Avançar para o conteúdo principal

Steiner, Orwell, 1984 e novos autores


A publicação de Tigres no espelho e outros textos, reunindo “em livro o trabalho do crítico” para o The New Yorker (entre 1967 e 1997), constitui uma oportunidade ímpar para avaliarmos as constantes e a evolução dos exercícios de leitura de Steiner. Uma oportunidade ímpar alargada, sem dúvida, pela facilidade em lermos o livro na edição digital, acessível a milhares de leitores em todo o mundo na tradução para português (Steiner, 2012).

O que desde sempre se destaca, tal como em todas as suas obras, é sem dúvida a grande erudição. O chavão não diz nada já, se não o esclarecemos. É que Steiner pesquisa mesmo tudo o que seja necessário à mais completa compreensão das questões e dos significados (ou, também, das estruturas) que a obra suscita. Por vezes as referências e comentários excedem o necessário, é certo, mas ainda assim as suas extensas recensões constituem bom exemplo de como não devemos escrever sobre obras literárias sem procurarmos, escavarmos em torno delas e do que suscitam, para compreendermos a sua formação e por que implicam tantas insinuações - por assim dizer insinuações.

Neste sentido, o processo criativo não deixa de estar subjacente às mais variadas críticas de Steiner para o The New Yorker ao longo de todos esses anos - processo que sempre o preocupou, gerando títulos como Gramáticas da criação. Ele busca percebê-lo em dois níveis: o da conceção da obra e o da psicologia do autor – não no sentido corriqueiro da fofoca de artistas, mas no sentido mais nobre dos dramas e ambições em que se movem as respetivas personalidades e de como elas estão misturadas com a conceção das obras.

Sem dúvida, muitos outros aspetos há para realçar neste coletânea. Nunca se lêem os seus artigos sem se aprender alguma coisa e sem se perder de vista uma avaliação estética – trata-se, afinal de arte literária. Veja-se, por exemplo, a recensão a 1984,de Orwell.

O que me trouxe aqui prende-se com essa recensão. Um dos aspetos que Steiner realça é o da relação entre linguagem, política e poesia – poesia na conceção que me parece verdadeira, que é a da composição com sentido artístico, do qual não dissocio uma respiração própria, de onde podemos derivar a importância do corpo e a do espírito, mas também não dissocio as pautas onde a inscrevemos.

Orwell – e não foi só ele – considerou “o simples ato de escrever como uma das últimas possibilidades de resistência humana”. Esse, de resto, seria um dos sentidos englobantes de todo o livro. Essa escrita libertária é personalíssima e realiza-se em solidão (não quer dizer que não tenha sentido social, mas que o retiro solitário é o porto seguro da imaginação livre – de resto, não há outra).

Como diz Steiner: “o tema das relações entre linguagem e política, entre a condição da fala e da escrita humana, de um lado, e a do corpo político, de outro, tinha atingido o próprio cerne das preocupações de Orwell.” O crítico cita, a propósito, o ensaio «Politics and the english language», publicado em 1946. Daí retira que para Orwell a política é “um amontoado de mentiras, evasivas, loucura, ódio e esquizofrenia”. Esse amontoado – nos nossos tempos cada vez mais vácuo ou vazio e enfatuado – invadirá e poderá extinguir “a vitalidade consciente e responsável de todo o discurso humano.” É um lixo, um amontado de lixo plástico atordoando os peixes e a vida marinha. Por isso causa “a erosão do estilo”, com as “mentiras bem maquiadas dos meios de comunicação de massa.”

Assistimos a esse drama em todo o mundo. Na literatura angolana, por exemplo, onde a estetização possível face à linguagem tóxica, folclórica e enfatuada dos políticos, só se torna possível pela carnavalização luxuosa e exuberante de Lopito Feijoo em Doutrina ou de Fridolim Kamolakamwe nos seus textos dispersos em rede. Mas a carnavalização, que pode ser um discurso ainda de resistência, é também uma ausência de resposta e de reposição da linguagem poética ou, simplesmente, verdadeira. Não contrapõe nem acrescenta uma direção.

Orwell avança conselhos práticos que podiam recompor a língua inglesa (no caso dele, sendo o ensaio dedicado a essa língua). São comuns, conhecidos e reconhecidos, em parte coincidentes com a prática de muitos escritores norte-americanos e ingleses do século XX e com as Seis propostas para o próximo milénio de Italo Calvino. Por exemplo: não use uma palavra comprida onde bastar uma curta (supõe-se que o mesmo para as frases, que não devem ser retorcidas, nem prolixas, nem repetitivas, mas cingir-se ao ‘osso’, dar o seu recado com precisão, beleza e sem pretensiosismos). Outro exemplo citado por Steiner: usar a voz ativa em vez da passiva. Um terceiro, que adapto ao contexto angolano: evitar a gíria, o calão, o jargão, ou qualquer outra forma de linguagem forçada, artificial. Em vez disso, recorra-se à linguagem corrente rentabilizando a sua capacidade de expressão e lucrando com a sua potência comunicativa.

Steiner cita o final do ensaio de Orwell e uma parte nos interessa mais:

A linguagem política […] é concebida para que as mentiras soem verdadeiras e o assassinato respeitável, e para dar uma aparência de solidez ao vento.

É mesmo isso o que se passa com muita da nossa poesia a partir dos anos 80, ou seja, a partir do momento em que trocámos a ditadura colonial por outra que, sendo embora de inicial (e aparente) inspiração russa ou soviética, era vista como nossa, porque protagonizada por alguns de nós.

Muita da nossa literatura de hoje é feita “para dar uma aparência de solidez ao vento”, embeleza a crueldade do nosso dia-a-dia sem denunciar nem despertar, ou nos apontar, ou aprontar, um caminho. Por essa via – da imitação do discurso meramente formal e balofo dos políticos – ou por outra: a da imitação do tom pretensamente neutro e respeitável de alguns desses discursos e dos comunicados e falas dos ‘quadros’ procurando insinuar um ‘rigor técnico’. A nossa curiosidade literária é, muitas vezes, uma vítima da linguagem pretensiosa e do charlatanismo linguístico onde o espalhafato exprime a esquizofrenia e a metáfora esconde a evasiva – quando não o ódio.

Felizmente há bons autores, quer mais velhos, quer mais novos. O resto, mero ruído, é um pano de fundo que visa apenas atirar areia para os nossos olhos. É por isso que, na maioria das vezes, ao se falar na má qualidade dos novos autores – um velho tópico para uma realidade compreensível – eu prefiro realçar a qualidade artística de alguns deles. O que não quer dizer que não repare na falsificação, nessa mesma falsificação que autores mais velhos iniciaram. 


Referência: Steiner, G. (2012). Tigres no espelho e outros textos. Rio de Janeiro: Biblioteca Azul [Globo].

Comentários

Mensagens populares deste blogue

José da Silva Maia Ferreira - uma biografia atlântica - resumo e notícia

  https://www.amazon.com/Jos%C3%A9-Silva-Maia-Ferreira-Portuguese-ebook/dp/B0CLGDRQ4N https://www.amazon.com/Jos%C3%A9-Silva-Maia-Ferreira-Portuguese-ebook/dp/B0CLGSCYWX?ref_=ast_author_dp Ao fim de muitos anos de pesquisa, da qual fui dando sinais aqui, fragmentários sem dúvida, publiquei finalmente a biografia de José da Silva Maia Ferreira. Como se sabe, t rata-se do primeiro poeta angolano a publicar um livro em Angola, entre o fim de 1849 e o começo de 1850. O título é bem conhecido: Espontaneidades da minha alma: às senhoras africanas .  O que publiquei foi uma extensa biografia centrada na pessoa do poeta e nas pessoas que o antecederam, que o acompanharam, com quem se relacionou. Pelas relações pessoais e sociais estudadas acabei fazendo igualmente um esboço do que foram várias das comunidades atlânticas onde se falava também o português: a angolense (Luanda e Benguela, principalmente), a brasileira (Rio de Janeiro e Recife sobretudo), a portuguesa (Lisboa e Porto), a ...

Bocage em Angola - no século XIX

Por uma santa queres tu passar, E mal sabes que no mundo exaltar Honra e virtude, é uma peta e engano, Como em bom verso disse o divo Elmano (Cordeiro da Matta, «A uma Lucrécia», Luanda, 1887)

Assis Júnior e o segredo da morta - relações intertextuais e biográficas

Um dos patronos da literatura angolana e defensor acérrimo dos interesses legítimos dos filhos da terra, António de Assis Júnior foi, nesse contexto, hábil advogado. Ele veio na sequência de outros que se destacaram durante o século XIX. Mas é particularmente sugestiva a sua comparação com outro notável fundador da ficção angolana, Pedro Félix Machado. O advogado e poeta de Sorrisos e desalentos publicou uma obra baseada na defesa que fez do comerciante Eduardo Braga (Minuta do Agravo do Despacho de Pronúncia de Eduardo Braga). Braga fora acusado - segundo parece, injustamente - de estar ligado à famosa revolta do ossoma Ndunduma (Bié, 1890), contra as autoridades coloniais. Assis Júnior também nos legou uma obra resultante, em grande parte, da sua atividade como advogado. Envolvido na defesa jurídica dos filhos da terra expoliados, acabou sendo preso e sofrendo, ele próprio, em 1917, as arbitrariedades que denunciava. Deixou-nos um relato de todo o processo, o qual se tornou mais um...