes, filho mais novo de Abílio Simões da Cunha Moraes e de Carolina da Conceição. Caso sim, pertencia a uma família importante para a história da fotografia em Angola e Portugal. O que vi, no verso da capa, é que nos liga ao periódico mais resiliente de Angola no século XIX: nele reside um selo de “J. P. da Silva Rocha / Com oficinas tipográfica, e de livreiro / Rua de Salvador Correa / Luanda.” Implica isto, pelo menos, três hipóteses: 1) José Pinto da Silva Rocha também comerciava com livros e bem no centro de Luanda; 2) É possível que tenha lido Burnouf; 3) Podem livros dele ter ido parar à Biblioteca Municipal de Luanda. Não sei quando começou como livreiro, se juntamente com a tipografia e o jornal, ou depois, mas é possível que o projeto d’O Mercantil incluísse já esse ramo de atividade. Pela data previsível do autógrafo de “Alfredo Moraes”, o exemplar deve ter sido comprado em Lisboa por essa pessoa, que depois o terá vendido em Luanda a Silva Rocha, ou deixado à consignação na sua empresa para venda.

Outro exemplar que vi nas estantes da Biblioteca Municipal é um manuscrito chamado Colleccion de poesias românticas […]. No fim tem um curto impresso, ilegível já, que parece um epigrama em latim. No começo do exemplar há uma referência (em espanhol) a um colégio jesuíta e a data: “18 de Abril de mil ochocientos y sessenta y siete – Jueves santo”. Abaixo vem a assinatura, por extenso, de Joaquim Eugénio de Sales Ferreira, bibliógrafo e professor, além de comerciante e político (filho e irmão dos dois militares Francisco de Sales Ferreira, ambos também negociantes e o filho, além disso, escritor de assuntos práticos, técnicos, de prospeção sobretudo económica). Estava junto dela outra coleção de manuscritos e, como esta, no verso da contracapa colou-se um selo de “J. P. da Silva Rocha”, igual ao do exemplar de Burnouf atrás referido.

Em 1872, em plena campanha dos Dembos e com José Maria da Ponte e Horta como governador geral, apelou-se aos negociantes instalados em Luanda e no seu vasto arredor, ou hinterland, no sentido de contribuírem “para o transporte de material e munições de guerra e de boca para os Dembos”. Muitos contribuíram, entre filhos da terra e colonos. Alguns disponibilizaram embarcações (em demasia, só foram usadas três, de Prado & Toulson), outros só com “pretos”. O empresário José Pinto da Silva Rocha disponibilizou “2” (duas), como a maioria dos contribuintes alistados[11]. Isso confirma que alinhava com o projeto de expansão colonial para o interior, igualmente partilhado por outros angolenses, além dos reinóis.

Em 1873, ano em que lhe fecharam o jornal a primeira vez[12], pagou de emolumentos “$369”, segundo o BOGGPA 51 (1873.12.20), p. 595. As outras referências encontradas até agora são posteriores a este ano.

Em 1881 presidiu à comissão de apuramento das eleições para deputado, eleições polémicas e disputadas, embora viciadas à partida, como de costume. Assumiu tal encargo por faltar aquele que, por inerência, devia exercê-lo, portanto assumiu por escolha dos restantes elementos (representantes dos vários concelhos eleitores). Isso nos mostra o prestígio que detinha na tensa e segmentada colónia, que integrava angolenses e colonos na pequena elite votante.

A 17.10.1888 foi-lhe passado Alvará, pelo Foro de Fidalgo Cavaleiro da Real Casa[13]. Nesse mesmo ano, mas a 8 de novembro, no suplemento ao Boletim oficial se reporta que o “comendador José Pinto da Silva Rocha, redator d’O Mercantil”, compareceu na cerimónia de inauguração do caminho de ferro de Luanda a Ambaca, na estação principal (Luanda), em 31.10.1888. Discursou nessa data e a sua alocução se transcreveu a partir da p. 763. O discurso, curto, objetivo, pronunciou-o “na qualidade de representante da imprensa periódica de Angola”, o que diz muito sobre o prestígio do jornalista, já comendador. Considerava o evento

[…] um momento histórico, memorável, a registar nos anais desta província, nas páginas mais brilhantes em que se entregue à tradição a história das mais assinaladas conquistas da civilização e do progresso, aqui realizadas.

Não redigiu mal o seu discurso, e confesso que a frase “em que se entregue à tradição a história”, suscitando estranheza inicial, alertou-me para a curiosa relação conceitual entre a tradição e a história: a tradição reúne os episódios históricos num discurso a transmitir aos vindouros. A função do escritor é a de fixar o texto histórico (narrativo) para o levar à tradição. 

Mas o que mais interessa, de momento, é o ânimo, o entusiasmo com que saúda essa “conquista da civilização”. Tal ânimo empolgava, não só colonos, nem só comerciantes e fazendeiros, mas também muitos filhos da terra, dos mais variados ramos que iam formando a futura Angola. A expetativa era a de que “as locomotivas, atravessando essas vastas regiões do leste”, levassem “ao indígena, e ao colono, porque vivendo aí longe”, novas povoações, onde “a saúde, a alegria, a civilização, a riqueza” servissem para a “grande comunhão desses valiosíssimos bens” por todos. A prosa, imbuída que estava de uma visão económica desenvolvimentista, não deixava de conter uma sugestão de partilha, se é que não de igualdade na repartição dos bens. Indiciaria uma perspetiva utópica por parte do diretor? Não sei. Percebo, sim, que vinha, mais uma vez, na linha das intervenções jornalísticas e políticas d’A Civilização da África portuguesa, depois também d’O Cruzeiro do Sul, e estabelecia um elo de união com angolenses, “indígenas” e “colonos”.

Seria, por essa altura, católico. O próprio discurso a que me reporto assume a sua confissão religiosa, que parece ter sido sincera. Entre 1886 e 1888, o seu foi o único nome mencionado pelo intenso apoio dado ao jubileu sacerdotal. É certo que, na fonte consultada, além do seu, consta o de Eduardo Abranches Ferreira da Cunha, “magistrado-juiz do Tribunal Superior de Justiça”. Neste segundo caso, porém, se tratava de referência institucional, uma vez que o juiz presidia ao “comité diocesano” formado para preparar, em Luanda, o jubileu. Foram eles os dois únicos a receber, em 1888, a medalha «Pro Ecclesia et Pontefice», criada para premiar os que apoiavam o ano jubilar sacerdotal. (Aliaga, 2013 pp. 208, 211) 

O apoio às iniciativas eclesiais era, no entanto, já antigo, pois em 1872 O Mercantil prescindiu do pagamento do anúncio das festas em honra de Nossa Senhora da Nazaré (ao contrário do Boletim oficial)[14]. Por isso, ou por mais ainda, “o digno vigário o exmº sr. cónego J. M. Fernandes, no Mercantil nº 87,” tributara agradecimentos “aos dous ilustres cavalheiros que desinteressadamente coadjuvaram no dia 25 de fevereiro cantando na missa solene de N. S. da Nazaré”[15].

 

O projeto

O diretor concebeu, com o jornal, onde recolhia também fundos pela publicidade, a execução de “trabalhos particulares, para alguns serviços públicos” e uma “indústria de encadernação.” (Lopo, 1964 p. 69). Pensou, portanto, previamente, não só num periódico, mas num centro de serviços que ajudasse a torná-lo viável. O planejado resultou. O jornal atingia toda a colónia e dela recebia notícias, tornando-se cada vez mais influente. Como se refere em polémica já preparatória da repressão sobre O Mercantil, “os Dembos têm os seus secretários e há em Luanda um negociante que tudo lhes participa e até manda O Mercantil”[16], facto igualmente mencionado por Ana Paula Tavares e Catarina Madeira Santos (AAVV, 2002 p. 513). Vemos, assim, que o jornal de José Pinto da Silva Rocha penetrava no setor angolense e angolano até às cortes tradicionais dos Dembos, ao mesmo tempo em que tinha leitores e colaboradores coloniais. O mesmo, pelo que percebi, sucedera já com A Civlização da África portuguesa.

Segundo Júlio de Castro Lopo,

Dos antigos moradores de Luanda, ou que por aqui passaram em diferentes épocas, foram colaboradores do periódico, entre outros, António Urbano Monteiro de Castro, João Feliciano Pedreneira, Francisco António Pinheiro Baião[17], dr. José Batista de Oliveira, Joaquim Eugénio de Sales Ferreira, Francisco de Sales Ferreira, etc.. igualmente deram colaboração ao periódico o então major Henrique de Carvalho […] e o então 2.º tenente da armada real Henrique Lopes de Mendonça, quando esteve ao serviço da Estação Naval de Angola e que anos depois se revelou notável escritor e poeta de merecimento.

Como facilmente verificará quem já anda nestas pesquisas há mais tempo, o corpo de colaboradores mencionado por Lopo coincide largamente com os d’A Civilização da África portuguesa e, depois, d’O Cruzeiro do Sul. Reúne sobretudo coloniais e colonos – exceção feita, na lista fornecida por Castro Lopo, a João Feliciano Pedreneira e a Francisco de Sales Ferreira, o filho, nascido em Luanda, irmão de Joaquim Eugénio, por acaso nascido em Lisboa. A maioria desses colonos ou coloniais radicou-se porém na terra angolana, de forma geral aí procriando e vivendo até à morte, ou velhice avançada. Era, portanto, ainda jornal português, de colonos, porém acolheu diversas colaborações de angolenses, como iremos ver, e, entre os seus anónimos, contavam-se alguns filhos da terra – como, suponho, António Ferreira de Almeida e Silva, muito provavelmente natural de Zenza do Golungo.

 

Breve historial

O n. 1 saíra a 9.7.1870 e o último (o da suspensão) a 25.1.1873, quando ia no n. 137 (Lopo, 1964 p. 69). O proprietário foi sempre aberto, cedendo espaço a vozes discordantes, ainda que sem se confundir com todos os que para lá remetiam colaboração. Daí se geraram várias polémicas, incluindo aquela que levou à sua primeira suspensão. Por sua vez, parece ter sido essa primeira suspensão preparada por uma campanha difamatória, que não sei determinar exatamente quando começou, mas acredito que durante o ano de 1872.

Perante a publicação de uma denúncia contra o governador (José Cândido Loforte) de Benguela (publicada “no n. 101 do Mercantil”, a 6.6.1872), reagiram trinta moradores importantes da cidade, vincando o seu distanciamento. Julgo oportuno destacar os nomes de Augusto José Moreira Bastos, Manuel Tadeu Pereira Bastos e Eduardo Braga – todos comerciantes. A família Moreira Bastos, cujo primeiro progenitor conhecido em Angola viera de Portugal, espalhou-se pelo então distrito de Benguela, por Luanda, pelo hinterland de Luanda e até hoje descendentes seus encontram-se no país. Augusto José Moreira Bastos era comerciante e proprietário rico, mais rico do que Manuel Tadeu Pereira Bastos. Este viera de Portugal (Cabeceiras de Basto)[18], chegou a ter uma fazenda no Luacho, Dombe Grande, pouco a sul de Benguela. Uma sua filha, Ana, foi estudar para Portugal. O filho, Augusto Tadeu Pereira Bastos, nasceu em 1873 e foi também estudar para Portugal, regressando a Benguela pela morte do pai, pelo que teve de interromper os estudos e prosseguir autodidata. Foi etnógrafo, ficcionista (criou a primeira ficção policial angolana), cronista, político (progressivo), além de jornalista e criador de opinião. O terceiro veio a ter problemas no princípio do século XX, segundo parece injustamente, e foi defendido no tribunal por Pedro Félix Machado, que publicou brochura contendo o seu discurso em defesa de Eduardo Braga (Machado, sd). Por acaso ou não, José Pinto da Silva Rocha começara vida angolana em Benguela, precisamente. O abaixo-assinado dos comerciantes de Benguela vinha rebater um texto publicado em O Mercantil e, portanto, parecia desprestigiar o jornal, criando ambiente contra ele. 

A decisão, segundo o Boletim oficial n. 15 (1873.4.12), na página inicial, fora porém tomada pelo “administrador do concelho e chefe da polícia de Luanda.” Estavam em causa, entre outros, artigos do cónego António José do Nascimento, como lembrou Mário António. Segundo este ensaísta, o governador geral o acusava de redigir “escritos odiendos [odientos] e subversivos da ordem, no sentido da sonhada independência da Colónia”.

Estávamos perante mais um capítulo da luta contra a imprensa livre em Angola, que já vitimara A civilização da África portuguesa e, mortalmente, o ilustre cidadão brasileiro Francisco Pereira Dutra. Neste caso, a suspensão viria a ser entretanto retirada, como já disse, pela portaria 38, de 5.3.1837, “do ministro e secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Ultramar, João de Andrade Corvo”, publicada em Luanda, no Boletim oficial 15 (1873.4.12), p. 1. Vale a pena transcrever parte da fundamentação de Andrade Corvo. Depois de resumir a comunicação do governador geral a propósito, na qual se menciona que Sampaio suspendera, fechara a tipografia e apreendera “os prelos”, argumenta, contra a aprovação do governador, que “tudo” fora

alterado administrativamente, e sem intervenção da competente autoridade judicial [pelo que se devia] manter ilesa a liberdade de imprensa; cumprindo que os seus abusos, quando os haja, sejam punidos e reprimidos, segundo a disposição das leis.

Possivelmente o chefe da polícia agira de acordo com o governador, assumindo uma decisão que, por algum motivo, este achava arriscado assumir. Seja como for, a legalidade repôs-se e o governador havia de partir …para as ondas encapeladas da governação portuguesa desses anos, em que tantos, como Ponte e Horta, ora flanavam sobre as ondas, ora temiam ser cobertos por alguma vaga que os atirasse para as margens brutalmente.

 

Após esta fase inicial, o diretor d’O Mercantil tornou-se mais cauteloso, como também já disse. Nem por isso deixou de sofrer processos e condenações por causa de colaborações que publicava. Em 1886, o Comércio de Portugal publicava correspondência de Luanda (com data de 15.11.1886[19]), anónima. Num curtíssimo parágrafo se refere a O Mercantil em termos que desenham sumariamente o ponto de equilíbrio com que José Pinto da Silva Rocha evitava dissabores vindos do governador geral, ao mesmo tempo em que mantinha abertas as páginas do seu jornal a correspondências mais livres:

Por lá[20] há desmandos, mas há a correção que falta aqui. O velho Mercantil é sempre governamental a seu modo: defende só o governador. Das autoridades pouco se importa, como se está vendo, pois tem admitido artigos contra alguns funcionários.

O correspondente mostra estar bem por dentro dos assuntos e das intrigas, tal como informado sobre custos, falhas, despesas, incluindo no setor militar e da Marinha, como no da saúde. E escreve bem. Não sei se foi sempre o mesmo correspondente (que em 1879 se autoapresentava como tal e subscreveu “Alfredo Diniz” - se bem me lembro).



[1] Silva Pereira não menciona este título, nem em 1870 nem em 1871, na sua extensa listagem. Coloca o surgimento do jornal, em Luanda, em 1869 (Pereira, 1895 p. 113).

[2] Ela escreve com “s”, mas trata-se do filho, Arcénio de Carpo (não “do Carpo”).  

[3] N. 9, 2.3.1890, p. 2 (sem numeração na página).

[4] Registo Geral de Mercês, Mercês de D. Luís, liv. 12, f. 209 (PT/TT/RGM/J/0012/268998).

[5] Cópia da nota se encontra em Lisboa. Ela tem a data de 12.10.1864, pertencendo ao Códice 527-E-21-4, Seção: Benguela – Governo, Patentes e nomeações, Data: 14/10/1848 – 18/12/1869,  01P BR RJIHGB 126  PADAB DVD18,70 DSC00297 – tal como aparece em rede.

[6] Indicam o código 01P BR RJIHGB 126  PADAB DVD18,70 DSC00302.

[7] O documento que o Diário de Lisboa transcrevia tinha data de 19.9.1865.

[8] Governava então José Batista de Andrade (1819-1902), no seu primeiro mandato, que terminaria pouco antes desta notícia, em setembro de 1865 (ficando em seu lugar, provisoriamente, um conselho de governo).

[9] O Farol do povo, 84 (1884.8.30) [4].

[10] Era major de segunda linha, creio que por isso o governador entendeu que podia nomeá-lo para o caso, específico. Presidiria apenas naquele processo. 

[11] BO 17 (1872.4.27) 172.

[12] E por causa de uma colaboração sobre a guerra dos Dembos.

[13] Registo Geral de Mercês, Mercês de D. Luís, liv. 48, f. 279v (PT/TT/RGM/J/0048/189280).

[14] Cf. BO 17 (1872.4.27), p. 178.

[15] Florêncio R. da Costa refere o facto num anúncio colocado no BO 18 (1872.5.4), 188. Havia um remoque nesse texto: “pelo que, parece que seria desnecessário que se duplicasse o agradecimento”.

[16] Subscrito pelo Capitão de caçadores 5, Sebastião Nunes da Mata, figura de relevo na hierarquia militar da colónia. Pode ser visto no BO 41 (12.10.1872), pp. 440-441.

[17] Lopo escreve “Bayão”, como o próprio assinava e era comum no tempo.

[18] Em Angola começou por integrar o exército, sob as ordens de Geraldo António Victor, segundo conta Augusto Bastos. V. «Augusto Bastos: vida e obra – resumo», neste endereço: https://www.academia.edu/36994736/Augusto_Bastos_vida_e_obra_resumo (consulta em 9.8.2026).

[19] Publicada no n. 2230 (14.12.1886), p. 2.

[20] “lá”, no caso, é Portugal.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

José da Silva Maia Ferreira - uma biografia atlântica - resumo e notícia

  https://www.amazon.com/Jos%C3%A9-Silva-Maia-Ferreira-Portuguese-ebook/dp/B0CLGDRQ4N https://www.amazon.com/Jos%C3%A9-Silva-Maia-Ferreira-Portuguese-ebook/dp/B0CLGSCYWX?ref_=ast_author_dp Ao fim de muitos anos de pesquisa, da qual fui dando sinais aqui, fragmentários sem dúvida, publiquei finalmente a biografia de José da Silva Maia Ferreira. Como se sabe, t rata-se do primeiro poeta angolano a publicar um livro em Angola, entre o fim de 1849 e o começo de 1850. O título é bem conhecido: Espontaneidades da minha alma: às senhoras africanas .  O que publiquei foi uma extensa biografia centrada na pessoa do poeta e nas pessoas que o antecederam, que o acompanharam, com quem se relacionou. Pelas relações pessoais e sociais estudadas acabei fazendo igualmente um esboço do que foram várias das comunidades atlânticas onde se falava também o português: a angolense (Luanda e Benguela, principalmente), a brasileira (Rio de Janeiro e Recife sobretudo), a portuguesa (Lisboa e Porto), a ...

Bocage em Angola - no século XIX

Por uma santa queres tu passar, E mal sabes que no mundo exaltar Honra e virtude, é uma peta e engano, Como em bom verso disse o divo Elmano (Cordeiro da Matta, «A uma Lucrécia», Luanda, 1887)

Plínio Palhano

Plínio Palhano é um desses extraordinários criadores pernambucanos cuja obra fica mal conhecida fora de um círculo ou circuito estrito. Desde poetas como Carlos Pena Filho, ou Alberto Cunha Melo, ou Ângelo Monteiro e Lucila Nogueira, até este artista plástico a arte e a literatura de Pernambuco, particularmente de Olinda-Recife, continua a constituir uma experiência instigante para estudiosos e apreciadores. Talvez recursos como a Internet estejam subaproveitados por alguns destes criadores artísticos. Atualmente foi colocada em rede uma mostra significativa, que vale mesmo a pena visitar, de quadros de Plínio Palhano. Para ela remeto os visitantes do blogue. É só clicar em Plínio Palhano