Avançar para o conteúdo principal

José Luís Tavares: polindo a pedra


POLINDO A PEDRA NO PAÍS DOS HOMENS PACIENTES


A erupção de José Luís Tavares na vulcânica e marítima paisagem da literatura cabo-verdiana vem se afirmando como uma das mais extraordinárias revelações da sua já longa história.

Nascido em 1967 e começando a publicar com a primeira geração pós-independência, podemos dizer que ele resume, assume, transforma, transtorna e reestrutura a herança cultural e poética da qual sai um perfil propriamente cabo-verdiano e intrinsecamente universal.

Ainda que o poeta não se repita de verso para verso, Coração de lava é também uma sinédoque de toda a lírica do autor, acrescentada pela convivência intensa e desdobrada com as excelentes fotografias de Duarte Belo. Intensa e desdobrada, mas não direta. Esta convivência carateriza-se por uma total independência entre a imagem visual e a imagem verbal. Melhor dito: ambas vão beber à mesma fonte, a da sintaxe das imagens, anterior ao pensamento, à palavra e à máquina fotográfica. Essa fonte de onde mana, com emoção, toda a poesia, incluindo aquela que nos é trazida pelo olhar cósmico do fotógrafo.

Quando entra na linguagem verbal, a de José Luís Tavares concretamente, o imaginário original se desempenha das dívidas da memória e do raciocínio desenvolvendo sequências rigorosas, densas e inquietantes, de cuja gestação o próprio poeta fala, quando nos diz que atravessa

o estilo demoradamente
com
o sussurro fiel da névoa nas escarpas

nada mais denso e difícil de perfilar que a névoa; nada mais claramente definido que as escarpas em contraste com a névoa.

Se a linguagem tem esta configuração, rigorosa e densa, o discurso propriamente dito percorre desde o chão cabo-verdiano até às profundidades do mar e às alturas mais subidas para nos deixar, ao fim de cada poema, uma sugestão totalizante, cósmica e cosmogónica, associada a um sentido universal e profundo do humano. Com o que se casa perfeitamente ao âmbito cósmico, mítico (e humano por ausência) das fotografias de Duarte Belo. O fecho dos versos desempenha, na sugestão holística do poema, um papel fundamental, verdadeiras chaves de ouro dele saindo para abrir caminho sobre ondas e desertos.

Usando ritmos de grande fôlego e uma constante metaforização, a textualização das imagens é constituída ainda por uma intensa intertextualização, com sinapses apontando:

- A uma tradição universal, ao mesmo tempo filosófica e poética.
- A uma diacronia cabo-verdiana, que recupera a reminiscência das Hespérides e o que de melhor houve até se levantar a voz altíssona e profunda dos Exemplos de João Vário e a própria geração dos seus companheiros dos anos 80 e 90.

Essa intertextualização é, sem dúvida, um traço forte na poesia de João Vário e da geração de José Luís Tavares, toda ela uma geração de releitura e reanimação do discurso poético pelo transcurso peregrino dos coletores de analogias.

Em José Luís Tavares a intertextualização é, porém, mais fortemente reflexiva (como em João Vário), de pendor filosófico e de uma dimensão a tal ponto humana que a grandiosidade da nossa espécie é devolvida à sua condição mítica, a mais verdadeira de todas porque a mais poética.

Chega-nos então o poeta na curva de mais um dia
E hoje falaremos desse humano património
Que outrora acolhemos com indulgência.
Hoje, porém, abriremos a noite
Com seus olhos límpidos de espanto estrangeiro e              peregrino
Humano aceno da vida viandante, homem-país
Da pátria profunda que o poema edifica para ti
Vertigem realmente sentida nas alturas
Ascendidas pelo cordão do verbo
Atravessando a fresta do céu nú
Quando à tarde tudo morre a Ocidente.

Luanda, 26-6-2015

(texto lido quando da apresentação de Coração de lava em Luanda, UEA, 26-6-2015)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

José da Silva Maia Ferreira - uma biografia atlântica - resumo e notícia

  https://www.amazon.com/Jos%C3%A9-Silva-Maia-Ferreira-Portuguese-ebook/dp/B0CLGDRQ4N https://www.amazon.com/Jos%C3%A9-Silva-Maia-Ferreira-Portuguese-ebook/dp/B0CLGSCYWX?ref_=ast_author_dp Ao fim de muitos anos de pesquisa, da qual fui dando sinais aqui, fragmentários sem dúvida, publiquei finalmente a biografia de José da Silva Maia Ferreira. Como se sabe, t rata-se do primeiro poeta angolano a publicar um livro em Angola, entre o fim de 1849 e o começo de 1850. O título é bem conhecido: Espontaneidades da minha alma: às senhoras africanas .  O que publiquei foi uma extensa biografia centrada na pessoa do poeta e nas pessoas que o antecederam, que o acompanharam, com quem se relacionou. Pelas relações pessoais e sociais estudadas acabei fazendo igualmente um esboço do que foram várias das comunidades atlânticas onde se falava também o português: a angolense (Luanda e Benguela, principalmente), a brasileira (Rio de Janeiro e Recife sobretudo), a portuguesa (Lisboa e Porto), a ...

Bocage em Angola - no século XIX

Por uma santa queres tu passar, E mal sabes que no mundo exaltar Honra e virtude, é uma peta e engano, Como em bom verso disse o divo Elmano (Cordeiro da Matta, «A uma Lucrécia», Luanda, 1887)

Plínio Palhano

Plínio Palhano é um desses extraordinários criadores pernambucanos cuja obra fica mal conhecida fora de um círculo ou circuito estrito. Desde poetas como Carlos Pena Filho, ou Alberto Cunha Melo, ou Ângelo Monteiro e Lucila Nogueira, até este artista plástico a arte e a literatura de Pernambuco, particularmente de Olinda-Recife, continua a constituir uma experiência instigante para estudiosos e apreciadores. Talvez recursos como a Internet estejam subaproveitados por alguns destes criadores artísticos. Atualmente foi colocada em rede uma mostra significativa, que vale mesmo a pena visitar, de quadros de Plínio Palhano. Para ela remeto os visitantes do blogue. É só clicar em Plínio Palhano