Avançar para o conteúdo principal

Literatura e marxismo em Angola - apontamento sobre Eugénio Ferreira

 




O título «Literatura e marxismo» pode levar as pessoas a pensar que vou refletir sobre a visão que os marxistas possuem da literatura, mas não é isso que vou fazer. Há muitos anos e durante muitos anos, o Dr. Eugénio Ferreira o fez aqui em Angola e esse é o motivo próximo, chegado, pelo qual falo de literatura e marxismo – em Angola.

Com maior ou menor conhecimento das obras do próprio Karl Marx, de uma forma geral os nossos autores nacionalistas, em qualquer das gerações anteriores à independência, foram marxistas ou reclamaram-se ou se identificaram publicamente como tal. O marxismo constituiu, portanto, um dos cânones dessa época e a sua vulgata, o que publicamente se divulgava como marxismo, corria na boca de quase todos os candidatos a intelectuais e poetas por aqui. 

Podia ter sido um modismo, mas um modismo não dura tanto e, sobretudo, não marca tão estruturalmente uma literatura.

Nos países ditos ‘socialistas’, sobretudo naqueles sob influência da URSS, a ligação entre marxismo e literatura chamava-se realismo socialista. Não deu grandes frutos, como podemos ver nos nossos dias, em que se consagrou precisamente a plêiade de autores e autoras perseguidos durante o longo regime do PCUS. Nos países tidos como ‘capitalistas’ e em particular nos países lusófonos, a ligação entre marxismo e literatura incidiu, maioritariamente, no chamado neorrealismo.

O neorrealismo, no que diz respeito propriamente à arte literária, não é fácil de definir. Enquanto movimento de motivação ideológica, mesmo partidária, a sua maior preocupação estava na transmissão de um apelo e de uma denúncia veementes. Todos os recursos estéticos, desde que eficazes no meio, podiam ser usados. Daí que vemos poetas neorrealistas como Arnaldo França em Cabo Verde, ou António Cardoso em Angola, recorrendo a distribuições rimáticas e estruturas estróficas regulares tanto quanto às irregulares. O mesmo se diga para a métrica e o ritmo.

Assumo que esta minha perspetiva não é neorrealista nem marxista. Para os neorrealistas, como lembrou Eugénio Ferreira, “na esteira do pensamento de Lefèbvre, o conteúdo determina a própria forma” (E. Ferreira, Afolhamentos sem pousio 1998). Isto foi reduzido à mais simples e até grosseira expressão na prática de muitos poetas neorrealistas, que desconheciam a teoria que perfilhavam, razão pela qual se despreocuparam com aspetos formais. Havia, nas nossas literaturas (africanas em língua portuguesa), um lastro literário anterior que, sobretudo nos casos de Angola e Cabo Verde, preparava as mentalidades para essa atitude de atenção ao conteúdo e despreocupação com a forma, ou mera preocupação de clareza a nível da forma. Porque já vinha do Romantismo o lugar-comum de que a forma podia ficar imperfeita, menos bem tratada, desde que a febre do conteúdo o ditasse e a forma fosse capaz de transmitir o conteúdo. Ora, foi precisamente com o Romantismo que se começou a desenvolver, em todo o mundo, uma poesia politicamente empenhada. Por isso era comum ouvirmos um poeta, neorrealista mas não doutrinado, afirmar que “isto foi mesmo o que eu senti”, ou que “foi mesmo assim”, razão pela qual “não mudei nada, era isto mesmo que eu tinha a dizer, foi o que veio na altura”. O mito da criação poética espontânea trazido do romantismo veio co-fundir-se na prática neorrealista mais descuidada. E o resultado foi uma poesia totalmente inesperada e parcialmente desmazelada no que diz respeito à forma, totalmente controlada, pelo próprio autor e seus camaradas, no que diz respeito aos conteúdos.

Entretanto, seja por imitação seja por consciência estética e política, o neorrealismo acabou nos dando alguns cronótopos formais comuns e que podemos resumir: o recurso muito frequente a figuras de repetição, como na Bíblia e nas pregações dos padres; a tendencial irregularidade quanto a estrofes, versos e rimas (herança dos modernismos); uso de uma linguagem clara, simples, com analogias de curto alcance e por vezes imediatamente descodificadas no próprio texto; o predomínio da sinédoque, da alegoria e da metonímia; o recurso a tópicos cristãos reconvertidos ideologicamente (por exemplo a conotação da noite com a opressão política e a da manhã luminosa com o advento da redenção revolucionária, muito presente em Agostinho Neto). Isto no que diz respeito à lírica em verso. Quanto à narrativa, em que sem dúvida foi mais forte o neorrealismo de outras paragens, predominava o mesmo tipo de linguagem, com as mesmas características estilísticas. Elas serviam uma tendência para a composição de um herói-modelo e de uma promessa de vitória centrada em tudo o que ele simbolizava. Mas a narrativa exigia, além disso, que o ficcionista partisse de uma realidade concreta, que a articulasse dialeticamente com a sua época e mostrasse como, inevitavelmente, o processo histórico nos conduziria às gloriosas manhãs do homem novo. Esta exigência subia a parada e mantinha um mínimo de exigência estética a funcionar, graças às articulações simbólicas necessárias para convencer alguém das articulações dialéticas deduzidas. 

Foi o neorrealismo a corrente literária mais influente nos países africanos lusófonos até às independências e desde 1944, ano em que a revista Certeza, em Cabo Verde, publicou a sua primeira geração. Entre nós, o neorrealismo começou o comprido mandato em 1949, justamente pela mão de Eugénio Ferreira, quando fez sair o primeiro número (de 1947) da revista Cultura sob sua direção.

Ao longo de muitos anos ele manteve a doutrinação, através de livros hoje quase esquecidos mas claros e esclarecedores como A crítica neorrealista (E. Ferreira, A crítica neo-realista 1980), completada com o póstumo Afolhamentos sem pousio (E. Ferreira, Afolhamentos sem pousio 1998). A publicação posterior de Eugénio Ferreira: um cabouqueiro da angolanidade (Ferreira e Ferreira 2008) nos permite perceber a coerência dessa postura ao longo de toda a vida, não hesitando em criticar companheiros mais novos quando, pensando prestar um serviço ao partido, prestavam um mau serviço à cultura angolana.

Sem dúvida que essa permanência tornou o nome de Eugénio Ferreira inseparável, quer da literatura angolana, quer do nosso neorrealismo, que foi parte dela. Mas não só: o momento em que surgiu, a circunstância em que se inicia a sua intervenção, foram decisivos também.

Quando Eugénio Ferreira e mais alguns camaradas seus tomaram conta da revista Cultura, o nosso panorama literário era bem pobre e, sobretudo, dividido em dois. Por um lado a lírica de Bessa Victor, ainda novo, com dois títulos apenas de poesia e só um deles moderno, o contemporâneo, modernista e negrista Ao som das marimbas. Geraldo Bessa Victor representava a juventude da Liga Nacional Africana, ao mesmo tempo a continuação da elite luandense do fim do século XIX e começo do seguinte e a sua rutura em direção ao negrismo norte-americano, adaptado à imposição imperial de um papel para ‘os negros’ desde que ajudassem na ‘civilização’ daquela parcela e, eventualmente, de outras, do ‘Portugal Ultramarino’. Bessa Victor falava como negro e da condição do negro na Angola colonial, escrevia como um modernista moderado (em Ao som das marimbas), mas não é nem nacionalista nem neorrealista – parece-me, de resto, que a opção marxista dos nacionalistas o afastou definitivamente do MPLA, ou de círculos afins que haviam de nele desembocar.

Do outro lado líamos o modernismo saudosista, moderado e africanizado de Tomás Vieira da Cruz, uma espécie de assimilado na direção contrária, a da ‘cafrealização’. O bloco da literatura colonial entrava também numa certa revista Cultura e publicava aí poemas insípidos e incipientes ou, de quando em quando, elogiosos para a situação, como talvez os primeiros poemas do hoje esquecido Humberto da Silva, ou Humberto da Sylvan, que foi durante muito tempo um nacionalista fervoroso, íntegro (até se desiludir). Pegando nessa revista, Eugénio Ferreira conseguiu reunir um bom sector da sociedade colonial dedicada às ‘letras’, instruindo uns, aproveitando outros, conforme o grau de consciencialização e de força de vontade que possuíam. Mas não se contentou com reunir os colonos progressistas trazendo-os para o lado da independência e da revolução; juntou-lhes, o que é mais importante ainda, jovens angolanos que foi doutrinando, a quem foi falando em marxismo, apoiando no conhecimento e compreensão do que isso fosse. De maneira que, em Janeiro de 1949 é dada a ‘chamada’ para a literatura de combate, nacionalista e neorrealista, à qual se juntaria mais tarde a componente negritudinista. Ao fazê-lo reuniu uma futura nação, contribuiu para que ela encontrasse um rumo e deu o tiro de partida. Entre os jovens de que falo estavam Agostinho Neto, Viriato da Cruz, Mário Alcântara Monteiro, António Jacinto, Maurício de Almeida Gomes e outros que ‘responderam à chamada’, como escreve Mário Alcântara Monteiro, se não me engano no primeiro número dessa fase nova da revista Cultura.  Ao fazê-lo dava também começo à intensa relação da nossa literatura com a filosofia e a ideologia marxistas.

A segunda geração nacionalista angolana (de autores nascidos entre 1931 e 1940) acentuou precisamente essa ligação ao marxismo. Para o vermos imediatamente, basta recordar A vida verdadeira de Domingos Xavier, a Poesia com armas de Costa Andrade (que se refrescou numa ténue sombra de concretismo em São Paulo) e a de António Cardoso, ou o prefácio de Henrique Guerra a O segredo da morta, ou o seu conto «Josefo Camalata», que é também uma análise económica e antropológica da expansão ovimbundu. A atuação de Eugénio Ferreira na fervilhante mas pequena comunidade literária luandense também se fazia sentir sobre esta segunda geração e da mesma forma que sobre a primeira.

Mais que não fosse, só por isto o nome de Eugénio Ferreira se tornaria incontornável em qualquer História da literatura angolana, como também em qualquer História da crítica literária em Angola – ambas por fazer.

 

Francisco Soares,

Luanda, 7-6-2016.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

José da Silva Maia Ferreira - uma biografia atlântica - resumo e notícia

  https://www.amazon.com/Jos%C3%A9-Silva-Maia-Ferreira-Portuguese-ebook/dp/B0CLGDRQ4N https://www.amazon.com/Jos%C3%A9-Silva-Maia-Ferreira-Portuguese-ebook/dp/B0CLGSCYWX?ref_=ast_author_dp Ao fim de muitos anos de pesquisa, da qual fui dando sinais aqui, fragmentários sem dúvida, publiquei finalmente a biografia de José da Silva Maia Ferreira. Como se sabe, t rata-se do primeiro poeta angolano a publicar um livro em Angola, entre o fim de 1849 e o começo de 1850. O título é bem conhecido: Espontaneidades da minha alma: às senhoras africanas .  O que publiquei foi uma extensa biografia centrada na pessoa do poeta e nas pessoas que o antecederam, que o acompanharam, com quem se relacionou. Pelas relações pessoais e sociais estudadas acabei fazendo igualmente um esboço do que foram várias das comunidades atlânticas onde se falava também o português: a angolense (Luanda e Benguela, principalmente), a brasileira (Rio de Janeiro e Recife sobretudo), a portuguesa (Lisboa e Porto), a ...

Bocage em Angola - no século XIX

Por uma santa queres tu passar, E mal sabes que no mundo exaltar Honra e virtude, é uma peta e engano, Como em bom verso disse o divo Elmano (Cordeiro da Matta, «A uma Lucrécia», Luanda, 1887)

Assis Júnior e o segredo da morta - relações intertextuais e biográficas

Um dos patronos da literatura angolana e defensor acérrimo dos interesses legítimos dos filhos da terra, António de Assis Júnior foi, nesse contexto, hábil advogado. Ele veio na sequência de outros que se destacaram durante o século XIX. Mas é particularmente sugestiva a sua comparação com outro notável fundador da ficção angolana, Pedro Félix Machado. O advogado e poeta de Sorrisos e desalentos publicou uma obra baseada na defesa que fez do comerciante Eduardo Braga (Minuta do Agravo do Despacho de Pronúncia de Eduardo Braga). Braga fora acusado - segundo parece, injustamente - de estar ligado à famosa revolta do ossoma Ndunduma (Bié, 1890), contra as autoridades coloniais. Assis Júnior também nos legou uma obra resultante, em grande parte, da sua atividade como advogado. Envolvido na defesa jurídica dos filhos da terra expoliados, acabou sendo preso e sofrendo, ele próprio, em 1917, as arbitrariedades que denunciava. Deixou-nos um relato de todo o processo, o qual se tornou mais um...