Avançar para o conteúdo principal

O jardim das delícias



É muito provável que a mente humana siga procedimentos básicos, primários, ou fundamentais, que nos orientam nos mais diversos campos de atividade. A psicologia conhece alguns deles há muito tempo. Na perceção, como na cognição, como na arte, operamos por comparações, analogias e contrastes. Os olhos dirigem-se primeiro para onde há mais luz; o discurso dirige-se primeiro para o que marcadores emotivos assinalam como mais importante; o foco da nossa atenção dirige-se primeiro para onde há movimento. Ao fazermos isto, já estamos a trabalhar em contraste (portanto a comparar, é o que contrasta com o 'fundo' - que assim se torna fundo - que nos atrai a atenção). Também já estamos a fazer conotações (intuitivas, claro, ou mesmo instintivas - usando os termos com muita imprecisão. Olhamos para a luz, o movimento, o que nos emociona, porque automaticamente isso é conotado com perigo, vida, alimento - ou seja, com a procura de equilíbrio interno e harmonia na relação com a origem dos estímulos). Agora, porém, não estava só a pensar nisso (contraste, olhar primeiro luz e movimento, falar primeiro do que a emoção torna mais vivo). Estava a pensar em outro procedimento comum, primário, estruturante.

Algumas crianças, perante um pequeno monte de doces, retiram o de cima e vão tirando os outros depois, a pouco e pouco; tirado o de cima, os da camada logo a seguir ficam expostos e vão saindo um por um, como também vão saindo camada por camada até nada ficar. Outras crianças irão tirando um de baixo, outro em seguida, outro em seguida, a ver se conseguem o mais tarde possível retirar aquele que desfaz o monte. Umas terceiras procuram tirar logo aquele que fará cair todos de uma vez e riem-se.

Este simples e despretensioso jogo adocicado obedece a três tipos de estratégia que vamos encontrar em muitas outras atividades, individuais e sociais (até ao ponto em que possamos tratá-las de maneira distinta). Veja-se, por exemplo, como cai ou se derruba um sistema ou regime político. Por vezes, tira-se logo o docinho de cima; na política, isso pode significar que a camada logo abaixo cai também, ou não. Os docinhos de segunda linha, ou da primeira a seguir ao cabeça, podem organizar-se de maneira a suavizar as aparências e manterem-se no poder, ou podem eles próprios, para não perderem tudo, eliminar o chefe porque realmente é já esse grupo, essa oligarquia, quem domina o sistema ou o regime e o chefe tinha-se tornado apenas um ícone. Nesse caso, como em outros, a fraqueza dos que se opõem aconselha a seguir a outra estratégia: por baixo, vão-se comendo os docinhos que não fazem cair o monte e, por isso, não ficaram tão vigiados. Há de chegar-se àquele que, embora também despercebido a partir de cima, faz cair o monte. No entanto, se a força dos opositores atingir um nível apenas um bocado abaixo da igualdade, eles podem confrontar o regime ou o sistema exigindo ou forçando a retirada de mais um docinho dos de cima, para deglutição geral dos desesperados, e vão ganhando força por aí, na medida em que a sua força de pressão se torna visível para todos os outros oprimidos. Um por um retiram os docinhos das camadas superiores e o regime, ou o sistema, vai se desfigurando. Daí pode resultar simplesmente a desfiguração do sistema, que depois continuará sofrendo transformações graduais até que o seu funcionamento já não tem quase relação com o anterior. Quando, porém, o movimento oposicionista possui inteligência suficiente para isso e o movimento governista se distrai já tanto com o poder que não se apercebe das falhas, tira-se um docinho de baixo, daqueles que fazem despoletar primaveras árabes e cai tudo de uma vez. Ou não: o poder assusta-se, usa as suas armas, mata, esfola, prende, cala e obriga todos a aceitarem tudo novamente. Porém, nesse caso, já não é o tal montinho de doces que gerou o regime ou sistema e que o sustentava, há uma coligação forçada, um reforço de arames farpados evitando que rolem pelo chão os elementos de si já desligados uns dos outros.

Agora vamos olhar para a criatividade e a cognição de uma vez e podemos formar exemplos a partir das artes ou das ciências ou das filosofias e das teorias, quem sabe até podemos pensar em teologia e revelação.

O mito mais duradouro e fascinante quanto à criatividade e à cognição é o da iluminação, do insight. É o equivalente, no estudo dos processos cognitivos e criativos, à revelação divina, instantânea, mística, transcendente e inenarrável. É um mito e uma verdade, por isso volta-se constantemente a falar nele. Às vezes essa revelação fica escrita, ou sugerida, logo no começo de um ensaio ou de um livro, sendo tudo o que vem a seguir o desenvolvimento da descoberta.

Nas narrativas místicas, ou teológico-filosóficas, ou iniciáticas, há um processo de pequenas descobertas que vão marcando e orientando o percurso do protagonista (ou protagonizado, tornado protagonista por quem dirige o desfile das circunstâncias – Deus ou qualquer outro nome-conceito que o substitua, que desempenhe as mesmas funções narrativas). A seguir à revelação mística, à revelação da verdade, o herói do conhecimento pode retornar ao mundo. Facto por facto, fenómeno por fenómeno, ele irá vendo o que estava oculto neste mundo e mostrando-nos que este é outro, não como nos habituámos a olhar a partir da verdade velha, simplesmente repetida no banco das escolas. Outra vezes isso ficará a cargo do leitor e pára-se na revelação. O que despoleta a revelação é um docinho que, retirado ao monte, faz esboroar o edifício todo e então se revela a estrela viva sobre a qual estava erguido. Esse edifício todo alguns chamam de ego, outros de condicionamento, enfim, esse edifício todo é a imagem que tínhamos do mundo e de nós no munndo sem questioná-lo e sem nos questionarmos. No momento em que o ‘nosso mundo’ cai, temos uma oportunidade única (e talvez instantânea) de o vermos com os olhos bem abertos e sem controlo dos circuitos neuronais automatizados. Isso abre para um intenso momento criativo e cognitivo que pode levar vários nomes, desde reconhecimento até iluminação ou gestalten (sendo aconselhável aportuguesar o termo colocando re- antes, o mesmo do inglês reset).

Mas alguns psicólogos, metódicos, irão lembrar-nos o tal “desfile das circunstâncias” orquestrado pelo Deus-narrador-instrutor do nosso herói. Vão recordar-nos que houve, ao longo do percurso, vários docinhos que foram sendo retirados, obrigando-nos a reconfigurações provisórias que nos preparavam para a queda e a revelação finais do que era o ‘nosso mundo’ que ‘desabou’. Também nos lembrarão que, depois da revelação, essa re-visão do mundo opera uma série de pequenas gestalten, pequenos reset, ou seja, reconfigurações que examinam a possível expressão do que vimos ou pressentimos ou intuímos e, dessa forma, nos levarão a reconfigurar o mundo numa obra, numa sequência mais ambiciosa e detalhada.

Por vezes, ainda nos dirão tais psicólogos e com sua dose de razão, nem chega a dar-se o insight. Vamos só retirando um docinho, depois outro, sem desconfigurarmos o regime ou o sistema, operando apenas pequenas reestruturações no conjunto. Isso tudo, quem me lê, poderá confrontar com a estrutura das revoluções científicas do sr. Kuhn. Nas artes, as obras que derivam da grande iluminação, transcendental ou totalmente re-estruturante, refundam um mundo, abrem uma época, uma literatura, dão começo a uma religião, originam uma utopia que vai guiar os políticos por mais realistas que sejam. Depois, pequenas obras irão reformulando, preenchendo e reestruturando o mundo que se iniciou naquele big-bang, até que o docinho de cima cai de novo.

Outra aplicação do procedimento se dá nas narrativas literárias, como também nas mentiras em família, dentro do casal, entre pais e filhos ou filhos e pais: ou a verdade se desvela de uma vez, num choque, porque sucedeu qualquer coisa que torna incontornável a desilusão, Ou se vai desvelando pouco a pouco e, nesse caso, ou se coze uma meia-verdade consensual, ou chegamos àquele ponto em que finalmente vamos percebendo o que se passou... O mesmo acontece, então, nas narrativas policiais, ou nos romances em que pode haver ou não desenlace, quero dizer, o desenlace pode ser clássico, após uma peripécia (retirada do docinho que faz desabar a colina das delícias), ou não chega a haver desenlace mas, no final, a constatação de que, realmente, as coisas acabaram mudando... 

Não vale a pena repetir-me, fazer versões ou citar muitos exemplos interessantes, obras de pormenor e requinte, conversões e reconversões extraordinárias. Não porque eu seja um profeta ou mero candidato a isso, não, só devo terminar aqui porque já disse o que tinha a dizer. A leitura, não sendo mero passatempo nem passando por olhos cansados, caminhará dentro de cada um e nas conversas para um insight, ou para a retirada dos docinhos de base, ou para saborear os da camada intermédia, quem sabe. Ocorre-me só dizer que este processo, comum a todas as atividades humanas, explica bem como se dão os encontros (ao mesmo tempo choques e fusões) de culturas e como tais encontros, originando semioses de fronteira, nos tornam transculturais. Venham, portanto, as famílias, ensaiem a vossa culinária e vamos enriquecê-la provando os pratos uns dos outros e trocando especiarias e, quem sabe, descobrindo maneiras novas de cozinhar novas delícias. Até que, das antigas famílias, irão surgir outras pela mistura dos paladares e das línguas. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

José da Silva Maia Ferreira - uma biografia atlântica - resumo e notícia

  https://www.amazon.com/Jos%C3%A9-Silva-Maia-Ferreira-Portuguese-ebook/dp/B0CLGDRQ4N https://www.amazon.com/Jos%C3%A9-Silva-Maia-Ferreira-Portuguese-ebook/dp/B0CLGSCYWX?ref_=ast_author_dp Ao fim de muitos anos de pesquisa, da qual fui dando sinais aqui, fragmentários sem dúvida, publiquei finalmente a biografia de José da Silva Maia Ferreira. Como se sabe, t rata-se do primeiro poeta angolano a publicar um livro em Angola, entre o fim de 1849 e o começo de 1850. O título é bem conhecido: Espontaneidades da minha alma: às senhoras africanas .  O que publiquei foi uma extensa biografia centrada na pessoa do poeta e nas pessoas que o antecederam, que o acompanharam, com quem se relacionou. Pelas relações pessoais e sociais estudadas acabei fazendo igualmente um esboço do que foram várias das comunidades atlânticas onde se falava também o português: a angolense (Luanda e Benguela, principalmente), a brasileira (Rio de Janeiro e Recife sobretudo), a portuguesa (Lisboa e Porto), a ...

Bocage em Angola - no século XIX

Por uma santa queres tu passar, E mal sabes que no mundo exaltar Honra e virtude, é uma peta e engano, Como em bom verso disse o divo Elmano (Cordeiro da Matta, «A uma Lucrécia», Luanda, 1887)

Assis Júnior e o segredo da morta - relações intertextuais e biográficas

Um dos patronos da literatura angolana e defensor acérrimo dos interesses legítimos dos filhos da terra, António de Assis Júnior foi, nesse contexto, hábil advogado. Ele veio na sequência de outros que se destacaram durante o século XIX. Mas é particularmente sugestiva a sua comparação com outro notável fundador da ficção angolana, Pedro Félix Machado. O advogado e poeta de Sorrisos e desalentos publicou uma obra baseada na defesa que fez do comerciante Eduardo Braga (Minuta do Agravo do Despacho de Pronúncia de Eduardo Braga). Braga fora acusado - segundo parece, injustamente - de estar ligado à famosa revolta do ossoma Ndunduma (Bié, 1890), contra as autoridades coloniais. Assis Júnior também nos legou uma obra resultante, em grande parte, da sua atividade como advogado. Envolvido na defesa jurídica dos filhos da terra expoliados, acabou sendo preso e sofrendo, ele próprio, em 1917, as arbitrariedades que denunciava. Deixou-nos um relato de todo o processo, o qual se tornou mais um...