Avançar para o conteúdo principal

Ruy Duarte de Carvalho


Morreu – não sabemos ainda como – o escritor e antropólogo angolano Ruy Duarte de Carvalho, um dos nossos muitos escritores com formação inicial no estudo da fauna e da flora (assim de repente há nomes que me assaltam a memória: Ernesto Lara Filho, Inácio Rebelo de Andrade, João Maimona. Mas há mais).

De feitio difícil, deixou no entanto uma obra marcante em várias disciplinas artísticas e ensaísticas: na lírica, onde contribuiu para a renovação decisiva da poesia angolana nos anos 70; na narrativa, misturada à reflexão antropológica desde Como se o mundo não tivesse Leste; no hibridismo genológico, acentuado pela aproximação entre ensaio, reportagem e narrativa artística – hibridismo acentuado com o passar dos anos e já misturado à cinematografia em Sinais misteriosos… já se vê…; no próprio cinema, em que a reflexão antropológica e identitária é também dominante; na investigação em ciências sociais, com destaque para Ana a Manda – sua tese de doutoramento em Paris, na EHESS – mas também com as variações poéticas incontornáveis de Ondula, savana branca, um dos seus livros mais simples e mais belos.

Não penso que a escrita artística de Ruy Duarte de Carvalho seja tão rigorosa e depurada quanto alguns dizem. Pelo contrário me parece que se torna desnecessariamente prolífica e até circunstancial – por exemplo quando usa as páginas de um romance para ajustar contas com pessoas com quem teve desavenças. Despropositado e desagradável. Desagradou-me também, desde sempre, na lírica de Ruy Duarte a mesma tendência para a proliferação – por vezes radicalmente combatida, reduzindo o poema a um só verso, isolando versos graficamente para concentrar neles a leitura, mas raramente versos com suficiente energia poética. Falo do que sinto, claro. Acho que essa tendência para a proliferação e a mistura com o meramente circunstancial perturbou várias vezes a sua obra, principalmente a obra lírica. Mas isso não põe em causa os contributos decisivos que nos trouxe.

O que me parece importante nele é a inquietação do artista e do homem, nunca sonegada; a simultânea procura de coerência entre o pensado e o vivido; o domínio seguro de novos critérios de composição poética e da sua adequação ao quadro cultural angolano; a fina observação antropológica tentando trespassar os velhos e reconhecidos limites do 'eu' e do 'ele'; a consistente visão fílmica mais do que narrativa, visão que se pode flagrar nos poemas, nos romances, nos contos; finalmente e principalmente o hibridismo multidisciplinar.

Enquanto pessoa pública, cidadão, fica-me a imagem da verticalidade e lucidez com que frequentemente desmontava, nos últimos anos, os ardis e sofismas que inundam e entopem o que devia ser o curso natural e convivial da cultura e da política em Angola. 

Que seja lembrado.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

José da Silva Maia Ferreira - uma biografia atlântica - resumo e notícia

  https://www.amazon.com/Jos%C3%A9-Silva-Maia-Ferreira-Portuguese-ebook/dp/B0CLGDRQ4N https://www.amazon.com/Jos%C3%A9-Silva-Maia-Ferreira-Portuguese-ebook/dp/B0CLGSCYWX?ref_=ast_author_dp Ao fim de muitos anos de pesquisa, da qual fui dando sinais aqui, fragmentários sem dúvida, publiquei finalmente a biografia de José da Silva Maia Ferreira. Como se sabe, t rata-se do primeiro poeta angolano a publicar um livro em Angola, entre o fim de 1849 e o começo de 1850. O título é bem conhecido: Espontaneidades da minha alma: às senhoras africanas .  O que publiquei foi uma extensa biografia centrada na pessoa do poeta e nas pessoas que o antecederam, que o acompanharam, com quem se relacionou. Pelas relações pessoais e sociais estudadas acabei fazendo igualmente um esboço do que foram várias das comunidades atlânticas onde se falava também o português: a angolense (Luanda e Benguela, principalmente), a brasileira (Rio de Janeiro e Recife sobretudo), a portuguesa (Lisboa e Porto), a ...

Bocage em Angola - no século XIX

Por uma santa queres tu passar, E mal sabes que no mundo exaltar Honra e virtude, é uma peta e engano, Como em bom verso disse o divo Elmano (Cordeiro da Matta, «A uma Lucrécia», Luanda, 1887)

Assis Júnior e o segredo da morta - relações intertextuais e biográficas

Um dos patronos da literatura angolana e defensor acérrimo dos interesses legítimos dos filhos da terra, António de Assis Júnior foi, nesse contexto, hábil advogado. Ele veio na sequência de outros que se destacaram durante o século XIX. Mas é particularmente sugestiva a sua comparação com outro notável fundador da ficção angolana, Pedro Félix Machado. O advogado e poeta de Sorrisos e desalentos publicou uma obra baseada na defesa que fez do comerciante Eduardo Braga (Minuta do Agravo do Despacho de Pronúncia de Eduardo Braga). Braga fora acusado - segundo parece, injustamente - de estar ligado à famosa revolta do ossoma Ndunduma (Bié, 1890), contra as autoridades coloniais. Assis Júnior também nos legou uma obra resultante, em grande parte, da sua atividade como advogado. Envolvido na defesa jurídica dos filhos da terra expoliados, acabou sendo preso e sofrendo, ele próprio, em 1917, as arbitrariedades que denunciava. Deixou-nos um relato de todo o processo, o qual se tornou mais um...