Avançar para o conteúdo principal

Amélia Dalomba - apresentação


Amélia Dalomba tornou-se uma referência da poesia angolana que se começou a editar nos anos 90 do século passado. Pertence a uma geração que se iniciou ao mundo nos primórdios da independência, da revolução do partido único e, portanto, uma geração da distopia do homem novo. De facto, para estas biografias, a realidade não sofreu nenhum desvio que, uma vez corrigido, nos devolveria o esplendor da felicidade social. Não. A revolução era o próprio desvio. O conhecimento dessa realidade começou, precisamente, com o desvirginar das ilusões ideológicas, com a desmontagem da retórica salvífica do Partido-Estado pela realidade quotidiana. A leitura que há para seguir adiante é a dessa desmontagem, esse é o mundo que temos para palmilhar em busca seja do quê.

Cada membro desse grupo heterodoxo e multipolar não se ficou por aí. Crescendo com o falhanço da revolução e das melhores expetativas que a alimentaram, cada um foi se virando para uns e outros lados, reabrindo picadas e caminhos, trilhando-os ainda mesmo que a saudade, ou a simples memória mordessem com seu veneno “a ânsia / de tocar um poema novo” (p. 193).

A personalização da poesia lírica de cada um desses jovens aprofundou mais uma tendência que vinha dos anos 80 e libertou-os gradualmente dos comandos, das orientações, dos controles. A revolta, quando surgia, vinha em ferida viva e sem propósito partidário dirigindo-a, trazia o carimbo das manifestações espontâneas da carne pra canhão. A determinação prévia de uma escolha estética foi substituída, decisivamente, pela constante pesquisa e depuração de critérios, temas e motivos de composição – e, entre eles, surgia o da revolta, não uma revolta dirigida a qualquer ponto abstrato na linha do tempo, mas simples revolta pelo estado de coisas, pelos becos sem saída onde cada um estava metido. Não havia utopias nem esperanças. Cada um virava-se como podia.

Para os que tomaram consciência própria de uma absoluta liberdade interior, pessoal, única, os sinais e os caminhos que os ligavam abriam-se numa total imprevisibilidade. O que não significa alienação, nem ausência de continuidades, apenas que não dava mais para determinar nem prever o que virá e essa é, de facto, uma condição da liberdade e da criatividade.

Posto isto, vamos encontrar nos poemas de Amélia Dalomba uma autenticidade estabelecida pela vivência quotidiana da intersecção entre o coletivo e o individual, interligados pelos nós humanos e universais que asseguram, simultaneamente, a comunicação poética e a solidariedade espontânea. Autenticidade que se torna poética pela constante e palpável tentativa de fundir num todo os ritmos, a prosódia, os conteúdos, a exclamação, a invetiva, a sonoridade, a sugestão de afetos ou sentimentos e a denúncia (quantas vezes irónica) de uma situação social no mínimo degradante.

Um dos pontos mais fortes nessa ligação prende-se com as fontes silenciosas do sentimento religioso, da re-ligação pelo espírito e, portanto, pela respiração e, portanto, pelo ritmo dos versos, afinado através de uma articulação concertante com a capacidade de sugerir um ambiente ao mesmo tempo íntimo, social e cósmico. Outro dos pontos fortes é o da incorporação da vida envolvente, sobretudo com o ponto de vista das pessoas pobres, limitadas na sua humanidade toda a espécie de carências e desqualificações. As limitações e desqualificações partilhadas, a poesia supera-as depois com a sua visão holística, de conjunto neste caso relampejante, devolvendo ao povo uma voz revigorada ainda quando magoada, que supera o seu limite e o acompanha na manifestação do seu quê.
Essa é a voz que vamos ouvir lendo a excelente antologia posta agora a circular. Está de parabéns, além da Amélia Dalomba, a editora e o Instituto Camões, que albergou mais um lançamento significativo no percurso da literatura angolana atual.

(apresentação do livro Amélia Dalomba - antologia em Luanda, Fev.º de 2018)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

José da Silva Maia Ferreira - uma biografia atlântica - resumo e notícia

  https://www.amazon.com/Jos%C3%A9-Silva-Maia-Ferreira-Portuguese-ebook/dp/B0CLGDRQ4N https://www.amazon.com/Jos%C3%A9-Silva-Maia-Ferreira-Portuguese-ebook/dp/B0CLGSCYWX?ref_=ast_author_dp Ao fim de muitos anos de pesquisa, da qual fui dando sinais aqui, fragmentários sem dúvida, publiquei finalmente a biografia de José da Silva Maia Ferreira. Como se sabe, t rata-se do primeiro poeta angolano a publicar um livro em Angola, entre o fim de 1849 e o começo de 1850. O título é bem conhecido: Espontaneidades da minha alma: às senhoras africanas .  O que publiquei foi uma extensa biografia centrada na pessoa do poeta e nas pessoas que o antecederam, que o acompanharam, com quem se relacionou. Pelas relações pessoais e sociais estudadas acabei fazendo igualmente um esboço do que foram várias das comunidades atlânticas onde se falava também o português: a angolense (Luanda e Benguela, principalmente), a brasileira (Rio de Janeiro e Recife sobretudo), a portuguesa (Lisboa e Porto), a ...

Bocage em Angola - no século XIX

Por uma santa queres tu passar, E mal sabes que no mundo exaltar Honra e virtude, é uma peta e engano, Como em bom verso disse o divo Elmano (Cordeiro da Matta, «A uma Lucrécia», Luanda, 1887)

Assis Júnior e o segredo da morta - relações intertextuais e biográficas

Um dos patronos da literatura angolana e defensor acérrimo dos interesses legítimos dos filhos da terra, António de Assis Júnior foi, nesse contexto, hábil advogado. Ele veio na sequência de outros que se destacaram durante o século XIX. Mas é particularmente sugestiva a sua comparação com outro notável fundador da ficção angolana, Pedro Félix Machado. O advogado e poeta de Sorrisos e desalentos publicou uma obra baseada na defesa que fez do comerciante Eduardo Braga (Minuta do Agravo do Despacho de Pronúncia de Eduardo Braga). Braga fora acusado - segundo parece, injustamente - de estar ligado à famosa revolta do ossoma Ndunduma (Bié, 1890), contra as autoridades coloniais. Assis Júnior também nos legou uma obra resultante, em grande parte, da sua atividade como advogado. Envolvido na defesa jurídica dos filhos da terra expoliados, acabou sendo preso e sofrendo, ele próprio, em 1917, as arbitrariedades que denunciava. Deixou-nos um relato de todo o processo, o qual se tornou mais um...